Como adestrar seu cão - 3 acessórios úteis no treino (Parte II)


Dicas que facilitam o adestramento do seu cachorro

Frequentemente vemos donos de cães que não sabem mais o que fazer para ensiná-lo a não fazer cocô ou xixi no lugar errado.

De outro lado, donos de cachorros agressivos, ansiosos, medrosos, ou, ainda, destruidores, chegam a pensar em abandoná-los, por conta dos hábitos insistentes e danosos.

Cães eventualmente desenvolvem atitudes ruins, e devem ser educados a mudarem de comportamento.

Adestramento de Cães reuniu 4 acessórios interessantes para quem precisa urgentemente educar seu cachorrinho.

Esses acessórios não substituem o adestramento; eles apenas atuam em conjunto para que o tempo gasto em educá-lo seja infinitamente menor.

Em alguns casos, esses acessórios são indispensáveis, de acordo com a personalidade de cada cachorro.

Cachorros ansiosos, medrosos ou muito bravos

Conforme já havíamos dito em Medo de fogos de artifício, a Thundershirt é um poderoso aliado quando lidamos com cães ansiosos, medrosos ou muito bravos.

Construída com fibras de algodão, juntamente com uma outra extremamente elástica, a Thudershirt "acolhe" o cachorrinho como em um abraço, mantendo-o seguro.

-->
Sua finalidade é aplicar uma pressão constante e firme nas áreas do pescoço, peito e lombo, agindo diretamente no sistema nervoso do animal, acalmando-o e o mantendo relaxado.

A Thundershirt é resultado de uma pesquisa realizada pelas pesquisadoras americanas, Dras. Temple Grandin e Linda Tellington-Jones.

Em seus estudos, cachorros com diversos hábitos ruins foram analisados, resultando em um padrão de modificação de comportamento da ordem de 80%.

Os resultados mais significativos foram percebidos em cães obsessivos (que se lambiam em excesso, ou que repetiam determinadas atitudes várias vezes), ansiosos (que choravam o tempo todo em uma viagem de carro, por exemplo), que latiam em excesso, pulavam nas pessoas, eram agressivos em demasia, entre outros.

Veja outros resultados da Thundershirt neste artigo aqui.

A roupa pode ser utilizada em cachorros de vários tamanhos, é ajustável, não pesa no corpo do animal e pode ser vestida por bastante tempo.

Neste artigo aqui nós explicamos algumas das utilidades da Thundershirt.

No entanto, mesmo sendo de grande auxílio no treinamento, a Thundershirt não o substitui.

Atitudes erradas do animal devem ser verificadas, para que se descubra a origem.

Comportamentos obsessivos talvez sejam curados (ou diminuídos) apenas com tratamento médico e remédios.

Casos como a raiva excessiva ou timidez podem ser sinônimos de que algo anda errado com seu cachorrinho, e um bom adestramento pode ser a solução.

No entanto, como dica de acessório auxiliar ao treino, a Thudershirt certamente é útil.

Xixi e cocô no lugar errado

Situações como essas são corrigidas através da educação. Ao ensinar ao seu cachorrinho as atitudes corretas, e punir as erradas, o animal fica apto a agir como queremos.

No entanto, muitos cãezinhos desconhecem as regras da casa, ou a vontade do dono, e simplesmente agem como acreditam ser o correto.

Outras vezes, há falta de comunicação, ou ela não é muito clara, o que acaba gerando confusão na mente do animal.

De qualquer forma, para abreviar o tempo necessário de aprendizagem, e para demonstrar claramente onde NÃO deve sujar, use o Afaste.

Composto de odores desagradáveis para o cachorro, o Afaste o deixa longe do local onde ele teve seu último "acidente", e de locais em que ele não deve sujar.

Como dissemos em Adestramento de Cães - Adestramento Para Cães, o cachorro é uma criatura que possui um ótimo olfato. Sua tendência, além do mais, é fazer as necessidades sempre no mesmo local. Por isso, o cheiro sempre o irá guiar nesse sentido.

Ao utilizar uma substância com um aroma detestável para ele, você o impede de se aproximar do lugar errado para se "aliviar".

Outras utilidades para essa essência é afastá-lo das plantas, dos vasos e impedi-lo de roer móveis.

O Afaste, apesar do cheiro horrível para o cão, tem um aroma de canela para os humanos, perfumando a casa ao ser utilizado.

Serve para cães e gatos, e pode sinalizar, também, locais que eles não podem frequentar, como o sofá, ou a cama. Também impede que seu cachorro mexa no lixo.

Cachorro que não para de latir

Em nosso artigo Como fazer o cachorro parar de latir demos algumas dicas importantes de adestramento, além de explicar as causas mais prováveis para um cachorro latir em excesso.

Treinos baseados na recompensa e no reforço das atitudes positivas tendem a dar certo na grande maioria das vezes.

Ensinar desde cedo ao cachorro que o latido insistente é ruim e não aceitável, é a melhor dica que podemos dar. Além disso, não motivá-lo a reagir de forma condenável, evitando que ele pense ser correto latir em demasia, é uma boa maneira de treiná-lo.

No entanto, nem sempre o comportamento equívoco do cachorro é revelado na frente do dono. Às vezes o animal apenas late com insistência quando está sozinho.

Por outro lado, há momentos em que é difícil ralhar com ele, seja porque está muito tarde, ou porque não foi flagrado no exato momento do ato ou, ainda, por estar muito longe do dono, tornando a bronca impossível naquela hora.

Nesse caso, uma boa dica é o uso de uma coleira anti-latido.

Diferentemente dos modelos que aplicavam um pequeno choque no cachorro quando ele latia, as coleiras anti-latido atuais funcionam através de ultrassom.

Sempre que o cachorro latir insistentemente o aparelho irá emitir pequenas ondas sonoras, em um nível que o cachorro detesta, forçando-o a ficar em silêncio. A repetição do processo o faz assimilar a lição.

O ruído não o machuca nem estressa. Mas é desconfortável para ele, e o faz ficar quieto.

Reforçamos, no entanto, que um cachorro obediente reage sempre de forma positiva aos comandos do seu dono, independentemente da utilização de acessórios.

O importante é que ele compreenda qual o comportamento que esperamos dele, para que não volte a incorrer em erros.

De qualquer forma, os acessórios apresentados são muito úteis e, em conjunto com um bom adestramento, podem se revelar um método eficaz de abreviar o treino.

Até breve!



Artigos relacionados: