Adestramento de Cães - Filhotes que gostam de morder

Como ensinar  cachorro a parar de morder


O cachorro mordendo pode estar sinalizando várias coisas, como uma simples falta de adestramento de limites até a falta de respeito. Nesse caso, o cachorro só quer morder, o tempo todo.

Quando o cão morde o dono, ou quando o cachorro morde todo mundo, ele demonstra que não está respeitando a hierarquia da casa.

Ele acredita que pode morder porque foi ensinado a isso e ninguém o adestrou. Por esse motivo, é muito importante desenvolver atitudes, como fazer filhote de cachorro parar de morder tudo, por exemplo.

Nós não queremos um cachorro adulto mordendo as pessoas, igual ao que fazia quando era filhote.

Veja o que temos neste artigo:


  • 5 dicas ótimas para ensinar o cachorro a não morder; 
  • 3 dicas de como fazer cachorro parar de morder chinelo;
  • E você ainda vai aprender uma receita de repelente caseiro para cachorro nao roer moveis.


Meu cachorro morde tudo!

A situação é a seguinte: você tem um filhote que morde o tempo todo e acha isso engraçado. Mesmo que às vezes ele machuque alguém (afinal os dentinhos são bem afiados), a tendência é achar fofo.

Resultado de imagem para cachorro mordendoO mesmo acontece com o filhote que gosta de latir muito. A gente os ensina, mesmo sem querer, esses hábitos ruins.

Mas esse cachorro vai crescer e a mordida vai ficar mais forte. 

Nesse caso, quando cachorro morde dono, o que fazer?


5 dicas de como fazer o cachorro parar de morder

Pensando nisso, escolhemos algumas dicas para ajudar você a adestrá-lo ainda filhote, para que as brincadeiras não se transformem em maus-hábitos quando ele for adulto.

1) Primeiro de tudo: dê brinquedos a ele. Um filhote precisa exercitar sua mordedura.

É através dessas brincadeiras que ele se desenvolve física e psicologicamente. Além disso, os brinquedos divertidos, de pano,  cordas e de madeira, são boas formas de aliviarem o desconforto nas gengivas. A ideia é, também, fazer o mascote assimilar outro tipo de comportamento, como fazer o cachorro parar de morder objetos, como chinelos, cortinas, estofados, etc.

Também é possível oferecer-lhe brinquedos interativos, que o mantém ocupado durante muito tempo. Ele perde a vontade de morder outras pessoas. Esses brinquedos podem ser fabricados em casa mesmo ou adquiridos em pet shops.


Cachorro morde dono: o que fazer

2) Se você perceber que seu amiguinho tem o hábito de mordê-lo o tempo todo, é hora de procurar uma alternativa para evitar isso, como ensinar o cachorro a não morder o dono, por exemplo, sob nenhuma circunstância, nem mesmo de brincadeira.

Isso porque ele deve ser desencorajado a agir com hostilidade, mesmo brincando. Então, ensinamos  a ele brincadeiras menos agressivas e mais divertidas, já que ele pode ser um animal com tendências dominantes.

Se ficar confirmado isso (tendências dominantes), o adestramento do cachorro é uma ótima ideia, e inicia evitando diversões em que ele morda o dono constantemente. 


Ao invés disso, brinque com ele oferecendo objetos próprios para morder. Evite bolinhas de borracha, bichinhos de pelúcia e, em geral, a maioria dos brinquedos vendidos em Pet Shops.

Os bichinhos de borracha são feitos com material de baixa qualidade, que se esfarelam na boca do cachorro, produzindo resíduos de gosto desagradável para ele. Além disso, o cheiro da borracha deixa o brinquedo pouco atraente. São poucos os animais que realmente gostam deles.

Os bichos de pelúcia são forrados com material acrílico, o exterior é feito de poliéster, tudo artificial. Você nunca saberá o que o cachorro vai ingerir depois de rasgar o recheio. 

E os pelos se desgrudam do brinquedo, prendendo-se nos dentes e incomodando por muito tempo.

