Adestramento Para Cães - Quando o cachorro fica sozinho em casa.


Cachorro sozinho no apartamento

Um problema muito complicado hoje em dia é saber como deixar cachorro sozinho no apartamento, sem que isso vire um drama.

Cachorro sozinho o dia todo em casa ou no apartamento se tornou algo bastante comum, até por causa da vida mais corrida que temos hoje em dia.


No entanto, nem todos os cães aceitam essa situação. Nesse caso, eles podem começar a chorar, uivar e a latir em excesso, atraindo complicações para o dono.

Às vezes essa condição é conhecida como a Síndrome da Ansiedade da Separação.

Por isso é importante começar, desde cedo, a ensinar o cachorro a ficar sozinho durante um certo período, para que ele não surte quando isso acontecer realmente.

Lógico, ninguém vai deixar cachorro sozinho final de semana inteiro. E, se fizer isso, vai ter que tomar diversas atitudes práticas, como o local onde ele vai fazer as necessidades, e acesso a água e comida frescas.


Cachorro sozinho no apartamento - como ensinar?

Veja estas 5 dicas para ajudar seu mascote a ficar sozinho em casa sem surtar:


1) Nunca deixe um estoque grande de ração para seu cachorro. Habitue-o a se alimentar de forma equilibrada. 

Lembre-se, se você deixa o cachorro sozinho por muito tempo dentro de um apartamento, o melhor é ele não ingerir muitas calorias durante o dia, de forma acumulada, em apenas uma vez. 


Isso poderia causar-lhe alguns transtornos, como deixar de absorver todos os nutrientes da dieta. Cães que se alimentam dessa forma podem começar a ingerir as próprias fezes.


Além disso, ele pode acabar sofrendo de obesidade.

Dê a ele pequenas porções distribuídas em no mínimo três refeições.

Cachorro sozinho muito tempo

É claro, se você vai se ausentar de casa durante muito tempo, isso pode ser um complicador. 

Portanto, calcule o máximo que ele pode ingerir por dia e fracione 3 porções.

Antes de sair, deixe para ele o equivalente a duas  (no caso de você passar a manhã e a maior parte da tarde fora). 

Esse é o limite durante sua ausência. O restante ele só receberá à noite.

Além disso, você pode adquirir um alimentador automatico para caes

Trata-se de um dispositivo que libera uma determinada quantidade de ração em horários pré-determinados, evitando que ele ingira grandes porções de uma só vez. Dê uma olhada nas lojas.

2) Ao se despedir do seu cachorro, procure manter uma tonalidade de voz neutra. Muitos donos de cães se sentem culpados por deixarem seu bichinho sozinho durante um dia inteiro e se despedem com culpa na voz. 


O que acontece aqui é o seguinte: cães conseguem reconhecer vários timbres de voz de seus donos. 
E percebem que algo está errado pela forma como estes se dirigem a eles. 

O cachorro consegue adivinhar exatamente quando vai ser "abandonado". E isso é assustador pra ele e gera ansiedade. 

Portanto, quando pensamos em como fazer o cachorro parar de latir quando esta sozinho, a dica é bem simples: converse naturalmente com seu cachorro, não se "despeça" em demasia; não aparente culpa. Saia e não olhe para trás. 

Aos poucos ele compreenderá que você irá voltar.

3) Deixe brinquedos inteligentes para cachorro para ele se divertir na sua ausência. Existem vários tipos de jogos de animais e brinquedos para várias ocasiões. 


Dica 01 - Crie em casa brinquedos interativos para cães. Pegue uma garrafa pet e faça furinhos pequenos. Coloque alguns grãos de ração e feche bem. 

Dê a ele quando você for se ausentar. Ele vai passar muito tempo mordendo a garrafa e tentando tirar os grãos da ração de dentro. Nem vai ver o tempo passar.

Dica 02 - Faça um furo em uma bolinha de tênis e passe uma corda forte por dentro dela; amarre a corda em um ponto fixo e deixe seu cachorro puxar a bolinha até cansar.

Dica 03 - Escolha alguns brinquedos que sejam seus preferidos e deixe a sua disposição apenas durante esses períodos, guardando-os quando você estiver em casa. Dessa forma, esses brinquedos se tornarão especiais; ele só terá acesso a eles quando estiver sozinho.

4) Deixe uma camisa sua usada, para que ele sinta seu cheiro. Isso vai ajudá-lo bastante. 

Por exemplo, se  seu objetivo é deixar cachorro sozinho em apartamento, a camisa vai confortá-lo durante esse tempo longe de você. O mesmo se ele vai ficar sozinho na casa (pátio).

Meu cachorro late muito quando eu saio

5) Deixe uma TV ou som ligado. Se ele não costuma latir em excesso, busque no youtube sons de latidos de cachorro e deixe tocando para ele. 

