Como fazer o cachorro parar de morder (Parte I)


[VÍDEO] Meu cachorro esta mordendo muito (O que fazer quando o cachorro morde o proprio dono)


O cachorro mordendo tudo pode estar sinalizando várias coisas, desde uma simples falta de limites até a falta de respeito. Nesse caso, é preciso saber o que fazer para cachorro parar de morder.


Neste artigo, além do vídeo, vamos passar dicas e truques de como fazer cachorro parar de morder.

O que fazer quando filhote de cachorro morde muito [Cachorro mordendo as pessoas]

O que acontece, na maioria das vezes, é que ele acredita que pode morder porque foi ensinado a fazer isso desde pequeno.  Além do mais, como dissemos no artigo Como fazer o cachorro parar de morder (Parte II), os motivos podem ser estes aqui:
  • O filhote morde por causa dos dentinhos novos;
  • O cão adulto morde porque não aprendeu a brincar de outra coisa quando filhote;
  • O cachorro não deixa que toquem nele (tem medo ou desconfiança, o que sinaliza algum trauma ou incidente ruim no passado);
  • Cães muito agressivos, dominantes, hostis, que acham que o toque e a aproximação significam desafio;
  • O cachorro foi muito incentivado a brincar mordendo quando filhote, e agora não quer brincar de outro jeito;
  • Ele morde as pernas do dono quando percebe que vai ficar sozinho, ou quando percebe que o dono vai se afastar.


Por esse motivo, é muito importante desenvolver atitudes, como fazer filhote de cachorro parar de morder tudo, por exemplo. Nós não queremos um cachorro adulto mordendo as pessoas, igual ao que fazia quando era filhote.

Veja o que temos neste artigo:
  • Vídeo com truques práticos ensinando o que fazer quando o cachorro morde muito;
  • 5 dicas ótimas para ensinar o cachorro a não morder; 
  • 3 dicas de como fazer cachorro parar de morder chinelo;
  • E você ainda vai aprender uma receita de repelente caseiro para cachorro nao roer moveis.

[VÍDEO] O que fazer quando filhote de cachorro morde tudo [Filhote de cachorro mordendo e rosnando]





O que fazer - cachorro morde tudo [Cachorro morde toda hora]

A situação é a seguinte: você tem um cachorro mordendo muito, cachorro filhote mordendo tudo, o tempo todo, e todo mundo acha isso engraçado. Mesmo que às vezes ele machuque alguém (afinal os dentinhos são bem afiados), a tendência é achar fofo.

Mas esse cachorro vai crescer um dia e a mordida vai ficar mais forte. Não vai ter tanta graça assim no cachorro que morde o proprio dono.

Nesse caso, quando cachorro morde dono, o que fazer?


O que fazer pro cachorro nao morder [5 dicas] - Cachorro mordendo, o que fazer?

Pensando nisso, escolhemos algumas dicas para ajudar você que tem um filhote de cachorro mordendo tudo, e também para que as brincadeiras não se transformem em maus-hábitos, quando ele for adulto.

1) Primeiro de tudo: dê brinquedos a ele. Um filhote precisa exercitar sua mordedura.

É através dessas brincadeiras que ele se desenvolve física e psicologicamente. Além disso, os brinquedos divertidos, de pano,  cordas e de madeira, são boas formas de aliviarem o desconforto nas gengivas. 

Leia também: Como fazer o cachorro parar de latir

Leia também: Como fazer o cachorro parar de chorar

A ideia é, também, fazer o mascote assimilar outro tipo de comportamento, como fazer o cachorro parar de morder objetos, como chinelos, cortinas, estofados, etc.

Também é possível oferecer-lhe brinquedos interativos, que o mantém ocupado durante muito tempo. Isso ajuda quando você não sabe mais o que fazer com cachorro que morde muito. Esses brinquedos podem ser fabricados em casa mesmo ou adquiridos em pet shops.


Cachorro morde todo mundo [Cachorro morde dono: o que fazer?]

2) Se você perceber que seu amiguinho tem o hábito de mordê-lo o tempo todo, é hora de procurar uma alternativa para evitar isso, como ensinar o cachorro a não morder o dono, por exemplo, sob nenhuma circunstância, nem mesmo de brincadeira. E você deve agir com firmeza, se o cachorro morder você.

Quando o cachorro morde visitas, a situação é semelhante; ele deve ser ensinado a respeitá-las.

Isso porque ele deve ser desencorajado a agir com hostilidade, mesmo brincando. Então, ensinamos  a ele brincadeiras menos agressivas e mais divertidas, já que ele pode ser um animal com tendências dominantes.

Se ficar confirmado isso (tendências dominantes), é uma ótima ideia saber o que fazer para cachorro nao morder. Podemos começar evitando diversões em que ele morda o dono constantemente, por exemplo.

Em vez disso, brinque com ele oferecendo objetos próprios para morder. Evite bolinhas de borracha, bichinhos de pelúcia e, em geral, a maioria dos brinquedos vendidos em Pet Shops.

Os bichinhos de borracha são feitos com material de baixa qualidade, que se esfarelam na boca do cachorro, produzindo resíduos de gosto desagradável para ele. Além disso, o cheiro da borracha deixa o brinquedo pouco atraente. São poucos os animais que realmente gostam deles.

Os bichos de pelúcia são forrados com material acrílico, o exterior é feito de poliéster, tudo artificial. Você nunca saberá o que o cachorro vai ingerir depois de rasgar o recheio. 

E os pelos se desgrudam do brinquedo, prendendo-se nos dentes e incomodando por muito tempo.


O que fazer para cachorro parar de morder as coisas [O cachorro fica mordendo tudo]

Vamos dar preferência para os brinquedos que o cachorro realmente gosta.

Prefira cordas grossas de algodão ou outra fibra vegetal. Fixe em algum lugar e o ensine a puxar até rasgar. Ele vai exercitar os dentinhos e brincar até a exaustão. Isso evita que ele morda o dono.


Outros brinquedos que podem ser utilizados são: 

  • Camisas velhas de algodão;
  • Bolinhas de tênis;
  • Tranças fortes feitas com tecidos de fibra natural;
  • Brinquedos que não tenham apito ou guizos.

Como fazer o filhote parar de morder o pé [O cachorro morde meu pé]

3) Filhotes têm a tendência a morder o pé do dono. É a parte do corpo mais próxima a ele, e também tem os chinelos e os cadarços do sapato. Tudo isso é divertido nessa fase. 

Para cachorro mordendo perna e as canelas, temos que observar que, com o tempo, ele pode crescer e aumentar de porte, daí você vai ter que se preocupar em fazer o cachorro parar de morder a mao, porque ele irá desenvolver esse novo interesse.

As mordidas insistentes do cachorro devem ser combatidas ensinando-o o valor da palavra "NÃO". Ainda em filhote ele vai ter que aprender isso, se for um animal agressivo. Lembre-se: as mordidas perdem a graça quando ele cresce e fica mais forte.

Então, siga esta dica: Ao mesmo tempo em que usa a palavra "NÃO", você o levanta do chão. Quando não consegue se apoiar nas patas posteriores, o cachorrinho para automaticamente de morder. Essa tática deve ser utilizada sempre cachorro morde seu dono, e também pra todo tipo de cachorro mordendo gente


Meu cachorro esta mordendo as pessoas [Meu cachorro esta mordendo muito]

4) Afaste-se dele quando teimar em aplicar os dentes em você.

Ele deve perceber que a brincadeira termina quando ele não se comporta. Vire-se e olhe para outro lado. Quando ele se acalmar volte a brincar, mas sempre evitando que ele tente dominar você através das mordidas.


O que fazer com cachorro q morde [O que fazer quando o cachorro filhote quer morder]

5) Aperte o focinho dele, próximo ao nariz (sem machucá-lo). A pressão leve deve ser suficiente para que ele abra a boca e solte sua mão (ou outra parte do corpo que ele estiver prendendo com os dentes). 

Volte a repetir a ação sempre que ele teimar em morder. Esse treino é bastante rápido e ele compreende logo, passando a evitar repetir o ato.


Cachorro morde dono - o que fazer? [O que fazer quando o cachorro so quer morder]

Você pode, também, colocar seu polegar dentro da boca do cachorro e o indicador no seu queixo, formando uma espécie de gancho, pressionando para baixo até o animal largar o que estava fazendo.

Essa atitude é desagradável pra ele, e o convence a abandonar a mordida, quando insistimos nisso.


Por que o cachorro gosta de morder?

Geralmente o cachorro gosta de morder a mão do dono, ou de quem tenta acariciá-lo. Nesse caso específico de filhote de cachorro mordendo, ele pode agir de forma desconfiada (ele acredita que pode ser atacado, por isso não deixa a mão chegar perto), ou pode agir apenas por brincadeira (nunca aprendeu a brincar de outra forma).

Muitas vezes o cão adulto foi encorajado a ser mais hostil com as pessoas, inclusive do seu núcleo familiar. Veja como isso acontece neste artigo: Por que o cachorro morde?

Também pode acontecer do cachorro não saber o que é carinho. Isso ocorre com frequência com cães adotados da rua, que nunca foram acariciados.

Cachorro mordendo demais

De uma forma geral um cachorrinho novo sempre passa por uma situação delicada com relação a seus dentes.

Os dentinhos de leite dos filhotes, como os nossos, caem para o nascimento dos permanentes. A diferença é que a velocidade da troca é muito maior.

A maioria dos cachorros já fez a mudança da dentição ao redor dos 7 meses. Mesmo assim os dentinhos ainda estão em crescimento.

Essa situação provoca por vezes uma coceira forte na gengiva e uma grande vontade de morder.

Cachorro mordendo o outro [Cachorro que morde tudo]

Além disso, filhotes gostam de testar a força da própria mordida em seus companheiros de brincadeira.

Eles procuram dominar os outros animais que se relacionam com eles. 

Ainda na infância eles já procuram descobrir quem vai ser o líder.

Se o dono não o docilizar ele levará esse hábito para toda a vida, acreditando que é aceitável morder quem quiser, seja por brincadeira ou por raiva mesmo. Será um cachorro q morde muito, um cachorro q morde o dono e todas as pessoas que se aproximarem.

Com o tempo, a força da mordedura do animalzinho vai aumentar bastante, deixando de ser uma brincadeira agradável para talvez tornar-se uma ameaça.


Cachorro que morde tudo [O que fazer para cachorro nao morder as coisas]

Além disso, o cachorro pode querer estender os hábitos às visitas, aos demais animais domésticos, aos vizinhos e, talvez, caso esteja solto na rua, a pessoas desconhecidas.

