Adestramento de Cães - Acessórios que auxiliam no treino (Parte I)


Como adestrar cachorro

Nem sempre é fácil tentar fazer com que o cão compreenda nossos comandos.

Raças de cachorro mais inteligentes conseguem aprender com alguma facilidade. Mas o comportamento canino pode ser um desafio.

Precisamos saber o que desejamos do cachorro. Alguns comandos básicos são bem simples e rápidos de ensinar. Truques como "sentar", "deitar", "fingir de morto", "dar a patinha", são assimilados com facilidade pelo cachorro.

Lógico, adestrar o cão adulto (ou idoso) não é tão simples como adestrar um cachorro filhote.

Ainda assim, você não vai ser complicado, porque normalmente o cachorro tem sempre a intenção de agradar ao dono, aprendendo os comandos com rapidez.

O que é adestramento de cães

Filhotes de cachorro, por exemplo, precisam de algum tempo para reconhecerem os comandos ensinados.

No entanto, depois de aprenderem os truques certos, são rápidos em executá-los.


Isso configura o adestramento de cães: ordens repetidas e treinadas que condicionam o cachorro à obediência. 

Esses comandos têm que ser repetidos até que ele os decore, e passe a agir instintivamente.

Ao adestrar o cachorro, você na verdade estará condicionando seu cérebro a agir de determinada forma através da repetição de atitudes e palavras.

As manias chatas - latido excessivo, cachorro chorando, cachorro mordendo, etc.

Os truques como "sentar" e "deitar" são bem fáceis, mas se o problema é combater aqueles hábitos insuportáveis, a coisa muda de figura.

Normalmente é mais simples ensinar alguns comandos pra ele do que mudar essas atitudes.

Por esse motivo, às vezes é melhor utilizar alguns acessórios e truques pra adestrar o cachorro sem que ele perceba.

Isso acontece quando, aos poucos, e de forma bem gradual, desestimulamos o animal a continuar agindo errado, convidando-o a mudar suas atitudes.

A tarefa, então, será oferecer outros hábitos menos chatos pra ele, dando outras opções mais saudáveis. Os acessórios, nesse contexto, funcionam como gatilho mental.

Adestramento de cães

Esses acessórios também ajudam o cão a reconhecer, de forma rápida, quais os comportamentos inaceitáveis.

Embora alguns donos acreditem que o cachorro feliz é aquele que faz o que quer e onde quer, pensamos de forma diferente; a disciplina e a educação caninas podem torná-los mais felizes do que uma existência sem regras. 

Isso porque sempre que o cãozinho faz algo errado, percebe que o dono assume uma atitude desagradável; no entanto, na maioria das vezes (caso não tenha recebido qualquer treino), ele não vai compreender a causa do transtorno. 

E vai repeti-la constantemente, criando um novo motivo de atrito.


Acessórios para adestramento de cães

Com esse objetivo, iremos mostrar a seguir alguns equipamentos bem úteis em treinos básicos de obediência e contenção.

Começamos com um acessório já utilizado há bastante tempo e que, no entanto ainda gera algumas dúvidas. 


O apito ultrassônico para cães funciona?

O apito ultrassônico para cachorros é uma técnica utilizada por muitos adestradores. Serve para cães de guarda ou pastoreio, e até mesmo para ensinar algumas regras ao cãozinho.


O apito funciona através de frequências maiores do que a que os humanos conseguem ouvir, embora se ouça alguma coisa.

Por esse fato ele alcança grandes distâncias. 

A frequência de sons que um cachorro ouve fica entre 10 hz e 40 hz, enquanto a nossa fica entre 16 hz e 20 hz.

Pelas características de frequência, o som do apito é muito diferente de qualquer outro ruído, e chama automaticamente a atenção do cão.

É inofensivo e muito útil em situações em que os animais de estimação estejam distante e você os queira chamar para perto. 

Também é utilizado para avisar o cão de guarda de que há algum perigo, deixando-o alerta.

Também se usa o apito ultrassônico para o cachorro parar de latir.

Nesse caso, o apito tem que ser utilizado juntamente com um comando específico, que é para o animal compreender o significado do som.


Como usar o apito ultrassônico

O treino é simples: adestrá-lo a aproximar-se quando soar o apito. Também pode-se treiná-lo a fazer ou deixar de fazer algo quando ouve o som.

Nesse caso, sempre que o cachorrinho estiver agindo de forma errada, seja puxando a guia, latindo em excesso ou, de modo geral, comportando-se inadequadamente, basta soar o apito.

Note que ele deve ser treinado a compreender o que significa o aviso sonoro. 

Por exemplo, quando ele late sem parar para as visitas, ou quando alguém pressiona a campainha de casa (algo muito comum), deve-se fazê-lo compreender que o comportamento é errado ao mesmo tempo em que soa o apito

Utilize-se de um spray com água ou um estalar de dedos. Em algum tempo ele já estará assimilando o som com a atitude inadequada.

Leia também: Como fazer o cachorro parar de latir

O equipamento não substitui o treino, apenas facilita a compreensão dos comandos.

Também não serve para uso em outros cachorros que não estejam treinados. 

Não é utilizado para que cachorros da vizinhança parem de latir ou se afastem. 

Trata-se de um som curioso e em região ultrassônica que faz o cachorrinho prestar atenção. Se ele estiver adestrado, irá obedecer.


Como usar o Dazer (espanta cachorro ultrassônico)

Outro equipamento bastante famoso, o Dazer, é utilizado normalmente como um aparelho sonoro para espantar cachorro. Ao ser acionado, ele emite um som também em regiões ultrassônicas, audível apenas ao animal, que o interpreta como algo desagradável, embora inofensivo.

O acessório caiu no gosto do público por ser eficiente em comandos de admoestação, isto é, quando você tem que ralhar com o animalzinho para que ele compreenda que o que fez é errado.

Esse método evita que o cachorro associe a bronca ao dono. 

O acessório age como se alguém estivesse disciplinando o cachorro anonimamente.

Embora utilizado, por vezes, para afastar cachorros estranhos ou com algum comportamento agressivo, sugerimos o seu uso apenas para fins de adestramento. 

Isso porque sua utilização em cães desconhecidos ou raivosos pode gerar um comportamento diverso do que o esperado. Ao invés de afastá-los, pode deixá-los mais bravos.


A utilização do Dazer (afastador de cães)


Em treinos com o Dazer, faça assim: verifique o comportamento canino que não é desejável, como fazer as necessidades no lugar errado ou latir em excesso. 

Flagre-o nessa atitude e acione o equipamento. Aos poucos ele vai compreender o que você espera dele.

O Dazer, diferentemente do apito ultrassônico, é utilizado exclusivamente para ensinar a seu cachorro o que ele NÃO deve fazer.


Como usar o Clicker (adestramento caseiro)

Já o adestramento com Clicker tem o objetivo completamente oposto. É utilizado principalmente para premiar um comportamento aceitável.


O Clicker no adestramento de cachorro funciona como um treino de encorajamento, quando associado à prêmios ou recompensas. 

Você também pode cumprimentar seu cachorrinho por ter completado a tarefa, obedecido o comando ou apenas por estar se comportando corretamente.

Testando o Clicker

Faça assim: ao ensinar comandos simples a seu cão, aperte o botão do Clicker quando ele agir da forma correta. Ele tem que associar o som a uma recompensa.

Clickers de um e de dois botões. Você pode ensinar um ou dois comandos com esse aparelho, já que cada botão emite um som diferente.

Finalizando

Com os acessórios certos, você vai poder ensinar quase qualquer coisa pro seu cachorro. Os comandos mais simples levam alguns minutos para serem assimilados. Comandos mais complexos podem demorar algumas horas.

Mas com o auxílio desses acessórios, tudo fica mais fácil.

90% Truques. Sem adestramento.

Admita, você não tem tempo, nem vontade, pra passar várias horas por dia adestrando seu cachorro. Não faça essa maldade com ele.

Assim como você, nós também não gostamos de adestramentos longos e cansativos. Queremos "consertar" rapidamente os hábitos ruins dos nossos mascotes.

Por isso, construímos o único método com 90% de truques, pra fazer ele ficar mais comportado.

90% Truques. Sem adestramento.

Até breve!