Adestramento de Cães - Como fazer o cachorro parar de latir

Latidos excessivos - o que fazer?



O que fazer com o cachorro que não para de latir?


Meu cachorro late muito, é o que costumamos ouvir o tempo todo. No entanto, descobrir como fazer o cão latir menos é uma questão bastante fácil, e vai depender simplesmente se adestramos devidamente nosso mascote ou não.


Quais as consequências do latido? Quando o cachorro não para de latir, você até pode receber uma reclamação pelo latido de cachorro no condomínio.

Outra coisa comum é o cachorro latindo, vizinho reclamando, e a paz e o sossego indo embora. 



É muito importante evitar esse problema, para que seu animal de estimação não corra riscos (bem como sua família, às vezes).

Quadro de latidos X raça do cachorro


Dê uma olhada neste quadro de latidos por raça e veja em que situação se encontra seu cachorrinho com relação aos latidos.


Como fazer o cachorro parar de latir a toa

Vamos explicar 5 motivos por que o cachorro late e mostrar mais 5 dicas pra resolver esse problema.

Isso vai ajudar você a compreender melhor o barulho do cachorro, principalmente se o seu mascote é um cachorro barulhento em excesso.

Este é apenas um artigo entre vários que publicamos sobre latido de cachorro. Ao longo do texto, você encontrará mais links para diversos outros artigos.


5 motivos pro cachorro latir em excesso

1) Cachorros que passam muito tempo sozinhos apresentam esse hábito, além aprenderem a uivar, principalmente à noite. 

Porque o cachorro uiva, ele acaba chamando a atenção sobre sua solidão. Esse comportamento, e alguns outros, pode sinalizar uma ansiedade forte, e profunda dependência em relação ao dono. 


2) Animais presos durante o dia inteiro em locais muito movimentados, como em um jardim em frente à rua, ou em uma garagem próximo à calçada, irão aprender a ladrar como consequência do seu confinamento. 

Eles aprendem a latir para estranhos que se aproximam do seu território (no caso daqueles que estão presos no jardim), pois acreditam que as pessoas, e até mesmo outros animais, estejam querendo invadi-lo. 

Também irão acuar em excesso por só ouvirem os ruídos que vêm de fora (no caso daqueles confinados na garagem), sentindo-se ameaçados pelo que não conseguem ver.

O problema, nesse caso específico, é o confinamento. Cães presos não se sentem em segurança, pois estão confinados, sem terem condições de reagir.


Nesse caso, eles acabam ladrando pelo hábito, pois têm a impressão que seus latidos conseguem afastar os transeuntes e outros animais que se aproximam do seu território. Um comportamento assim acaba se tornando auto-recompensador.


3) Cachorros que convivem com famílias muito ruidosas também desenvolvem esses hábitos, pois sua tendência é imitar o que os donos fazem, isto é, falar alto.

4) Outra situação comum é o latido por tédio, que ocorre quando o cachorro não tem uma atividade física recompensadora.

Cães mais ativos vão exigir que você brinque com eles. Eles podem solicitar exercícios físicos de forma insistente através dos latidos.


Você vai perceber, também, que o animal vai preferir fazer mais barulho à noite, já que passou o dia inteiro sem uma atividade. 

Nesse caso, fazer o cachorro parar de latir a noite será uma necessidade óbvia, bem como fazer o cachorro parar de latir de madrugada.

5) Por fim, talvez o cachorro não esteja acuando, mas ganindo por causa de dor, fome ou frio. Nessas situações, qualquer animal faria o mesmo, isto é: reclamaria.


Meu cachorro late muito quando eu saio

Muitos animais surtam quando ficam sozinhos. O cachorro está tão acostumado a ter o dono por perto que, quando este precisa sair para trabalhar, estudar, etc., o mascote se sente abandonado.



Ele pode latir e uivar por todo o tempo em que durar a ausência. 