E os cães estranhos podem não aceitar a agressão e devolvê-la, criando um incidente em que nosso mascote possa se machucar com gravidade.

O cachorro também pode querer morder objetos da casa, estofados, móveis e plantas.


Como fazer cachorro parar de morder chinelo

Nossos mascotes têm um certo prazer em atacar nossos chinelos. Além da borracha (ou couro, se for o caso) ser ótima para seus dentinhos, os chinelos guardam o cheiro do dono.

Nesse caso, vamos apresentar 3 dicas pra fazer o cachorro parar de morder chinelo:

1) Não deixar à disposição. Tudo o que o cãozinho não consegue ver, ele não vai destruir. Se chinelos, sapatos e outros acessórios estiverem guardados em segurança, o mascote não vai poder mastigar.

2) Usar o poder da troca. Quando o cachorro estiver "comendo" seu chinelo, use outro brinquedo (algum que ele goste muito) ou uma guloseima (petiscos, biscoitos) para efetuar uma troca.

Insistindo nisso, com o tempo ele vai pegar seu chinelo e trazer até você, esperando ser recompensado.

Se você acostumá-lo a isso (em vez de gritar, brigar ou assustá-lo), ele agirá com naturalidade, procurando seus chinelos ou sapatos para trazê-los até você e receber a recompensa.

3) Usar repelentes caninos. Se nada deu certo, se ele não aceitou "trocar" seus chinelos por petiscos, borrife um pouco de essência repelente (adquira em pet shops) nos sapatos.

Se você fizer isso durante alguns dias, a tendência é que o cachorro abandone esse hábito. De vez em quando repita o processo, para ficar bem fresco na sua memória.


Meu cachorro come tudo que ve pela frente: o que fazer

Deve-se compreender que quase tudo o que um filhote faz é sempre divertido. No entanto, alguns hábitos que o animalzinho adquire na infância podem ser bastante desagradáveis na idade adulta. E nós criamos cachorros para toda a vida, e não para uma única fase.

Esses comportamentos podem causar o abandono dos cãezinhos quando adultos. Muitos donos perdem a paciência com costumes inaceitáveis do cachorro, que eles mesmos encorajaram quando filhotes.

A melhor época para o adestramento é sem dúvida a infância. Durante essa fase, o filhotinho irá aprender tudo o que lhe ensinarmos.

É nessa fase, portanto, que você deve prepará-lo para a vida adulta. Use todas as dicas que apresentamos. Treine-o e utilize os macetes que damos neste artigo.

Evite que ele comece a roer móveis e sapatos utilizando-se do repelente canino; use a palavra "NÃO", levante-o quando estiver sendo agressivo; use um spray de água, quando necessário.

Mas, o mais importante é prestar atenção no que estamos ensinando a ele. Às vezes ensinamos o que não devíamos. E quanto mais cedo os corrigirmos, melhor.


Repelente caseiro para cachorro não morder

A ideia de um repelente de objetos para cães vem da grande capacidade olfativa do animal. Um cachorro pode ter até 60 vezes mais capacidade de olfato do que nós, humanos.

Portanto, simplesmente misturando algumas essências que ele não gosta, nós conseguimos impedir que ele morda e mastigue os objetos da casa, ou até mesmo pare de demarcar o território (com xixi) onde não deve.

Ingredientes:

  • álcool (1 litro);
  • essência de citronela (100 ml);
  • creme à base de cânfora (2 colheres de sopa).

Agora é só misturar bem e colocar em um spray, borrifando em todos os locais e objetos que seu cachorro não pode morder. O cheiro da essência vai fazer toda a diferença.

Finalizando

Procure verificar se você não está estimulando nele comportamentos que futuramente irão se revelar bastante odiosos.


Para isso, observe seu cachorrinho e o visualize já adulto. 

Veja se aceitaria em um cão mais velho certas atitudes que hoje você tolera em um filhotinho.

Agindo assim, você terá certeza de que está criando um companheiro para a vida toda.


90% Truques. Sem adestramento.

Não gostamos de adestramentos longos e cansativos. Queremos "consertar" rapidamente os hábitos ruins dos nossos cachorros (latidos excessivos, destruição da casa, mordidas dolorosas, mania de ingerir fezes, etc.) sem adestrar, apenas com truques. 

90% Truques. Sem adestramento.




Outros artigos

86 comentários:

  1. Tenho uma filhote de vira lata e parece um furacão com tsunami mas veio de uma casa que não tinha carinho e ficava sozinha o tempo todo.Muito obrigada pelas dicas, vou começar a por em prática, kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      filhotinhos são bem adestráveis. Com carinho e paciência ele vai entender como se comportar com você.
      Boa Sorte!

      Excluir
    2. Eu também vivo esse mesmo problema, Nara.

      Excluir
    3. Olá, é importante ensinar desde cedo. Com as dicas que damos neste artigo já é possível adestrar o cãozinho a não morder. Lembre-se que ele vai crescer e as mordidas vão ficar mais doloridas.

      Boa Sorte!

      Excluir
  2. oi tenho um filhote de lavrador e ela nao para de morde toda vez que eu saiu para fora ela nao para de me morde ja tentei alguns dos seus conselhos mais nao ta funcionando oq eu faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      nesses casos é bom começar um pequeno programa de adestramento. É muito importante que o filhote aprenda desde cedo o significado da palavra "não". Além disso, ensine a sentar e deitar. Isso é importante quando ele começar a morder.

      Experimente ensiná-lo a obedecer à palavra "não". Utilize-se do spray de água, por exemplo.

      Outra coisa importante é ensiná-lo a sentar rapidamente. Separe alguns minutos durante dois ou três dias para ensinar o filhote a sentar. Recompense-o. Depois disso, quando ele quiser morder, mande-o sentar e dê um prêmio. Logo ele vai perceber o que é necessário para ser premiado e vai optar por sentar ou ficar quietinho para receber sua recompensa.

      Boa Sorte!

      Excluir
  3. Olá, boa noite!
    Eu tenho uma vira lata de 2 meses. Ela quer morder o tempo todo! Meus pés, mãos, quando tá no colo quer morder meu braços, enfim, tudo!
    Eu a repreendo, digo que não pode, faço cara de brava e viro as costas, mas nao adiana. Ela continua tentando me morder e começa a rosnar e a latir, nervosa.
    O que eu faço? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      aos dois meses de idade ela já está demonstrando qual vai ser seu esporte favorito quando crescer!

      Nesse caso a sugestão é adquirir muitos brinquedos para ela, principalmente cordas, que é bem mais interessante para o cachorrinho. Prenda-as em árvores ou paredes, para que ela fique puxando até cansar.

      Com relação às mordidas, nessa idade talvez não seja muito efetivo palavras de ordem. Ao dizer "não" e se virar, ela ainda não consegue compreender a reprimenda e nem o gesto. A atitude vai ser continuar mordendo ou dar a volta para ficar novamente de frente pra você.

      Faça o que sugerimos no artigo: "Você pode, também, colocar seu polegar dentro da boca do cachorro e o indicador no seu queixo, formando uma espécie de gancho, pressionando para baixo até o animal largar o que estava fazendo."

      Além disso, pode pressionar o nariz, bem na ponta do focinho, sempre que ela morder. Daí sim, pode dizer "não", pois ela vai compreender que a reprimenda gera uma atitude negativa.

      Desnecessário dizer que não é preciso ferir o bichinho. Cães odeiam que prendam seu nariz ou pressionem a mandíbula. Ela vai pensar duas vezes antes de morder novamente você.
      Boa Sorte!

      Excluir
  4. Tenho cachorro vira lata de 1 ano e 5 meses e nao aguento, ele sempre teve brincadeira de morde , é eletrico o tempo todo , mas esse nao é o problema e sim as mordidas , doem muito mas eu faço carinho nele ou vou brinca ele vem logo com as mordidas, ele so brinca com mordidas com quem ele pega intimidade , uma vizita por exemplo ele late chera , mas nao morde ate que pegue intimidade com ela , ae ele começa as brincadeiras de mordidinhas desconfortaveis. O que eu faço? Pf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      neste artigo damos algumas dicas sobre as mordidas e como diminuir a intensidade delas. O cachorro gosta de morder porque é assim que ele sabe brincar. Na natureza, cães brincam dessa forma desde cedo entre eles.

      O que acontece é que, ao ficarem adultos, os cães mais velhos mordem forte os mais jovens, demonstrando que não aceitam esse tipo de brincadeira. Dessa forma, a gente pode ver como é feita a educação natural deles.

      Lógico, não podemos morder nossos mascotes. Mas podemos obrigá-los a pararem com as mordidas.

      Tente a técnica de apertar o nariz do cão, para que ele solte a mordedura, ou então pressionar a mandíbula dele para baixo, com o polegar. Em ambos os casos ele vai odiar a situação, e será obrigado a parar.

      Repita isso sempre que ele vier com mordidas. Ele quer brincar do jeito que sabe, então que tal ensiná-lo outras brincadeiras?

      Boa Sorte!

      Excluir
  5. Boa Noite. Tenho um filhote que é mistura de vira- lata com schnauzer, ele tem quase 3 meses. Estou com muita dificuldade para ensiná- lo a não morder. Ele me parece um pouco agressivo, ele morde muito minha filha de 8 anos, mas não é mordida de brincadeira, é com raiva. Eu passo mais tempo com ele, deixo perto dele diversos brinquedos para ele não nos morder, mas está difícil. Ele agarrou na minha calça e não quis soltar mais, machucou a minha perna e agora estou com medo de chegar perto dele. Não sei o que fazer, me ajudem por favor. Obrigada, Elisabete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      o grande problema das misturas é justamente não ser possível, na maioria das vezes, avaliar o temperamento do cachorro.

      Alguns animais têm naturalmente um temperamento mais hostil. Neste caso, é de extrema importância não estimular ainda mais esse comportamento. As brincadeiras devem ser menos agressivas e muito mais calmas. Opte por treinos que exijam a obediência.

      No caso do cachorro hostil e que se sente no direito de morder o dono, você deve evitar situações defensivas, ou seja, aquelas em que ele ataca e você é obrigada a se defender. Sempre que o cachorro hostil percebe ser mais forte ou ter algum tipo de domínio sobre o dono, o comportamento piora.

      Como ele é filhote, a sua obrigação é moldar sua personalidade, fazendo-o ser respeitoso. Da forma como você o descreve, dificilmente ele será um cão dócil, mas ele deve ser, se for treinado, um cão comportado.

      Utilize spray com água e não tenha medo de repreendê-lo. Mas jamais repreenda-o só com palavras, utilize-se do spray para que ele saiba que suas palavras têm uma consequência.

      Ele deve aprender a ter respeito com os donos. Como disse, dificilmente ele será dócil, mas é possível torná-lo respeitoso.

      Boa Sorte!

      Excluir
  6. Boa noite
    Tenho uma filhote de poodle de 7 meses que é extremamente dócil e carinhosa com todos que se aproximam mas que até agora não parou de me morder.
    Tenho marcas nos braços e até já me perguntaram se sou vítima de violência doméstica kkkk
    Qdo ela está feliz morde, triste morde, tbem morde p chamar atenção e para conseguir algo. Tenho receio de não conseguir mais reverter o quadro mas não sei cimo proceder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Poodles estão entre as raças de cachorro mais "mordedoras". Isso significa que um cachorrinho dessa raça pode gostar muito de morder o tempo todo.

      Você já percebeu qual a personalidade dela. Sabe que ela curte muito morder em qualquer situação. Nesse caso, tenha em mente que, quando ela estiver maior, com dentes mais fortes, as mordidas serão piores. A tendência é piorar com o tempo.

      Utilize as dicas deste artigo. Invista em adestramento de obediência, aquele em que você consegue dominar o cachorro, fazendo-o sentar-se, deitar, ficar quieto, etc.

      Além disso, não tolere as mordidas, invista em sprays com água. Aperte o nariz dela, sem machucar, quando ela estiver mordendo insistentemente. Não aceite isso de forma alguma, pois fica difícil corrigir depois de adulto.

      Boa Sorte!

      Excluir
  7. Oi meu cachorro filhote morde tudo nossas maos braços etc, ja fizemos de tudo e ñ deu certo ele é muito agitado, oq eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      filhotes devem ser adestrados a não morder desde cedo, para que não acostumem com esse hábito errado.

      Não aceite brincar com um cachorro que insiste em morder. Rejeite a aproximação, impedindo que ele insista com as mordidas.

      Outra coisa importante é verificar se é necessário o uso do spray de água. Alguns cães são muito agitados e dificilmente irão aceitar comandos. Eles precisam aprender antes a respeitar, e depois irão se comportar devidamente.

      Experimente deixar que ele morda, por exemplo, a sua mão (não peça para ele morder, simplesmente deixe que ele morda normalmente). Com cuidado e delicadeza, aperte o nariz dele, impedindo que ele respire com facilidade. Repita isso sempre que ele morder. Ele deve entender que a mordida não é algo aceito.

      Outra coisa que você pode experimentar é deixá-lo morder enquanto coloca o polegar dentro da boca do cachorro e o indicador no seu queixo, formando um gancho e pressionando para baixo. Isso é desagradável para ele, assim como as mordidas são desagradáveis pra nós.

      No fim tudo depende de você ensiná-lo o comportamento que é aceito.

      Boa Sorte!

      Excluir
  8. Olá, como vai? Em primeiro lugar parabéns pelo conteúdo, tem me ajudado bastante. Talvez possam me ajudar com umas pequenas dúvidas. Adotei um vira-lata, o Marujo, ele é extremamente dócil e esperto. Aprendeu a fazer xixi e cocô no jornal sem usar nenhum artifício, já aprendeu os comandos "senta" e "junto" (claro que sempre interessado nos petiscos). Porém, ele tem uma brincadeira que me incomoda um pouco, ele está com mania de morder meu pé e sair correndo, como quem diz "vem brincar". Porém é uma mordida que machuca, pois ele está com 2 meses e os dentinhos são muito fininhos (um dia chegou até a sangrar). Entretanto, apesar de eu morar em ap e dele não poder sair na rua ainda, brinco muito com ele em casa: cabo de guerra (nunca o deixo vencer), bolinhas, brincadeiras com estímulo mental, enfim, gasto a pilha dele. Ele não me morde em situações normais, porém com visitas ele fica muito afoito e quer logo mostrar suas beliscadas. Ele sabe que eu sou o provedor do seu alimento e eu que mando na "matilha", me respeita muito, sempre que falo "não" ele obedece. Até percebo que quando brinco de cabo de guerra e seguro a corda muito próxima da boca dele, ele tende a soltar para nao me morder. Porém esse lance das mordidas no meu pé e nas visitas está me dando problemas. Como fazer para ele respeitar a todos e não somente a mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      você já fez o dever de casa. Já está educando o cachorrinho e já conseguiu fazer com que ele respeite alguns comandos.

      O que acontece com alguns cãezinhos é que as brincadeiras deles podem ser mais violentas do que deveriam. Desde pequenos eles demonstram como serão depois de adultos.

      Nesse caso em particular parece que o cachorro é bastante ativo, dinâmico e muito brincalhão. A dica é evitar justamente as brincadeiras de cabo de guerra, briguinhas de brincadeira, e outras desse tipo. Se ele gosta muito de morder, amarre uma corda grossa em algum móvel da casa, ou pregue-a na parede. O melhor é que seja de algodão ou outra fibra natural, pois a tendência é que o cão ingira um pouco do material. Isso serve para que o cachorro não assimile a ideia de que pode "testar forças" com o dono.

      Já as mordidas quando chegam visitas pode ser a animação por ver gente diferente. Alguns cães são mais gregários do que outros. Tem cachorros que ficam chateados e raivosos com visitas, outros gostam de aparecer e brincar com todas. Parece ser esse o seu caso.

      Treine com alguém o toque da campainha e chame a atenção dele para outra coisa. Por exemplo, peça pra alguém tocar a campainha e enquanto isso dê um biscoito para ele, mudando o foco. Ele acaba esquecendo de fazer bagunça e atacar os visitantes. Faça o mesmo com as visitas. Quando elas chegarem, diminua o entusiasmo dele, pedindo para os outros darem petiscos enquanto o cãozinho senta, deita, etc, como se fosse um treinamento.

      Ele vai esquecer de morder, quando chegarem mais visitas, e vai lembrar só dos petiscos.

      Em alguns casos, com cães mais teimosos, a dica é o spray de água. Mas não parece ser esse o caso do seu mascote.

      Boa Sorte!

      Excluir
  9. Olá peguei um poodle de 7 meses do meu noivo, porque a minha sogra não aguenta mas ela e bate na cachorra todos os dias, por não fazer sua necessidades onde deve ser feito. Sendo que a cachorra é criada dentro de casa, não fica nem no quintal, todos saem pra trabalhar e deixa ela presa em casa, com o banheiro cheio de jornais para que ela faça asnecessidades .
    A cachorra é super agitada, a brincadeira é de lamber o tempo todo a mão e mordidinhas fracas, sem contar que meu sogro só faz brincadeiras brutas com ela . Enfim, minha sogra não quer mas ela e eu resolvi pegar pra não deixar a bichinha ser maltrada .
    O que eu faço para reeduca-la ? Ainda tem jeito ?
    O que fazer pra ela ser mais calma ?
    Como faço pra ela fazer suas necessidades só na rua como meu outro vira-lata?

    ME AJUDE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      você tem 2 problemas muito sérios! hehehehe
      Vamos organizar as respostas:

      1) As necessidades no lugar certo. Você tem que decidir se o cachorrinho vai passear na rua ou ficar em casa.

      a) Para cães que passeiam na rua, a melhor forma de ensinar é através do adestramento positivo. Isso significa que você deverá aguardar a oportunidade certa e elogiá-lo. Faça assim: cães podem precisar ir ao banheiro cerca de 30 minutos depois de comerem. Isso significa que um passeio nesse espaço de tempo vai ser útil para eles. É só você elogiar bastante, fazer festa, que ele vai acabar entendendo qual sua intenção.

      b) Outra forma de ensinar é levantar o cachorrinho no momento em que ele começar a fazer xixi ou cocô e levá-lo para fora. Normalmente o fato de erguê-lo faz com que ele cesse o que estava fazendo. Não o interrompa de forma abrupta ou assustadora. Não grite "não" como se ele estivesse fazendo algo errado. Apenas erga-o silenciosamente e o leve para fora.

      c) Uma terceira forma é ainda mais simples. Ao recolher o xixi de dentro do apartamento, coloque um jornal para que absorva o cheiro e reserve esse jornal. Quando for passear na rua, coloque o jornal com o cheiro do xixi na calçada, para que ele cheire e faça ali em cima. Elogie-o bastante. A repetição desse ato o fará compreender a situação.

      d) Para cães que ficam muito tempo presos no apartamento, utilize aqueles sanitários específicos para isso, disponíveis em pet shops. Faça como dito no item anterior, coloque uma folha de jornal com o cheiro de xixi dentro. O cachorro vai sentir o cheiro e fazer seu pipi ali. Logo estará fazendo o cocô também. Evite utilizar aquelas essências prontas, como pipi-dog, por exemplo, que não são muito bem aceitas pelo cão. Use seu próprio cheiro.

      Para habituá-lo, logo que ele estiver farejando o chão em busca de um local para fazer xixi, erga-o e o coloque no sanitário, sem assustá-lo. À princípio ele pode estranhar e não fazer nada. No entanto, a repetição vai fazer com que ele aprenda. Fique de olho naquele horário logo depois da alimentação, quando é mais provável que ele faça as necessidades.

      2) As mordidas. Não é incomum o cachorro nessa idade gostar de lamber e morder. O que deve ser observado é que, com o passar do tempo, a situação pode piorar muito.

      Cães que gostam muito de lamber e morder costumam gostar de brinquedos de couro. Adquira bolas e outros itens de couro, como cintos. Um cinto amarrado em algum lugar para que ele morda e puxe é algo que ele vai gostar bastante.

      Para ensiná-lo a parar de morder, utilize as dicas que damos neste artigo. Aperte o focinho (sem excesso) quando ele morder, ou pressione seu queixo para baixo, de forma a que ele solte o que estiver mordendo.

      Utilize-se de sprays de água, pois cães costumam odiar esse tipo de atitude, e aprendem a abandonar o mau hábito.

      É importante que ele não seja encorajado a agir de forma errada, com brincadeiras violentas.

      Boa Sorte!

      Excluir
  10. Tenho uma filhote de pinscher, que não para de morder, rasga até a roupa da gente. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      o comportamento é típico de raças menores, como Pinscher, Linguicinha e outros. Como é filhote, você deve educá-la rapidamente, antes que o comportamento seja assimilado e ela considere normal morder os próprios donos.