Prefira cordas grossas de algodão ou outra fibra vegetal. Fixe em algum lugar e o ensine a puxar até rasgar. Ele vai exercitar os dentinhos e brincar até a exaustão. Isso evita que ele morda o dono.


Como fazer o filhote parar de morder o pé

3) Os filhotes de cachorro têm a tendência a morder o pé do dono. É a parte do corpo mais próxima a ele, e também tem os chinelos e os cadarços do sapato. Tudo isso é divertido nessa fase. 

Com o tempo, ele pode crescer e aumentar de porte, daí você vai ter que se preocupar em fazer o cachorro parar de morder a mao, porque ele irá desenvolver esse novo interesse.

As mordidas insistentes do cachorro devem ser combatidas ensinando-o o valor da palavra "NÃO". Ainda em filhote ele vai ter que aprender isso, se for um animal agressivo. Lembre-se: as mordidas perdem a graça quando ele cresce e fica mais forte.

Então, siga esta dica: Ao mesmo tempo em que usa a palavra "NÃO", você o levanta do chão. Quando não consegue se apoiar nas patas posteriores, o cachorrinho para de morder.

4) Afaste-se dele quando teimar em aplicar os dentes em você.

Ele deve perceber que a brincadeira termina quando ele não se comporta. Vire-se e olhe para outro lado. Quando ele se acalmar volte a brincar, mas sempre evitando que ele tente dominar você através das mordidas.

5) Aperte o focinho dele, próximo ao nariz (sem machucá-lo). A pressão leve deve ser suficiente para que ele abra a boca e solte sua mão (ou outra parte do corpo que ele estiver prendendo com os dentes). 

Volte a repetir a ação sempre que ele teimar em morder. Esse treino é bastante rápido e ele compreende logo, passando a evitar repetir o ato.

Você pode, também, colocar seu polegar dentro da boca do cachorro e o indicador no seu queixo, formando uma espécie de gancho, pressionando para baixo até o animal largar o que estava fazendo.


Como fazer o cachorro parar de morder [Vídeo]




Por que o cachorro gosta de morder?

Geralmente o cachorro gosta de morder a mão do dono, ou de quem tenta acariciá-lo.

Muitas vezes o cão adulto foi encorajado a ser mais hostil com as pessoas, inclusive do seu núcleo familiar. Veja como isso acontece neste artigo: Por que o cachorro morde?

De uma forma geral um cachorrinho novo sempre passa por uma situação delicada com relação a seus dentes.

Os dentinhos de leite dos filhotes, como os nossos, caem para o nascimento dos permanentes. A diferença é que a velocidade da troca é muito maior.

A maioria dos cachorros já fez a mudança da dentição ao redor dos 7 meses. Mesmo assim os dentinhos ainda estão em crescimento.

Essa situação provoca por vezes uma coceira forte na gengiva e uma grande vontade de morder.

Devemos levar em conta que os dentes são a aparelhagem com que a natureza presenteou os cachorros para a sobrevivência. Desde cedo eles procuram desenvolvê-los através de brincadeiras e outras atitudes, como roendo ossos, madeira, etc.

Além disso, filhotes gostam de testar a força da própria mordida em seus companheiros de brincadeira.

Eles procuram dominar os outros animais que se relacionam com eles. 

Ainda na infância eles já procuram descobrir quem vai subjugar quem.

Se o dono não o docilizar ele levará esse hábito para toda a vida, acreditando que é lícito morder quem quiser, seja por brincadeira ou por desagrado mesmo. Será um cachorro que gosta de morder tudo.

Ao persistirem esses hábitos, o cachorrinho vai desenvolver-se acreditando que pode morder o dono e todas as demais pessoas da família.

Com o tempo, a força da mordedura do animalzinho vai aumentar substancialmente, deixando de ser uma brincadeira agradável para talvez tornar-se uma ameaça.

Além disso, o cachorro pode querer estender os hábitos às visitas, aos demais animais domésticos, aos vizinhos e, talvez, caso esteja solto na rua, a pessoas desconhecidas.


