Adestramento de Cães - Qual o melhor alimento para seu cachorrinho?


A melhor ração para cachorro

Muitos donos têm dúvidas sobre qual a melhor comida para cachorro

Algumas pessoas ainda pensam que a comida que comemos pode ser dada a seu cachorrinho.


Esse não é o melhor alimento para cachorro. Dar comida para cachorro faz mal. Aquela comida que alimenta seres humanos é extremamente prejudicial ao cão.


Você costuma dar comida para cachorro em forma de ração ou de comida de gente?


Dar de tudo um pouco para seu animal de estimação pode fazê-lo adoecer. 

Mas qual o melhor alimento para o cão? 




O melhor alimento para cachorro

Neste artigo vamos explicar qual a melhor forma de alimentar o cachorro, com dicas do que o cão não pode comer, e o que ele pode.


Além disso, vamos esclarecer alguns pontos sobre a ração para cachorro e sobre alimentação de forma geral. 


Também vamos trazer informações sobre a comida preparada em casa, que você pode fazer e dar para seu cachorrinho ser mais saudável.


Comida de gato para cachorro

Ao contrário do que imaginam alguns donos, a ração de cachorro e a ração de gatos não é a mesma coisa. 

Cada uma delas é preparada para atender especificamente um tipo de animal, e não deve ser ingerida pelo outro.

Comida de gato para cachorro faz mal

Como cada espécie tem uma necessidade nutricional específica, ao alimentar um cachorro com a comida do gato, o cachorrinho estará ingerindo uma ração mais forte do que precisa. 

Veja aqui: Plano de saúde para o cachorro

A ração do gato vem acrescida de taurina, que é um aminoácido muito importante, essencial ao bichano, além de uma porção muito maior de proteína do que a do cachorro.


Porque cachorro não pode comer ração de gato

O excesso desses nutrientes pode prejudicar a saúde do cãozinho. 

Ainda mais que a ração do gatinho costuma ter uma porção maior de gordura, o que pode sobrecarregar o sistema digestivo do seu mascote.

Por outro lado, ao dar a ração de cachorro para o gato, o animal sofrerá com uma dieta mais fraca e com uma quantidade menor de nutrientes.

Pode sofrer, também, de problemas no trato urinário (que, em alguns casos, pode ser fatal) e digestivo.


Gato pode comer ração de cachorro e vice-versa?

Claro que não.

Nesse caso, o problema é que a comida do cachorro tem um percentual maior de amido, que não é digerido pelo gato.

O proprietário do pet deve levar em conta que o uso contínuo da ração errada pode provocar quadros complicados de saúde.

Rações para gatos são produzidas levando-se em conta animais mais sedentários, enquanto a de cachorros são adequadas para animais mais ativos. 

Portanto, quando o gato se habitua à ração do cachorrinho, pode, com o tempo, desenvolver situações graves, como convulsões e outros problemas neurológicos.

Cachorro comer ração de gato faz mal

As rações para felinos costumam ter uma variedade maior de sabores e texturas, o que agrada muito ao paladar do cachorro.

Como gatos são mais exigentes na hora de se alimentarem, a sua comida precisa ser sedutora, tanto em relação ao cheiro quanto ao sabor. E isso agrada também aos cachorros.


Mas cachorro não pode comer ração de gato. Isso não deve ser permitido.


Já os gatos que comem a ração do cachorrinho, em geral fazem isso por curiosidade ou ciúmes. É normal, às vezes, o felino querer ocupar o lugar do cão, para receber a mesma atenção.

Nesses casos, além de adestrar o cachorro a respeitar o pratinho de comida do gato, o proprietário deverá, também, ensinar o gato a não roubar a comida do cão.


O que o cachorro não pode comer

Evidentemente comida de gente está fora de questão. Embora você possa fazer a comida do seu cachorrinho em casa (desde que tenha a receita com os nutrientes necessários), a comida que comemos não é indicada para o animal. 

Além disso, muitos outros alimentos que consumimos fazem mal ao cachorrinho. Veja neste artigo aqui.

Posso dar comida de gente para meu cachorro?

A comida para humanos não é ideal para o cachorrinho. Além de ser muito temperada, é calórica e tem um percentual de gordura muito maior do que o animal precisa.

Temperos e condimentos podem fazer muito mal aos animais, e são especialmente prejudiciais aos cãezinhos.

Por ser calórica em excesso e muito gordurosa, a nossa alimentação pode levar o cachorro a ter problemas cardíacos, no fígado e, em alguns casos, obesidade.

Qual a melhor ração para cachorro?

Existem vários tipos de rações disponíveis no mercado. Tantas, que às vezes parece difícil escolher a melhor. Por isso, resolvemos resumir o que você pode encontrar, e as diferenças de qualidade entre os produtos.

1) Ração Tipo standard - são rações produzidas, geralmente, por empresas conceituadas e que buscam várias fatias de mercado, o que as leva a escolherem ingredientes de boa qualidade, como farinha de osso e carne, glúten e gordura animal, entre outras coisas. 

Costumam ser boas escolhas alimentares para os cães, e muito úteis por estarem em uma faixa de preço aceitável. No entanto, se você puder oferecer algo melhor a seu cãozinho, ele vai agradecer. 

Rações tipo standard geralmente são produzidas com proteínas de menor digestibilidade, como a soja, o que pode "estufar" o cachorro e provocar dificuldades digestivas.

2) Rações Premium (ou Super Premium) - a principal característica é a alta digestibilidade, permitindo que o alimento seja metabolizado facilmente. 