      Utilize as dicas que damos neste artigo. Impeça-a de morder. Aperte seu focinho quando ela estiver muito agitada e mordendo você. Ela não deve se ferir, mas deve aprender que não pode morder os donos. Além disso, invista em brinquedos para ela morder, em especial uma garrafa pet. O material é flexível e macio o suficiente para ela exercitar os dentinhos, que já devem estar em idade de troca e, por isso, coçando muito.

      Boa Sorte!

      Excluir
  11. boa noite...
    tenho um filhote de 2 meses, um fox paulistinha. Muito lindo. Tem horas que ele sabe bem se comportar. Ainda mais quando estou sozinha com ele. Mas quando chega alguém ele parece que quer se mostrar, que nem criança querendo chamar atenção.
    Ai começa a morder tudo que vê, nós e as coisas de casa...ele tem muitos brinquedos, sempre dou brinquedo na boca dele pra substituir a mordida, mas ele larga o brinquedo e morde a gente.
    Enfim...eu já apliquei demais essa técnica número 5. Mas até agora não deu resultado. Como tb eu o ignoro quando ele morde a gente. Mas ele continua mordendo, mesmo a gente se afastando dele e não dando atenção.
    Está muito impulsivo...hauahuahauhaa
    Ai quando não aguento mais ele mordendo, vou e tranco ele no quarto.
    Não sei mais o que fazer.
    Ele sempre quer se mostrar dominante...mas ai eu o deito no chão e prendo a cabeça e o corpo dele, mostrando que eu sou a dominante..mas ele reluta muitoooo...hauhauahuahauah...é o fox capetinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fox, Pinscher, Linguicinha, todos eles são cães muito cheios de vitalidade e bastante dominantes. Nessa idade ele está com a dentição novinha, logo ele vai começar a trocar os dentes, e aí você vai ter um problemão.

      Entre os brinquedos que você tem dado a ele, inclua uma garrafa pequena de água mineral. Uma garrafa pet tem a flexibilidade exata para os dentes novos dele.

      Quando ele se torna inconveniente, coloque alguns grãos de ração dentro da garrafa, faça um furinho de forma a que ele sinta o cheiro e, às vezes, caia um grãozinho pelo furo. Ele vai passar muito tempo roendo a garrafinha. Quando cansar, ele vai estar mais calmo e vai poder desfrutar da sua companhia de forma civilizada. Faça o mesmo quando chega visitas. Dessa forma ele vai assimilar que, quando chegam visitas, ele ganha o brinquedo.

      Esse método tem por objetivo acalmá-lo fazendo-o gastar energia com um brinquedo específico ao invés de "roer" você.

      Boa Sorte!

      Excluir
  12. Ola o meu cãozinho se chama Apolo e ele sempre quer morder tem 2 meses é muito ativo se vamos brincar com ele ou fazer carinho ele si quer morder.
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      filhotes costumam brincar mordendo, pois é a única forma que sabem brincar. Observe filhotinhos brincando na ninhada. Eles se mordem o tempo todo, e se divertem muito.

      O problema é quando eles mordem a gente! O jeito é demonstrar que você não aceita essas brincadeiras e que ele vai ter que descobrir uma nova forma de brincar.

      Tente isso: compre uma corda de fibras naturais em um pet shop. Brinque de cabo de guerra com ele.

      Só pense no seguinte: use uma palavra de comando para ele largar a corda quando você mandar. Pode ser "larga". Puxe a corda e faça ele gastar bastante energia mordendo. Depois aperte com cuidado a ponta do focinho enquanto diz "larga".

      Além disso, dê brinquedos de morder para ele, e sempre que ele tentar morder você, use um comando para parar, apertando o focinho dele. Não o machuque. Apenas pressione levemente para ele largar.

      Filhotes tem que ser ensinados desde cedo, pois ainda não aprenderam como se brinca.

      Boa Sorte!

      Excluir
  13. Boa noite, meu nome é Debora tenho uma cachorra vira lata que acabou de completar 1 ano, ela é bem dócil e brincalhona porém quando se sente contrariada, ela rosna e morde pra machucar mesmo, ñ sei o que fazer nesses momentos, eu brigo com ela e quanto mais eu brigo ou ameaço com o chinelo ela rosna pra morder e acabo ñ conseguindo fazer ela me obedecer... O que fazer nesses momentos? Pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa noite. Meu nome é Maiara. Tenho uma shih tzu de 2 meses e ela só quer saber de morder. Não sei o que faço. Ela morde a barra da calça e o sapato quando estamos andando e quando vamos fazer carinho ela também morde. Acho que é por brincadeira, não por maldade, mas não quero que ela fique fazendo isso. Comprei um produto para borrifar nos moveis pra ela não morder e borreifei na calça e no sapato também, mas não adiantou nada, ela continua mordendo. =( Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      o cachorro, principalmente filhote, não vai atacar e morder as pessoas por maldade. Para ele tudo não passa de brincadeira. Nesse idade, eles brincam muito e fazem isso da única forma que sabem: mordendo.

      Use a técnica de apertar a ponta do focinho enquanto repreende, dizendo "não". Utilize spray com água, e borrife nela quando ela começar a morder.

      Isso tudo é muito engraçado quando os animais são novinhos, mas com o tempo perde a graça, já que a mordida fica mais forte.

      Boa Sorte!

      Excluir
  15. Olá, tenho um filhote de pitbull com labrador. Ele destrói td e
    Come qualquer coisa se deixar... Um dia minha meia sumiu só fui achar no outro dia vomitada no quintal, outro susto que levei foi quando cheguei em casa e achei um cocô azul, fui ver oq era e ele tinha rasgado o colchãozinho que ele dorme e comeu um pouco do enchimento... Queria saber onde devo colocar pra dormir, em cima de que? E oq fazer pra ele parar de comer oq n deve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Filhotes vão sempre morder tudo o que encontram pela frente. Seus dentes estão em constante crescimento, e logo ele vai começar a trocá-los, se já não começou.

      Geralmente existem vários tipos de brinquedos para eles que exercitam e massageiam a gengiva, que é bem sensível nessa idade. Dê preferência pelos de borracha e as cordas para morder.

      Existe, contudo, um brinquedo que é preferência dos filhotes com boa mordida, que é o caso do seu. São as garrafas pet. A textura e a flexibilidade são ideais para a mordedura dos cachorros quando filhotes, principalmente quando eles são de porte grande.

      A própria garrafa já é suficiente para ele morder durante muito tempo. Mas se quiser turbinar a mordida, faça assim: coloque alguns grãos de ração dentro e faça um furinho, de forma a que alguns grãos caiam às vezes. Deixe ele morder. Ele vai passar o dia inteiro entretido com isso.

      Outra forma de brincar com ele é amarrar uma corda grossa, preferencialmente de fibras naturais, e brincar um pouco de cabo de guerra com ele. Depois basta deixar a corda amarrada em algum local. Ele vai atacá-lo com fúria e passar boa parte do dia ali.

      Com relação ao local onde ele dorme, se ele come todas as caminhas e almofadas, pense em adquirir uma caixinha de madeira (daquelas de verdureiro) e deixe virada, de forma a formar um estrado. Coloque uma almofada em cima. Se ele comer a caixa, não vai fazer mal, ao contrário, vai servir de exercício para os dentes. O problema é justamente ele comer o plástico dessas camas que compramos nos pet shop, que podem obstruir seu organismo. A madeira da caixa não vai causar qualquer dano.

      Se ele rói a casa inteira, as mesas, cadeiras, sapatos, pense em adquirir o repelente de mordidas e borrife onde não quer que ele morda. O aroma ruim e o gosto vão fazer ele passar longe.

      Boa Sorte!

      Excluir
  16. Interessante a materia, sempre brinquei de morder e lutar com meu cachorro quando filhote dei uns safanões e levei umas mordidas " parte da educação " e hoje adulto sabe brincar sem machucar e o animal hoje me obedece em tamanha perfeição que não preciso dar nenhum comando entende minha vontade pela linguagem corporal e expressão assim como o entendo só de olhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      alguns cachorros aprendem com maior facilidade, outros não. Provavelmente suas "brincadeiras" ensinaram o cão a respeitá-lo e a dosar a própria força. Quando brincamos de briga e luta com o cachorro, é muito importante assumirmos a função dominante na brincadeira. Por isso não é muito aconselhável brincar dessa forma, pois nem todo mundo sabe estabelecer a dominância durante esses jogos com o cachorro.

      Você teve condições de brincar "adestrando" o filhote, o que se refletiu no seu comportamento adulto. Esse tipo de atitude é positiva e leva o animal ao respeito.

      Parabéns e abraços!

      Excluir
  17. Boa noite tenho um filhote de lhasa apso e ela morde muito todos da casa no início achava engraçado mas agora a mordida tá cada vez mais desagradável, falo não mas ela continua se saio de perto ela corre e morde meus pés. O que eu posso fazer? É da fase dos dentes ou ela é hostil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      você está agindo corretamente, ao dizer "não" e se afastar. O cachorro odeia ficar longe do dono, e por isso ela corre atrás e morde mais um pouco. Ela compreendeu que você está se afastando, mas talvez não tenha percebido por quê. Demonstre o motivo por que está saindo de perto dela, agindo da seguinte forma:

      - Utilize um spray de água, se a palavra "não" não está funcionando. O spray, junto com a palavra, vai fazer com que ela compreenda. Da próxima vez ela não vai necessitar do spray para saber o que você quer.

      - Dê muitos brinquedos de morder pra ela, em especial uma garrafinha pet. As garrafas são preferidas pelos filhotes, pois são flexíveis na medida certa para os dentinhos novos. Quando ela quiser morder, dê os brinquedinhos e faça ela brincar com eles.

      Nessa fase, não é possível dizer que o cachorro vai ser hostil ou não. Ela pode realmente apenas estar sentindo desconforto por causa dos dentes. Se for isso, ajude-a a passar por essa fase mordendo os brinquedos, e não seus pés.

      Boa Sorte!

      Excluir
  18. Olá boa tarde, meu nome e Diego.
    Tenho um filhote de pitbull legítimo, e ele está muito desobediente.
    Está mordendo todo mundo, ele tem trabalho dias .
    Mais ja está dando muitas mordidas.
    Faz xixi e cocô na casa toda.
    Oque posso fazer para ensinar ele a parar com esses hábitos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      uma das primeiras dicas que damos ao dono do cachorro macho é a castração. Nem todos concordam com isso, e acham que pode modificar o temperamento e o comportamento do seu animal de estimação. Respeitamos a opinião de todos, mas seguimos dando o mesmo conselho: a castração tão logo atinja a idade para isso.