Além disso, alguns animais se "vingam", sujando a casa, fazendo a necessidade nos lugares preferidos do dono (cama, sofá, poltronas), rasgando estofados e cortinas.

Nós escrevemos um artigo inteiro com dicas para você conseguir deixar cachorro sozinho em apartamento. Além disso, criamos algumas dicas de brinquedos interativos para cães, para que seu mascote consiga aguardar enquanto você estiver fora.


Como fazer o cachorro parar de latir quando esta sozinho

Às vezes somos obrigados a passar muitas horas longe dele, seja na escola, faculdade ou no trabalho.

Nesse caso a regra é torná-lo o mais independente possível. Você faz isso treinando-o a permanecer algum tempo sozinho. 

Use o comando "senta", por exemplo, afastando-se um pouco durante alguns segundos, sem que ele saia da posição.

90% Truques. 10% Treinos. Conheça nosso Programa de Educação Canina.

Logo em seguida, recompense-o e repita o processo, afastando-se mais um pouco e impedindo que ele abandone a posição por um tempo maior. Com o decorrer da atividade, você vai conseguir se ausentar por alguns minutos enquanto ele fica aguardando.

Esse treino consegue fazer o cachorro diminuir a ansiedade pela separação, porque ele percebe que, embora o dono se ausente, ele acaba retornando.


5 dicas para fazer o cachorro parar de latir

Todas as dicas devem ser adaptadas a seu caso e devem respeitar a situação que seu cachorro vivencia na sua casa.

Nem sempre o que é bom para um cachorrinho é bom para outro também. Você deve descobrir o que é melhor e, eventualmente, modificar alguma coisa nessa dinâmica.

1) Dê atenção ao seu pet. Normalmente adquirimos um cachorro pela sua característica de sociabilidade, isto é, pela necessidade de atenção e calor humano.

Um cachorro solitário será um cachorro triste e deprimido. Isso pode causar barulho em excesso.


Se você trabalha o dia todo e não pode fazer companhia a ele, deixe-o durante o dia com alguém e o pegue ao final do expediente. 

Se não for possível isso, deixe a TV ligada, uma blusa com seu cheiro, um brinquedo de pelúcia imitando o cachorro em aparência e tamanho, ou invista em brinquedos inteligentes para cachorro (você pode fazê-los em casa mesmo).

2) Cachorros que latem para chamar a atenção não devem ser recompensados com a atenção do dono.

Mesmo uma bronca dada por você já é uma recompensa. Habitue-se a corrigi-lo através de atitudes "secretas", isto é, sem que ele veja. 


Você faz isso atirando um molho de chaves (ou qualquer objeto que faça barulho) próximo a ele (sem atingi-lo), por exemplo, sempre que ele estiver se comportando mal.

Outra situação: geralmente os cães que latem por atenção costumam latir quando ouvem a campainha. 

Nesse caso, é preciso saber como fazer o cachorro parar de latir quando chega visita. Dê uma olhada neste artigo aqui e veja algumas técnicas bem práticas.

3) Trate a ansiedade do cachorrinho. Diminua os conflitos familiares ou, ao menos, afaste-o quando isso acontecer. Cães absorvem muito da dinâmica familiar e aprendem a reconhecer o estresse entre os membros da sua matilha.

4) Brinque e faça seu cachorro exercitar-se. Cães entediados e preguiçosos representam um grande problema para o dono, e para si próprios.


Cachorros, assim como humanos, devem manter-se ativos, de forma a estarem mais relaxados ao final do dia.


Deixe seu cachorro cansado, correndo com ele e adestrando-o.

Uma dica ótima são os treinamentos de agilidade e educação, que exigem muito esforço do animal, deixando-o mais calmo posteriormente.


Mas alguns treinos simples, como ensinar o cachorro a sentar, a deitar e a dar a patinha, são divertidos o suficiente para diminuir o tédio.

5) Por fim, verifique se ele está doente ou com alguma dor no corpo. Nada vai fazê-lo parar se ele não estiver saudável.



O que fazer para o cachorro latir menos?

Evite rapidamente que o barulho excessivo se torne um hábito. Ao se tornar um hábito, você encontrará dificuldades redobradas em reeducar o cachorro.

Além disso, muitas vezes seu mascote se sente recompensado por latir, já que está "viciado" em agir dessa forma. Evitar que isso aconteça ajuda muito no tratamento.

Preste atenção aos hábitos do animal e verifique se de alguma forma ele está sendo encorajado a latir (mesmo que sem querer). Nunca confunda os latidos, achando que o cachorro sempre late pela mesma coisa. Há diferentes motivos para o animal fazer barulho.

Apito ultrassonico para cachorro parar de latir

O apito ultrassônico tem várias finalidades. Mas o propósito é um só: auxiliar no treino através do barulho do apito de cachorro.


Resultado de imagem para apito ultrassonico para fazer o cachorro parar de latir
Para que ele seja utilizado para diminuir os latidos, você deverá treinar o animal, apitando e dando uma bronca quando ele estiver fazendo barulho.

Por ser um registro de som bastante audível para o cachorro (e inaudível para o ser humano), o cão tem a tendência a se aquietar para ouvir.

Com o tempo, ele irá aprender que não deve latir tanto. Óbvio que você precisa primeiramente verificar a causa do latido. Se o cachorro late por motivos físicos (pouco espaço, ambiente sujo, frio, fome, dor, medo, etc.), não vai adiantar tentar adestrá-lo a não latir.

Resultado de imagem para apito ultrassonico para fazer o cachorro parar de latirOutro equipamento bastante utilizado é o Dazer. Nesse caso, o ruído ultrassônico já é uma bronca, porque é um registro auditivo incômodo para o cachorro. 

Normalmente ele fica quieto logo em seguida ao acionamento. 

O dono deve vincular uma palavra de comando para que o cachorro compreenda que o som do aparelho significa que ele deve ficar quieto.

Quando o animal estiver latindo, basta acionar o acessório e dizer a palavra de comando. Isso deve ser repetido algumas vezes.


Cachorro do vizinho late demais: o que fazer?

Muitas vezes, o latido do cachorro incomoda todo mundo. Se o cachorro que late muito é o do vizinho, você pode se incomodar bastante.

Geralmente o animal começa a fazer barulho quando fica sozinho, por exemplo, ou quando vê (ou ouve) algo do lado de fora. 

O excesso de latido torna, por vezes, a convivência muito difícil, e às vezes causa atritos entre vários moradores de um local.

Nesse caso, é importante encontrar soluções para evitar que o cachorro do vizinho fique latindo excessivamente.

Para fazer o cachorro parar de latir: simpatia funciona?

Infelizmente, simpatias não funcionam no adestramento de cães. O que vai funcionar de forma efetiva é o treino, os macetes e alguns truques simples.

O cachorro não vai parar de latir por causa de simpatia. Mas se você alterar alguns detalhes no ambiente em que ele vive, criar distrações simples e fáceis de fazer em casa, e ensinar um ou dois comandos, certamente conseguirá resolver o problema.


Última dica: concentre-se em corrigir o problema 


Um jeito ótimo de compreender o comportamento do seu mascote (e corrigi-lo) é buscando as informações certas. Você já deve ter percebido que há muito material na internet prometendo fazer seu cachorro aprender um monte de truques. Mas não é isso que a gente quer. 

Ninguém quer que o cachorro vire um artista de circo, nem perder semanas inteiras com um adestramento chato e sem graça. 

Na verdade, simplesmente queremos modificar as atitudes erradas dele, só isso. Queremos com urgência que ele pare de latir, de chorar, de uivar, de destruir a casa, de morder todo mundo o tempo todo. 

O Projeto Adestramento para Cães criou truques urgentes pra resolver só essas atitudes chatas que o cachorro tem, às vezes. Clique aqui e encontre a solução certa pro seu problema.




OUTROS ARTIGOS