Como fazer cachorro parar de morder chinelo

Nossos mascotes têm um certo prazer em atacar nossos chinelos. Além da borracha (ou couro, se for o caso) ser ótima para seus dentinhos, os chinelos guardam o cheiro do dono.

Nesse caso, vamos apresentar 3 dicas pra fazer o cachorro parar de morder chinelo:

1) Não deixar à disposição. Tudo o que o cãozinho não consegue ver, ele não vai destruir. Se chinelos, sapatos e outros acessórios estiverem guardados em segurança, o mascote não vai poder mastigar.

2) Usar o poder da troca. Quando o cachorro estiver "comendo" seu chinelo, use outro brinquedo (algum que ele goste muito) ou uma guloseima (petiscos, biscoitos) para efetuar uma troca.

Insistindo nisso, com o tempo ele vai pegar seu chinelo e trazer até você, esperando ser recompensado.

Se você acostumá-lo a isso (em vez de gritar, brigar ou assustá-lo), ele agirá com naturalidade, procurando seus chinelos ou sapatos para trazê-los até você e receber a recompensa.

3) Usar repelentes caninos. Se nada deu certo, se ele não aceitou "trocar" seus chinelos por petiscos, borrife um pouco de essência repelente (adquira em pet shops) nos sapatos.

Se você fizer isso durante alguns dias, a tendência é que o cachorro abandone esse hábito. De vez em quando repita o processo, para ficar bem fresco na sua memória.


Meu cachorro come tudo que ve pela frente: o que fazer

Deve-se compreender que quase tudo o que um filhote faz é sempre divertido. No entanto, alguns hábitos que o animalzinho adquire na infância podem ser bastante desagradáveis na idade adulta. E nós criamos cachorros para toda a vida, e não para uma única fase.

Esses comportamentos podem causar o abandono dos cãezinhos quando adultos. Muitos donos perdem a paciência com costumes inaceitáveis do cachorro, que eles mesmos encorajaram quando filhotes.

A melhor época para o adestramento é sem dúvida a infância. Durante essa fase, o filhotinho irá aprender tudo o que lhe ensinarmos.

É nessa fase, portanto, que você deve prepará-lo para a vida adulta. Use todas as dicas que apresentamos. Treine-o e utilize os macetes que damos neste artigo.

Evite que ele comece a roer móveis e sapatos utilizando-se do repelente canino; use a palavra "NÃO", levante-o quando estiver sendo agressivo; use um spray de água, quando necessário.

Mas, o mais importante é prestar atenção no que estamos ensinando a ele. Às vezes ensinamos o que não devíamos. E quanto mais cedo os corrigirmos, melhor.


Repelente caseiro para cachorro não morder

A ideia de um repelente de objetos para cães vem da grande capacidade olfativa do animal. Um cachorro pode ter até 60 vezes mais capacidade de olfato do que nós, humanos.

Portanto, simplesmente misturando algumas essências que ele não gosta, nós conseguimos impedir que ele morda e mastigue os objetos da casa, ou até mesmo pare de demarcar o território (com xixi) onde não deve.

Ingredientes:

  • álcool (1 litro);
  • essência de citronela (100 ml);
  • creme à base de cânfora (2 colheres de sopa).

Agora é só misturar bem e colocar em um spray, borrifando em todos os locais e objetos que seu cachorro não pode morder. O cheiro da essência vai fazer toda a diferença.

Finalizando

Procure verificar se você não está estimulando nele comportamentos que futuramente irão se revelar bastante odiosos.


Para isso, observe seu cachorrinho e o visualize já adulto. 

Veja se aceitaria em um cão mais velho certas atitudes que hoje você tolera em um filhotinho.

Agindo assim, você terá certeza de que está criando um companheiro para a vida toda.


90% Truques. Sem adestramento.

Não gostamos de adestramentos longos e cansativos. Queremos "consertar" rapidamente os hábitos ruins dos nossos cachorros (latidos excessivos, destruição da casa, mordidas dolorosas, mania de ingerir fezes, etc.) sem adestrar, apenas com truques. 

90% Truques. Sem adestramento.





Outros artigos