      Com relação ao xixi e o cocô no lugar errado, existem duas situações:

      1) Se o cachorro ainda não aprendeu o lugar certo, utilize o adestramento positivo. Limpe o local onde ele fez, retirando qualquer indício da sujeira, para que ele não volte a "carimbar" novamente. Depois, recolha o xixi em uma folha de jornal e coloque-a no lugar certo,depois de seca. Se é pra fazer lá fora, coloque lá fora. Se é pra fazer em um canto da casa, coloque lá.

      O cheiro do xixi vai indicar onde ele deve se aliviar. Depois disso, elogie-o bastante, para que ele saiba que fez certo.

      Quando o cachorro estiver rodando ao redor dele mesmo pra fazer o xixi ou o cocô no lugar errado, pegue-o gentilmente e o coloque no jornalzinho. Faça isso sem assustá-lo.

      Para flagrar o momento certo, espere entre 20 e 30 minutos depois da refeição. Ele já estará pronto pra se "aliviar", basta vigiá-lo.

      2) O cachorro que já sabe onde fazer as necessidades pode, às vezes, querer desafiar o dono ou demonstrar rebeldia. Nesse caso, o dono terá que ralhar com ele, tão logo ele seja flagrado no ato errado. Para isso, utilize-se de um spray de água. Diga "não" e o leve para o local certo.

      Em último caso, compre uma solução em spray para borrifar os locais onde ele não possa se aliviar, e também os locais que ele não deve morder ou roer, como pernas de mesa, sofás, poltronas, vasos de planta. Essa solução tem um odor desagradável para o cachorro.

      Com relação às mordidas, ensine-o a respeitar o dono. Ao receber mordidas por brincadeira, afaste-se dele, para que ele compreenda que a brincadeira termina quando ele começa a morder. Além disso, tenha sempre em mãos brinquedos de morder, que são ótimas alternativas às mordidas nas mãos. Bolas, bichinhos de pelúcia, cordas grossas e garrafas pet são bons itens de mordida.

      Se ele insistir em morder você, diga "nao", e aperte seu focinho. Isso é desagradável pra ele, e ele vai lembrar disso da próxima vez. É muito importante ensiná-lo o respeito ainda pequeno, pois depois de adulto fica mais difícil adestrá-lo, ainda mais sendo um cão de porte, como um pittbull.

      Boa Sorte!

      Excluir
  19. Eu tenho uma filhote de York, agora ela deu em "brincar e morder" o tapetinho dela onde deveria ser apenas pra fazer as necessidades dela.

    Como faço para ela parar com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      o filhote às vezes resolve escolher para brincar determinados itens que não eram para esse fim. Você já deve ter experimentado a seguinte situação: você compra um brinquedo caro para ela morder e, em vez disso, ela resolve roer um chinelo, ou um sapato velho.

      Existem razões desconhecidas para que o animal escolha um objeto específico para morder, em detrimento de outros.

      O que existe é a convicção de que animais não gostam de se alimentar perto da área em que fazem suas necessidades. Observando isso, você pode fazer a seguinte tentativa:

      Recolha o xixi em um jornal, deixando secar. Coloque-o por cima do tapete. É razoável imaginar que ela não vai querer morder o local onde já existe xixi.

      Outra coisa que você pode fazer é observar bem a textura do tapete e procurar ou fazer um brinquedinho que tenha textura e aparência semelhantes. Se for agradável a ela, você pode brincar com esse outro brinquedo, transformando-o em algo especial.

      Muitas vezes a gente dá tanta importância para o tapetinho que o cachorro acaba escolhendo-o como parceiro de brincadeiras, ao invés de toalete.

      De qualquer forma, devemos evitar ralhar com o animal quando está roendo o tapete. Se ele tiver medo de se aproximar do objeto, dificilmente fará ali suas necessidades. Em vez de ralhar, devemos chamar sua atenção para outra coisa, para que o bichinho não se assuste e, aos poucos, desista de brincar com o que não deve.

      Boa Sorte!

      Excluir
    2. Oi tenho uma filhote de pastor alemão de dois meses,e ela só sabe brincar mordendo,ela as vezes me respeita,mais ela vive querendo morder meu filho que é criança e minha cachorrinha bassezinha que nem se defende fica quietinha enquanto ela morde ela,eu que tenho que ficar brigando com ela,como eu faço para ela enteder que não pode morder eles?

      Excluir
    3. Olá
      Quando criamos um filhote, tudo o que ele aprender terá que ser ensinado por nós. Ela ainda não sabe brincar. Na ninhada, um cachorro brinca com os outros mordendo, que é a única maneira que conhecem para se divertir. Eles também perseguem uns aos outros, latem e dividem brinquedos.

      Quando estão fora da ninhada, na nossa casa, eles têm que aprender como se brinca, e é nossa função ensiná-los a brincar de outra coisa, além de mordidas.

      Experimente comprar brinquedos de mordida para ela. Quando estiver mordendo alguém ou o outro cachorro, chame-a e jogue o brinquedinho para que ela pegue. Além disso, amarre uma corda grossa, com alguns nós, em algum lugar da casa ou do pátio. Deixe que ela brinque de cabo de força com a corda.

      Evite ralhar com ela quando estiver mordendo a outra cachorra. Isso porque a basset pode pensar que você está ralhando com ela, e ficar assustada e arisca, afastando-se do convívio com os donos. Se for ralhar com a pastor por algum motivo, escolha momentos em que o outro animal não esteja por perto. Senão você corre o risco de educar uma e deseducar a outra.

      Adquira um spray de água e borrife o jato na cara dela, quando tentar morder seu filho ou o outro cachorro (mas não acerte o outro cachorro, ou ele ficará assustado).

      Esse é um momento muito importante e você deve aproveitá-lo para educar seu cachorro antes que fique adulto, já que é um animal de porte grande.

      Boa Sorte!

      Excluir
  20. Muito obrigado pela atenção, vou tentar fazer isso que vc me falou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      organize as dicas conforme sua necessidade, procure resolver seu problema e boa sorte!

      Abraços!

      Excluir
  21. Misericórdia, eu tenho um filhote de 4 meses, morde tudo, meu pé já está cheio de marcas, morde meu chinelo e eu largo logo e dou p ela, ela me faz tirar do pé, tem horas que eu não aguento e coloco ela no quarto trancada p ver se ela se acalma, ela morde todos aqui em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      existem várias técnicas para animais que gostam de morder pés e mãos. Eles podem estar apenas querendo brincar, e portanto precisam que você ensine a eles como acontecerão as brincadeiras, o que eles podem e o que não podem fazer.

      Por outro lado, existem animais que desde cedo demonstram hostilidade, agressividade e domínio sobre os donos. Eles crescerão achando que podem resolver tudo na mordida e no ataque feroz. Muitos casos de pessoas feridas em casa por causa dos seus animais de estimação acontecem porque o mascote não é adestrado quando pequeno.

      Você deve descobrir se seu filhote morde porque gosta de brincar assim ou se ele demonstra hostilidade prematura. No caso de ser apenas brincadeira, adestre-o conforme as dicas que demos neste artigo.

      Se você acredita que ele é hostil, utilize-se de um spray com água e borrife nele sempre que estiver agindo de forma errada. Diga "não" e acerte ele com o spray. Logo ele aprenderá que você não aceita isso.

      Tome cuidado para não assustar seu filhote. Alguns cães são mais propensos a se assustar do que outros. Ele pode crescer como um cão tímido, que se esconde das pessoas e evita o contato com o dono, se você o traumatizar. Use de bom senso e eduque-o com carinho.

      Boa Sorte!

      Excluir
  22. ola eu tenho um filhote de dois meses, mas ele eh agressivo quando tento reprendelo ele se avança em mim pra morder mesmo, mas da mesma forma quando ele fica com sono ou cansado vem pedir colo ou dorme sobre meus pés

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      verifique se essa agressividade não está relacionada à forma como você o está repreendendo. Muitas vezes nós agimos de maneira agressiva, e o animal apenas reage a isso.

      Ao demonstrar ao cão que ele fez algo errado, devemos utilizar apenas uma palavra ou duas. Quando "conversamos" com o cachorro enquanto damos a bronca, o animal fica confuso, já que não compreende nossa linguagem.

      O excesso de informações quando "discursamos" ao repreendê-los é que causa o comportamento hostil do cão.

      Acostume-se a utilizar-se de no máximo 2 palavras ao repreendê-lo. Não aceite que ele avance em você. Para isso, evite colocar-se em posição de ser atacado. Se for necessário dar uma bronca, faça isso de maneira produtiva, logo depois dele ter feito algo errado. Não adianta chamar sua atenção se ele não souber do que você está falando.

      Você não vai vencer a agressividade dele com mais agressividade. Veja onde está a falta de compreensão de ambos, e trabalhe nisso.

      Em última análise, você pode se utilizar do spray, mas observe se isso não vai deixá-lo mais nervoso.

      Boa Sorte!

      Excluir
  23. ola,tenho um filhote de sharpei de 2 meses estou tentando de tudo não consigo fazer ele fazer xixi no jornal e muito menos para de morder ,já dei brinquedos falo (não) sempre dando tapas no chão para assustar mais ñ esta dando jeito estou ficando desanimada e triste amo muito meu bb,dou carinho e atenção sempre mais esta dificil ,me ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janaína.
      Com 2 meses seu cachorrinho está aprendendo a se comportar e precisa que você o ensine a parar de morder. Quando ele ataca você, deixe ele morder e então segure-o pelo focinho, próximo ao nariz, até ele largar. Daí sim, diga "não". Continue tentando fazê-lo se interessar pelos brinquedos. Eles gostam muito de cordas grossas de fibras naturais. Toalhas velhas de algodão também são apreciados.

      Com relação ao xixi, utilize a técnica do jornal. Seque o xixi com o jornal e espere secar. Depois, coloque essa folha entre as outras folhas de jornal, para que ele sinta o cheiro. Os pipi-dogs que existem nos pet shops não funcionam com alguns cães.

      Elogie-o muito quando ele fizer no jornal. Quando você vir ele dando voltas e cheirando o chão, peque-o rapidamente e o leve até o jornal, sem sustos.

      Agindo assim ele vai aprender rapidamente.

      Abraços!