No entanto, se o cachorro gosta muito de latir, não é uma boa ideia ouvir mais sons de latido. O cão que normalmente não late em excesso (ou só late quando está sozinho), pode ficar ouvindo sons de latido do youtube sem problemas.

Mas se ele já tem um problema com latidos, use as outras dicas.

Por que o cachorro não gosta de ficar sozinho?

Ficar solitário durante muito tempo acaba gerando um certo estresse no cachorrinho.

Por ser um animal gregário, o cão não suporta bem a solidão. Ele sempre vai buscar a proximidade de outro cachorro ou pessoa.

Ainda, deve se ter em mente que determinadas raças têm uma dificuldade maior em se adaptar à solidão. Se ele for pequeno ou ainda muito novo, a situação pode ser ainda mais grave.


Cachorro ideal para ficar sozinho

O cachorro ideal para ficar sozinho é qualquer um que tenha sido adestrado devidamente e ache normal ficar algumas horas sem a companhia do dono.

Mesmo assim, realmente existem raças que melhor se adaptam à solidão. Se o seu objetivo é deixar o cachorro sozinho no apartamento, raça é um item importante nessa equação.

Entre as raças mais adaptáveis à solidão, podemos listar estas 4:



Essas raças de cachorros conseguem aprender mais facilmente a ficar sozinhas enquanto o dono se ausenta. São mais pacíficas e dificilmente entram em surto.

No entanto, muito disso está relacionado ao adestramento e ao fato do cachorro ser educado, desde pequeno, a suportar algumas horas de solidão.

O que acontece quando o cachorro fica sozinho?

O cachorro que fica muito solitário durante uma grande parte do dia, tem a tendência de roer móveis, arranhar tapetes, destruir cortinas. 

Pode ser que também acabe se auto-mutilando, o que sempre é uma condição perigosa para sua saúde.

Ele não consegue compreender bem, nem assimilar corretamente, o que está acontecendo. 

Para ele, toda essa situação pode se assemelhar a um abandono, e até aprender que esse abandono é temporário, ele sofre  muito e pode desenvolver hábitos ruins.

Portanto, é necessário ensinar ao cão que o abandono é apenas temporário. É importante que ele saiba disso.

Às vezes ele tem que ficar sozinho

A vida atual transformou nossos mascotes em cachorros para apartamento, isto é, eles não têm mais um jardim grande para se divertir, como antigamente.

Por causa do ritmo da nossa vida, muitas vezes é necessário deixar o cachorro sozinho em casa durante grande parte do dia, para ir trabalhar. Por isso é necessário torná-los mais independentes.

Com isso, queremos dizer que é preciso aprender técnicas práticas e rápidas para fazer o cachorro aceitar o fato de que, de vez em quando, terá que ficar sozinho.

Quando seu cachorrinho consegue ficar uma boa parcela do tempo sozinho sem chorar, latir, uivar ou destruir a casa, ele aprendeu a ser independente.

Da próxima vez que você tiver que se ausentar, ele não vai ficar preocupado, não vai surtar.

Afinal, nesse mundo corrido, cheio de preocupações e com falta de tempo para tudo, nem sempre é possível ficar com seu bichinho o dia inteiro.


Adestrar para o cão ficar sozinho

Se você ainda não sabe como ensinar o cachorro a se comportar direito durante sua ausência, deve começar a pensar nisso.

Os latidos, ganidos, choro e uivos do seu cachorrinho podem causar revolta entre vizinhos, o que eventualmente pode se transformar em vingança contra seu mascote.

A boa notícia é que nem sempre é necessário adestrar o cachorro por causa dos latidos, choro e uivos. Às vezes é possível resolver a situação através de alguns truques e macetes.


Como ensinar o cachorro a dormir sozinho

Além de ficar em casa sozinho durante uma parcela do dia, muitos cães têm que dormir sozinhos durante a noite inteira.

É normal o cachorro ter que dormir na sua caminha ou na casinha. Isso não é ruim nem maldade. O cão tem que ter um local correto para dormir e ficar à noite.

Se ele chora ou começa a ganir em busca de atenção, veja estes 4 Truques para fazê-lo parar de chorar sem adestramento.

Ficar sozinho em casa não é o fim do mundo

Enfim, não é o fim do mundo. Você deve compreender que tem responsabilidades, e tudo deve ser feito pelo bem comum. O importante é a relação saudável, sem culpa e sem angústias.

Além disso, é sempre útil aprender um pouco mais sobre como cuidar e educar seu cachorrinho.

Ensinar o cão a ficar sozinho em casa sem destruir os móveis, sem latir durante oito horas ininterruptas, é uma obrigação do dono.

A vizinhança não tem culpa de você ter que sair para trabalhar ou estudar. Seu cachorro tem que aprender a ficar comportado enquanto você está fora.

Até Breve!



OUTROS ARTIGOS