Rações desse tipo são produzidas com ingredientes que incluem a carne de frango, ovelha, peru, ovos, etc. Além disso, também é utilizada gordura de fonte animal, ou vegetal de origem nobre, como a linhaça.

Para saber se o alimento é realmente Premium, basta observar na embalagem a matéria-prima do produto. 

As informações devem incluir os tipos de carne e gordura existente. Através disso, pode-se saber o percentual de digestibilidade da ração.


Veja, também, se há a existência de fibras de moderada fermentação e ingredientes como o fruto oligo sacarídeo.

Este alimenta a flora bacteriana intestinal. Ambos são indícios da boa digestibilidade do alimento.

Alimentar cachorro com carne

Se a alimentação do animal for inteiramente à base de carne, ele corre o risco de contrair raquitismo nutricional, pois vai haver desequilíbrio entre cálcio e fósforo em sua dieta.

Apesar de acreditarmos que cachorros são animais essencialmente carnívoros, há indícios sugerindo que sua dieta seja mais variada. 

No reino animal, os lobos ao se alimentarem de suas presas, ingerem, além da carne, ossos, pele, pelos, vísceras e conteúdo intestinal.

Como lobos se alimentam, geralmente, de animais herbívoros, ao abaterem-nos acabam alimentando-se de vegetais, presentes em seu intestino.

Aliás, por esse motivo acreditamos que o cachorro tenha uma predileção por comer grama, às vezes.

Melhor ração para cachorro filhote

Hoje em dia as rações já vem identificadas pelo porte, idade e raça do cachorrinho.

Dessa forma, uma boa ração para o filhote deveria ser adequada a sua idade, a sua raça e o porte.



Mas qual a melhor comida para filhote de cachorro?

Se for optar pela ração, ela deve levar em conta o ganho de peso do filhotinho, que deve ser grande nos primeiros meses, enquanto ele se desenvolve.

Uma ração Premium ou Super Premium indicada para cães novos deve ser uma boa escolha.



Melhor ração para cachorro idoso

A ração para cães mais velhos é indicada para uma alimentação com menos sódio e gordura.

O trato urinário dos animais idosos deve ser protegido, por isso a ração costuma ter menor quantidade de sódio. Além disso, deve ser protegido também o fígado.


A ração do cão idoso deve ser suplementada, para proteção da sua saúde. As rações indicadas para cães mais velhos trazem a informação na embalagem.



A melhor ração tem que ser colorida?

Diferente do ser humano, o cachorrinho não liga muito para a cor da ração. Aliás, rações muito coloridas apresentam níveis desaconselháveis de corantes, aos quais seu cachorro pode ser alérgico.

Opte por produtos sem muita "cor". O que importa mesmo é o gosto do alimento, para o cachorro, e sua qualidade nutricional, para o dono.


O que o cachorro pode comer além de ração?

A ração é um alimento completo e fácil para dar ao cachorrinho, pois já vem pronta. Uma ração de qualidade é o suficiente para alimentá-lo.

No entanto, por melhor que seja a ração você também estará dando ao cachorro conservantes, aromatizantes, corantes e várias outras substâncias que não são naturais.


Cães alérgicos a um desses elementos podem começar a ficar doentes, perder pelo, ser acometidos de coceiras, feridas, parasitas.


Uma boa opção a isso é a alimentação natural para o cachorro. 



Alimentação natural

Neste material aqui você encontra tabelas de nutrientes obrigatórios na alimentação do cachorro, quantidade de calorias, vídeos explicativos, tabela de suplementos que devem ser adicionados e receitas fáceis.

Tudo isso produzido por nutricionistas e veterinários que pesquisaram o assunto.



Como preparar comida para cachorro

Você pode fazer em casa a comida do seu cachorrinho, evitando que ele tenha contato com produtos industriais.

Utilize as receitas em vídeo e as receitas explicadas neste guia.


Para que o alimento seja balanceado e seja nutritivo na medida certa, utilize as tabelas e os suplementos indicados.



Cachorro pode comer ovo?

Sim. Muitas rações contém ovo. 

Além disso, a alimentação natural pode ser feita em casa com o acréscimo de ovo, mas você deve saber exatamente qual a quantidade a ser adicionada. Todo excesso é prejudicial.


O cão pode comer ovo cozido, por exemplo, desde que na quantidade correta.



Qual o melhor horário para dar comida para cachorro?

Normalmente o cachorro irá se alimentar durante o dia.

Muito embora cães tenham hábitos noturnos, isto é, sejam noctívagos, eles podem ser adestrados a se alimentar durante o dia.


Ao comerem em horários diurnos eles ficam mais calmos à noite, não latem tanto e não ficam tão ativos.


Ao contrário, se eles comerem muito tarde, podem ficar mais ativos no período noturno, tornando-se agitados.



Alimentar cachorro quantas vezes?

Um cão deve receber comida pelo menos 3 vezes ao dia. Isso faz com que sua digestão seja facilitada.

O cachorro que come apenas uma vez por dia pode desenvolver alguns hábitos ruins, resultado da dificuldade do seu organismo em reter os nutrientes. Dê uma olhada neste artigo aqui.


Se você não tem condições de dar comida 3 vezes ao dia para seu cachorro, dê uma olhada neste artigo aqui e aprenda como tratar o cachorrinho que vai ficar muito tempo sozinho em casa.

Finalizando

Agora que você sabe um pouquinho mais sobre a nutrição do seu cachorrinho, não deixe de escolher a melhor ração para ele. E lembre-se de evitar dar a ele petiscos como pão, chocolate, doces, etc.