      Excluir
  24. como faço para encontra um adestrador para meu cachorro de dois meses,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      se você acha que seu cachorro precisa de um adestrador, procure um em sua região. Basta pesquisar que certamente encontrará!

      Abraços!

      Excluir
  25. O meu filhote de lhasa tem 3 meses. Ele morde o tempo todo, mas as vezes com agressividade, muito forte e rosnando.quando VC pega no colo, ele contrariado, morde pra valer. Chegando a machucar mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      o comportamento que você descreve é o comportamento típico de cães hostis e agressivos. Ele provavelmente seria um líder, se convivesse em uma matilha.

      Você deve ter o cuidado de não incentivar brincadeiras de mordidas e ataques. Evite pegá-lo no colo quando ele estiver agressivo. Pegue-o quando ele estiver calmo ou dormindo. Acostume-o ao contato humano, acariciando-o no local onde ele estiver, quando não estiver bravo.

      Alguns cães não compreendem atitudes como carinho, colo e brincadeiras. Embora a maioria dos animais adore estar no colo do dono, alguns nunca aprenderam isso, não sabem como se comportar e não conseguem entender isso como um ato amistoso. Eles podem acreditar que estão sendo agredidos ou ameaçados.

      Por isso é necessário que você o ensine o que é carinho. Para isso, siga estas instruções:

      1) Jamais o pegue quando estiver violento. Não preste atenção nele, não converse ou dê bronca, simplesmente o ignore.
      2) Quando ele estiver dormindo, acaricie-o com cuidado. Faça isso também quando ele estiver mais calmo e não esteja propenso a morder.
      3) Chame-o para seu colo com um petisco. Ele não vai conseguir subir no sofá com essa idade, mas não o ajude. Deixe que ele chore e tente subir no seu colo. Para cada tentativa realizada com esforço, dê um petisco como prêmio.
      4) sente-se no chão e permita que ele venha no seu colo, oferecendo petiscos. Nunca o pegue para ajudá-lo a subir. Deixe que ele faça isso sozinho, e o recompense.

      Todo o treino tem o objetivo de fazê-lo compreender que você é amiga e que ele vai ter sempre carinho quando estiver próximo a você. Com o tempo, acaricie-o com cuidado e o recompense, se ele aceitar os carinhos.

      Quanto às mordidas, espere ele confiar em você depois desse treinamento. Se ainda assim ele continuar mordendo seus pés, utilize-se do spray de água.

      Lembre-se: treine-o apenas quando ele estiver calmo. Nunca o pegue no colo enquanto não obtiver resultados satisfatórios.

      Boa sorte!

      Excluir
  26. Tenho um filhote de pit bull e ele soh qr morder tento levantar toda vez q ele morde mas ele n para oq faço? Ele tem 2 a 3 meses

    ResponderExcluir
  27. Oi, tenho um York de quatro meses e desde que chegou ele é o xodó, o que fez também que virasse dono da casa. Ele morde tudo, mão, pé, porta, minha cama está toda rasgada até meu celular ele roeu!!!! Se minha filha sai do sofá ele começa a correr atrás dela e morde os pés, pernas, cabelo, TUDO É BRINQUEDO PRA ELE menos os brinquedos dele. Consegui ensinar ele a sentar. Mas a parar de morder está dificil. Ele me desafia, se eu limpo chão depois que ele fez sujeira quando eu termino ele faz de novo. Tentei levar ele pra rua para gastar energia e ver se faz as necessidades mas ele simplesmente empaca e não anda na guia. Meu gato praticamente se mudou porque não aguenta os ataques dele me preocupo porque eles acabam se machucando. Acho que vou tentar com o spray de água. Será que vai ser suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      você descreveu exatamente o que acontece quando tratamos os cães como filhos, como gente. Um cachorro vai ser infinitamente mais feliz ao ser tratado como cachorro. Ao se tornar "o dono da casa" ele não sabe exatamente como se comportar e não sabe seus próprios limites. Ao invés de ser a alegria da casa ele acaba se transformando numa fonte de preocupações.

      Você deve adestrá-lo a permanecer em paz com todos os animais, pois gatos têm as unhas muito afiadas e podem ferir gravemente um cachorro de pequeno porte, principalmente nos olhos, orelhas e focinho. Ferimentos nesses locais são dolorosos e podem dificultar a alimentação. Pior ainda, ferimentos nos olhos costumam ser permanentes.

      O spray é importante para cães teimosos e agressivos. ALém disso, você deve rever a forma como o trata, ignorando-o quando começa a agir errado. Brincadeiras, carinhos e atenção devem ser imediatamente interrompidos.

      Seu cachorro vai enlouquecer com isso. Ele está acostumado a receber atenção, a ser o centro da casa. Mas mantenha-se firme. Lembre-se que com o passar do tempo as más atitudes dele vão aumentar, ele vai ter cada vez menos respeito e vai "exigir" atenção.

      Adquira em petshops essências para borrifar os locais que ele não deve roer. O cheiro e o gosto afastam cães e gatos de onde eles não devem estar.

      Quando falamos em adestramento, pense em palavras de alerta, como "não" para quando ele estiver agindo errado ou mordendo, "para" quando ele estiver roendo algo ou atacando o gato. Utilize-se do spray nesses momentos, assim ele vai assimilar a ordem com o spray.

      Com relação às necessidades - Ao limpar o chão, passe a essência adquirida no petshop, para evitar que ele volte a fazer novamente. Guarde o jornal usado com xixi e coloque na rua, para que ele comece a assimilar o local onde deve fazer. Isso vai adestrá-lo com relação às necessidades. Você pode fazer o mesmo com o cocô.

      Pelo que você diz, seu cachorro pode estar realmente desafiando você. Interrompa essas atitudes malcriadas adestrando a fazer no local certo, preferencialmente na rua. Se utiliza um tapetinho, tente utilizar o reforço positivo, elogiando quando ele faz naquele local. Monitore os horários em que ele come, cerca de 30 min a 45 min depois de comer ele deverá fazer cocô. Pegue-o e o leve ao tapetinho amistosamente, recompensando-o depois.

      Com relação aos passeios - leve-o a algum parque ou local onde existam bancos. Sente-se a seu lado e deixe que tome o tempo natural dele para se ambientar. Quando o animal não está habituado a passear não adianta tentar arrastá-lo, ele deve ser deixado quieto e explorar o território na medida em que se se sentir à vontade.

      Seu cachorro pode estar demonstrando sinais de estresse. Cure isso ajudando-o a passear na rua e a ficar entretido com outras coisas que não sejam os móveis da casa e seus pés. Leve os brinquedinhos dele quando for passear e deixe perto. Com o tempo ele vai começar a se soltar e vai aproveitar o passeio.

      Boa Sorte!

      Excluir
  28. Ola, tenho um filhote de golden retriever de 6 meses, ele chegou pra mim com 4, e era mais tranquilo. Passeio com ele todos os dias duas vezes, e pratico com ele uns 5 minutinhos ou mais de exercicios de senta, deita, fica e etc. Ele aprende tudo muito rápido, mas quando a gente chega em casa, ou quando ele quer algo que estar em nossas maos, ou simplesmente chamar atençao ele nos mordisca onde estiver na frente. A perna de todo mundo na casa ja esta toda roxa, braços e barriga tambem! Eu ja tentei varios dos seus conelhos, mas ele insiste em morder, e normalmente nao obedece a palavra nao, nao importa o que a gente faz. Como posso faze-lo parar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      goldens são naturalmente exuberantes e levam tudo na brincadeira. Eles são fortes e não têm a consciência da força que têm. Por isso é muito necessário ensiná-los sobre o que podem e o que não podem fazer enquanto ainda são filhotes.

      Os passeios são muito importantes. Essa raça não pode ser deixada em casa sem exercícios. O tédio no golden é demonstrado através da agressividade e da destruição dos móveis da casa. Há relatos de animais que "roeram" o carro da família, estragando a lataria do veículo.

      A primeira sugestão é que os passeios sejam mais do que apenas 2 vezes por dia, se possível. Para o cão, sair à rua é uma higiene mental muito importante.

      Além disso, os exercícios são imprescindíveis. Você o está ensinando os comandos básicos, o que é vital para a boa convivência na casa. Que tal adicionar brincadeiras úteis para ele?

      A raça foi desenvolvida para o campo, principalmente na procura e recuperação de caça. Eles têm excelentes faro, visão e audição. Gostam muito de entrar na água e buscar os brinquedos que forem atirados, isso simulando a caça real, onde buscavam patos, marrecos e outros animais. Esse é todo o instinto deles.

      Seu cachorro quer atenção e se sente provavelmente entediado. Ele mordisca você porque precisa que lhe sejam dadas tarefas, principalmente tarefas cansativas e desafiadoras, onde ele possa se esgotar pensando e brincando.

      Vamos à parte prática:

      1) Adicione outros tipos de brincadeiras durante os exercícios. Faça treinos de circuito, montando barricadas que ele tenha que saltar ou passar por baixo até cansar. Faça com que em determinados trechos ele tenha que ficar quieto até que você dê a ordem para que ele continue. Isso se faz através de treinos de adestramento e recompensa.

      2) Escolha brinquedos bons de morder (principalmente bolas de meia) e jogue bem longe para ele buscar e trazer. O detalhe é que você não vai deixar ele ir pegar. Segure-o durante um tempo, não permitindo que ele lhe morda. Depois solte para que ele recupere o brinquedo. Isso o força a testar todos os seus sentidos, como audição, visão e faro. Também o faz sentir que está mesmo em uma caça real, buscando a ave que foi abatida. Por último, esse tipo de treino o faz obedecer você em uma situação limite. Ele tem a "necessidade instintiva" de ir correndo buscar a bolinha, mas vai ter que esperar você permitir que ele a busque. Agindo assim você assume a liderança, autorizando que ele se divirta ou não.

      3) Se não for possível passear mais vezes com ele, experimente utilizar brinquedos inteligentes, que estimulam sua memória e curiosidade. Pesquise sobre isso em pet shops.

      4) É muito importante evitar que ele adquira o hábito das mordidas. Coloque-se em situações que normalmente ele morderia você, e utilize o spray de água ou o de ar comprimido. Pegue brinquedos que ele normalmente não permitiria que você pegasse, e tenha sempre em mãos o spray. Esse é um método muito importante de adestramento, mas deve ser utilizado com insistência durante o período de aprendizado, pois se ele morder e você não estiver com o spray, ele não vai receber a reprimenda e isso pode causar confusão na sua cabeça.

      5) O spray deve ser sempre utilizado com a palavra "não". Quando ele conseguir compreender a palavra e assimilá-la ao spray, não será mais necessário o uso do acessório.

      Experimente essas novas dicas e veja se ele melhorou. Talvez não seja necessário o uso do spray.

      Dê uma olhada neste artigo aqui com informações completas sobre a raça golden retriever:

      http://www.adestramento-para-caes.com/2015/10/tudo-sobre-raca-golden-retriever.html

      Boa Sorte!

      Excluir
  29. Boa noite, tenho um poodle que está com 7 anos e adotei uma vira lata que esta com 2 meses. Ela fica brincando de morder, o problema é que ela fica querendo fazer isso com ele e ele não gosta. Está começando a ficar estressado e a lamber o chão toda vez que ela está por perto. O que eu posso fazer pra melhorar essa situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      cães muito novinhos às vezes não se adaptam quando o companheiro é um outro cachorro mais idoso. O pique deles é muito diferente, e pode acabar realmente estressando o outro cão mais velho, o que pode expô-lo a doenças e a atitudes autodestrutivas, como lamber demais algum lugar do próprio corpo, morder as patas, coçar-se até ficar sem pêlo, perder o apetite, etc.

      No entanto, ao ralhar com o cachorrinho novo, você pode até conseguir contê-lo e fazê-lo se comportar, mas pode, também, assustar o mais velho, que ficaria intimidado por não saber o que fez de errado. A bronca para separá-los, nesse caso, atingiria os dois, e os dois ficariam assustados.

      Você deve disciplinar a cachorro mais nova sem que o mais velho seja atingido.

      Nós temos algumas sugestões pra você. Faça assim:

      1) Use o spray disciplinador. Além disso, use uma folha de papelão ou outro material qualquer que possa separá-los um do outro quando ela estiver mordendo ele. Use o spray só nela, sem dar bronca, separando-os com o papelão para que ele não seja atingido.

      2) Você também pode adquirir uma loção para manter afastado o cachorro. Ela tem um odor e um cheiro ruim para eles. Passe um pouquinho da loção nos lugares que ela gosta de morder. Quando sentir o gosto, ela vai pensar duas vezes antes de morder o cachorro mais velho.

      3) Quando ela começar a morder ele, chame-a e brinque um pouco. Ela está com o pique todo e precisa exercitar-se. Ao brincar com ela você vai cansá-la e ela vai dar um pouco de sossego ao outro cão.

      Lembre-se de estabelecer limites desde cedo com relação às mordidas. Cachorros que desde pequenos gostam desse hábito podem se tornar adultos agressivos.

      Boa Sorte!

      Excluir
  30. Olá. Tenho uma Poodle toy de 4 meses e não sei mais que medida tomar. Adotei ela com 45 dias e logo no primeiro dia já começou a morder a todos da minha casa. Ela morde a cachorra da minha mãe que é bem grande de 3 anos e tenta subir nela e pindura na orelha dela a mordendo. A cachorra maior e todos nós estamos sofrendo. Eu gosto muito dela mas está insuportável aguentar os dentes dela e a teimosia. Ela tem uns 10 brinquedos, pois morde um pouco e já enjoa e volta a querer morder a gente ou coisas da casa. Quer morder todas as visitas,Já pressionei o focinho e falo um belo não grosso mas ela reluta, late para mim e vai afastando o corpo para trás latindo e logo volta a morder de novo. Não aceita ficar nem 1 minuto sozinha, fazendo escândalo até se fecho a porta do banheiro. Pega coisas que não pode pegar e sai correndo para se esconder pois sabe que não pode. Mas o cúmulo foi ontem onde ela estava bem confortável em meu colo , super quietinha e fui fazer um carinho na cabeça dela e ela literalmente do nada pulou no meu nariz e o mordeu forte e sangrou sem parar. Deu uma chacoalhada nela e apertei seu focinho e ela se escondeu por um bom tempo. Depois de 1 hora apareceu querendo morder de novo. O que fazer com ela ? Cuidamos bem dela com muito carinho , passeio todos os dias e ela está em um ambiente super tranquilo e confortavel. Não há brigas ou situaçoes que possam a deixar estressada e ela tem essa natureza forte e esta cada ves mais violenta. Odeia crianças e morde todos os cachorros sem se importar com o tamanho deles. Estou sem alternativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se já seguiu essas dicas o melhor a se fazer é contratar um profissional.melhor do que desfazer do animal...

      Excluir
    2. Olá,
      temos recebido solicitações bastante semelhantes com essa sua: cães que demonstram desde pequenos, na mais tenra idade, uma vontade muito grande de morder e atacar seus próprios donos. Para esses filhotes, os brinquedos não são suficientes, eles precisam mastigar pés, mãos e pernas das pessoas.

      Esse comportamento é preocupante porque tão logo ele começa a brincar de morder, em segundos ele fica exaltado e quer morder com raiva. A brincadeira passa e fica apenas a agressão. Essas atitudes evidenciam cães alfa, geralmente líderes e que precisam subjugar todos, inclusive os donos.

      A abordagem, nesse caso, deve ser outra. Se apertar o focinho, repreender e outras atitudes semelhantes não funcionam, tente agir de outra forma.

      1) Quando ela estiver dormindo, acaricie-a com cuidado. Faça isso também quando ela estiver mais calma e não propensa a morder.
      2) Chame-a para seu colo com um petisco. Ela não vai conseguir subir no sofá com essa idade, mas não a ajude. Deixe que ela chore e tente subir no seu colo. Para cada tentativa realizada com esforço, dê um petisco como prêmio.
      3) sente-se no chão e permita que ela venha no seu colo, oferecendo petiscos. Nunca a pegue para ajudá-la a subir. Deixe que ela faça isso sozinha, e a recompense.

      Essas atitudes devem ajudar você a acalmá-la e a permitir ser acariciada. Ensine-a a aceitar o carinho. Não a repreenda nesses momentos.

      Por outro lado, para as atitudes erradas que ela fizer, que não estejam relacionadas com ataques quando você estiver fazendo carinho, pense em utilizar-se do spray de água. É muito eficaz para cães violentos e que devem ser adestrados desde cedo.

      Boa Sorte!

      Excluir
  31. Ola,eu tenho um filhote de border collie com vira lata de 2 meses...
    Ele morde muito,ja destruiu muita coisa,deu para espalhar lixo pela casa,faz xixi e coco pela casa toda e se deixo o portao aberto foge,bati uma vez com o jornal,mas eu mesma chorei...
    Eu acho q eu sou errada,pois eu fico com pena de dizer um nn ou algo do tipo e ele sentir-se menos amado...
    Ele antes de morder as pessoas de casa ou visita ele rosna...
    Nn sei mas o q fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      todos nós gostamos de cachorros e mesmo assim devemos saber que educá-los é o melhor a ser feito. É dessa forma que o animal vai fazer parte da família. Ninguém vai gostar de um cachorro feroz, bravo e que gosta de morder as outras pessoas por perto. Primeiro você tem que decidir se quer ensiná-lo ou não. E lembre-se: educar um cachorro não significa fazê-lo sofrer. Educação não tem nada a ver com sacrifício ou surras ou mesmo tortura.

      Pense qual sua intenção em relação a ele. Você pretende fazê-lo respeitar toda a família, incluindo amigos e visitas? Você pretende que ele pare de destruir as coisas, espalhar o lixo e fugir de casa? Pense nisso. Treiná-lo não vai causar sofrimentos a ele. Essa é uma decisão completamente sua, e que deve ser tomada em primeiro lugar, antes de começar a fazer qualquer coisa para ensiná-lo.

      Boa Sorte!

      Excluir
  32. Ola,nn sei se meu post foi enviado,porem vou relatar novamente...
    Eu tenho um filho de border collie com vira-lata de 2 meses,ele morde tudo e todos,ja destruiu muita coisa,deu para espalhar o lixo pela casa toda,faz xixi e coco na casa toda,se eu deixar o portao aberto ele foge...
    Uma vez bati com o jornal,mas eu mesma chorei,pq eh errado...
    Antes dele morder as pessoas de dentro de casa ou ate mesmo as visitas,ele rosna,as mordidas dele eh para machucar...
    Eu nn sei mas o q fazer...
    Eu acho q eu q estou errando,eu tenho medo de como poderei ensinar e ele ficar com medo de mim ou ate mesmo mais agressivo...
    E eu admito q nn sei chamar a atençao dele,eu fico com pena...
    De todos os cachorros q eu ja tive esse eh o mais dificil...
    Espero q possa me ajudar...
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  33. Olá, Tenho um filho de Poodle com vira -lata. Estou tendo muitos problemas com as mordidas dele. Toda vez que brinco com ele,ele quer morder e se reclamo ele late, porém continuo falando firme. Ele é muito hiperativo morde muito e não sei o que fazer. Já usei alguns métodos e não funcionou.

    ME AJUDE POR FAVOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dê uma olhada no vídeo que apresentamos no artigo.

      Além disso, você pode começar a treiná-lo com comandos de obediência, como "senta", "deita", de forma a controlá-lo mais facilmente.

      Outra coisa que funciona muito bem é apertar o focinho próximo ao nariz, mas sem machucá-lo. Espere que ele morda você e aplique esse golpe, dizendo "não" de forma firme.

      Às vezes você vai ter que se colocar na situação de ser realmente mordido, para que possa aplicar esses macetes. Brinque normalmente e faça isso, quando necessário.

      Boa Sorte!

      Excluir
  34. Olá,tenho um pastor belga de 7 meses,sempre que saiu para passear com ele,ele morde meus pés, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      alguns cães gostam de morder porque esse é o método utilizados por eles nas brincadeiras. Às vezes eles fogem um pouco do controle e podem machucar seriamente o dono.

      No seu caso, se ele só morde seus pés, e só morde quando sai para o passeio, uma forma bem prática de resolver a situação é utilizando-se do spray de água. Direcione para o focinho e diga "não" firmemente quando ele começar a comportar-se de forma desagradável.

      Boa Sorte!

      Excluir
  35. Olá, adotei um filhote de labrador fêmea de oito meses, e os métodos parecem não estarem dando muito certo. Ela gosta muito de brincar, mordendo principalmente, quando vamosfazer carinho ela fica cada vez mais agitada e querendo morder tudo que vê pela frente. A repreendo com o não firme mas ela parece que não está ligando muito pra isso, as vezes até piora, dando pulos com a boca aberta o que pode me machucar. Gostaria de saber quais tipos de brinquedos eu poderia comprar pra tentar amenizar e acostumar ela a morder somente brinquedos. Gostaria também que me desse algumas dicas, pois já não sei mais o que fazer. Agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      um labrador, apesar de ser uma criatura dócil, tem uma grande envergadura e dentes potentes. Nesse caso é muito importante que ela adquira disciplina nas brincadeiras, evitando assim causar lesões no dono quando adulta.

      Todos os brinquedos de morder são importantes por causa da dentição nova, que precisa ser exercitada. Nesse caso é recomendável principalmente as cordas grossas (sempre de material natural, como sisal e algodão). Essas cordas são as preferidas do cachorro filhote e podem ser amarradas em locais como muros, paredes, móveis pesados. Servem de cabo-de-guerra para eles.

      Bolas de borracha também são uma boa escolha, principalmente se o animal for convidado a se exercitar correndo atrás. Evite brinquedos que façam barulho, no entanto. Eles podem assustar o animal e até mesmo causar lesões temporárias na audição sensível do cachorro.

      Na sua própria casa você pode, também, utilizar-se de roupas velhas (de algodão), amarrando-as e utilizando-as com a corda.

      Quanto à disciplina, experimente outro tipo de abordagem. Espere o cachorro adormecer ou ficar mais tranquilo. Faça carinho levemente e, quando ela acordar disposta a morder, dê-lhe um pedacinho de biscoito. Demonstre que permitir o carinho pode ser recompensador para ela.

      Alguns cães não sabem brincar ou receber carinho, e precisam ser ensinados.

      Caso persista o comportamento agressivo, opte pelo spray de água, mas apenas em último caso.

      Boa Sorte!

      Excluir
  36. Olá, boa tarde.
    Tenho um lhasa de 4 meses, moro em apto, e agora quando saio ele corre pra porta querendo ir junto e se não levo ele começa a arranhar a porta e a latir, parece que vai derrubar o apto. Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      muitos cachorros ficam em desespero quando percebem que o dono vai deixá-los sozinhos. Eles não compreendem que o dono voltará, então ficam muito ansiosos e latem e arranham a porta.

      O que você pode começar a fazer é discipliná-lo. Noções de bom comportamento devem fazer parte da vida do cão, até para poder controlá-lo em situações difíceis.

      Ensine-o a sentar e deitar. Esse tipo de aprendizado vai fazê-lo se acostumar a obedecê-la.

      Faça-o ficar sentado durante alguns minutos e depois o chame e dê um prêmio. Repita a operação e se afaste um pouco, não permitindo que ele siga você.

      Vá repetindo a operação e sempre se afastando um pouco mais, e demorando para chamá-lo. Esse treino pode ser realizado em alguns dias, reforçando o tempo todo.

      A intenção desse treino é ensiná-lo a ficar o maior tempo possível sozinho, sem sofrer de muita ansiedade.

      Boa Sorte!

      Excluir
  37. Olá,

    Tenho um vira lata médio de 1 ano que desde que tive um acidente com ele com meu carro no portão (moro em sítio) ele não para de correr com o carro e morde a lataria. Existe algum treino para ele não sair da garagem toda vez que ligo o carro(ou outros carros,visitas) e vou embora?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      o que você está solicitando é um treinamento de dessensibilização animal.

      Trata-se justamente, como o nome diz, de diminuir a sensibilidade do cachorro a uma provocação exterior, como fogos de artifícios, pessoas estranhas e, no seu caso, o carro.

      Esse treinamento é bem simples e pode ser realizado com o auxílio de duas pessoas.

      Você vai ligar o carro e deixá-lo ligado. O cão, obviamente, vai começar a latir e vai querer atacar o veículo.

      No entanto, você vai chamar sua atenção e dar-lhe biscoitos enquanto fala com ele. Antes do carro ser ligado você já deve estar a postos com os biscoitos, brincando com o cachorro e conversando com ele para que o animal esteja prestando atenção.

      Ao ligar o carro, a atenção dele deve estar toda em você. No começo talvez ele não consiga resistir, mas com o tempo e a repetição do exercício, você conseguirá fazê-lo manter o foco.

      Depois que ele não estiver atacando o carro ligado, o veículo pode começar a se movimentar lentamente, enquanto você o mantém ocupado.

      O treino atingirá seus objetivos quando o cachorro ouvir o ruído do motor de um carro e correr para você, para ganhar biscoitos e elogios.

      Boa Sorte!

      Excluir
  38. oi bom dia tenho um chow chow chow mesturado com pastor belga de 1 mês e 6 dias ele adora morde ate mesmo quando vamos fazer carinho na cabeca. dele qual do a minha filha pega ele no colo ele começa a.rangi. eu dou o comando do não ai ele Pr toque vc me indica.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      esse vai ser um cachorro mais graúdo e é importante que você o ensine desde cedo a não morder.

      Uma boa dica é castrá-lo, se você não pretende cruzar o animal. As duas raças que fizeram o cruzamento são temperamentais e territoriais, o que pode trazer problemas futuros.

      Para as mordidas, espere ele dormir ou ficar mais calmo. Passe a mão de leve nele, acariciando-o na cabeça. Se ele tentar morder, dê a ele um petisco (pode ser um grão da ração), demonstrando que sempre que ele permitir que você faça carinho, ele vai ganhar uma recompensa.

      Essa abordagem é positiva, isto é, ela visa a fazer o cachorro se sentir confiante no dono. E essa confiança é importante para que ele permita receber carinhos.

      Outra abordagem, disciplinadora, é segurar seu focinho com firmeza sempre que ele tentar morder. Diga "não", segurando o focinho próximo ao nariz, para que ele largue o que estiver mordendo.

      Alguns cães são mais rebeldes do que outros e esta última abordagem pode deixá-los desconfiados com o dono. Portanto, você deve verificar o temperamento dele e ver qual das duas abordagens melhor se identifica com seu cão.

      Boa Sorte!

      Excluir
  39. Olá,
    Tenho um chow chow que peguei com 46 dias e hoje está com 56 e a brincadeira dele é sempre mordendo e usei várias dicas como ignorar, dizer não e não funciona. Quando ignora ele vem atrás e continha mordendo os pés... e dizem que chow chow é bravo e etc.. estou com um pouco de medo

    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Seu Chow Chow é um cachorro um pouco temperamental e isso é normal na raça. São cães robustos e territorialistas quando adultos e que devem ser adestrados desde pequenos.

      Quanto às brincadeiras, você deve evitar aquelas em que ele possa morder você, como briguinhas, lutas, etc., principalmente aquelas em que ele puxa um pano ou corda que você segura. Isso pode instigá-lo a achar que pode medir forças com você.

      O ideal, em se tratando de brinquedos, são as cordas grossas de fibras vegetais, como algodão, presas em algum lugar fixo, para que ele morda sem incluir você na brincadeira. Bolas de pano e bichos de pelúcia também são uma boa dica.

      Quanto às mordidas, faça como foi dito no artigo. Quando ele começar a morder, diga "não" e aperte no focinho próximo ao nariz, uma pressão apenas suficiente para ele largar o que estava mordendo.

      Boa Sorte!

      Excluir
  40. Oi, tenho uma filhote de lhasa apso com quase 4 meses, ela morde muito todos da casa, e quando digo não e saio de perto ela vai atrás e me morde de novo, ela acha que tudo é brincadeira, porém tá começando a machucar as mordidas, e às vezes quando dou um tadinha nela, ela continua mordendo e latindo pra mim, não sei se ela acha que ainda é brincadeira ou se ela está me desafiando, mas preciso de ajuda urgente ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      para cães que adoram morder, a melhor atitude é apertar o focinho até que o animal pera o interesse na brincadeira.

      Quando damos tapinhas, ralhamos ou fazemos outras atitudes, eles acreditam que ainda é diversão e começam a latir e a avançar. Isso, com o tempo, acaba virando um transtorno.

      Faça assim:

      - aperte o focinho próximo ao nariz e solte apenas quando ela largar a mordida;
      - se ela segue você, mordendo os calcanhares, use o spray com água e diga "não";
      - se for muito frio onde você mora, esqueça o spray. Opte por uma lata pequena com algumas moedas dentro. Se ela vier morder seus calcanhares, largue no chão a lata, próximo dela para assustá-la;
      - amarre uma corda grossa de fibras naturais ou uma roupa de algodão em algum lugar e ensine-a a puxar com força. Nessa idade os dentes incomodam muito e ela precisa mastigar algo urgentemente.

      Boa Sorte!

      Excluir
  41. Olá...site é ótimo....tenho um Cocker de 08 anos misturado com vira-lata..tratado somente dentro de casa....feito um bebe.....nesse ultimo ano pra cá ele está mordendo pra valer todos da família.....sempre fica rosnando quando fazemos carinho nele...somente quando ele quer vem até a gente e vira um nenê....Vive me mordendo,pois ele me segue dia todo dentro de casa.....saio com ele de manha e de noite....ele adora passear.....mas estou ficando com medo dele,está muito traiçoeiro.....morde sem pensar várias vezes...parece um louco...depois passado alguns minutos ele volta ao normal....O que faço? Castrar seria a solução...ele é macho...8 anos...

    ResponderExcluir
  42. Olá,
    Cocker é um cachorro conhecido pelo seu temperamento obstinado. Ele é um pouco teimoso e parece que nunca amadurece, se comportando como filhote mesmo depois de adulto.

    Essa raça tem a tendência de morder o tempo inteiro. Nesse caso você pode utilizar nossas dicas de brinquedos interessantes. Para ele, amarre uma corda grossa de fibras naturais em algum lugar fixo. Quanto mais grossa melhor. Ensine-o a puxar com raiva, para que desconte toda sua atividade nela.

    Outra coisa, para as mordidas acostume-se a adestrá-lo com o spray de água. Diga "não" e direcione o jato no focinho. Evite olhos e orelhas.

    Para conseguir fazer carinho, pegue-o quando estiver calmo ou dormindo. Comece a acariciá-lo lentamente. Quando ele tentar morder ou se acordar, dê um petisco. A ideia é fazê-lo assimilar que, quando ele permitir carinho, será recompensado.

    Para evitar que ele puxe a guia durante o passeio, ou ataque outros animais, utilize as dicas deste artigo aqui:
    http://www.adestramento-para-caes.com/2013/06/aprendendo-passear-com-o-dono.html

    Quanto à castração, ela efetivamente contribui para diminuir a agressividade do animal.

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir