[VÍDEO] Por que o cachorro come fezes?

coprofagia lhasa apso coprofagia bulldog francês coprofagia bulldog coprofagia border collie coprofagia bull terrier coprofagia beagle coprofagia canina remedio coprofagia canina shih tzu coprofagia em shih tzu tem cura coprofagia oq é oq é coprofagia guia coprofagia tem cura 

[VÍDEO] Quando cachorro come fezes - Coprofagia canina

Coprofagia (significado): hábito do cachorro de ingerir fezes (as dele mesmo ou de outro animal). A coprofagia em cães significa uma compulsão incontrolável por fezes. 

A palavra Coprofagia, que significa ingerir fezes, quando aplicada ao cachorro, explica essa necessidade de comer cocô.

Às vezes eles sentem necessidade de suplementar sua alimentação habitual. Nesse caso você terá que ver se não está faltando nutrientes na comida do seu mascote. No entanto, às vezes há outros motivos, e isso é o que vamos explicar neste artigo.


Cães coprófagos irão se alimentar do material sempre que tiverem uma oportunidade. No entanto, coprofagia canina tem cura.


Como explicamos no artigo anterior, as 3 causas da Coprofagia são:

  • Problemas de Saúde;
  • Problemas Comportamentais; e
  • Problemas Nutricionais.

Coprofagia canina

Neste artigo, vamos ver as respostas para estas dúvidas:

  • O que é coprofagia em cães;
  • Coprofagia canina - o que fazer;
  • Coprofagia - filhotes;
  • Coprofagia em cadelas que recém tiveram filhotes;
  • Coprofagia em cães criados juntos (mais de um cachorro);
  • Coprofagia - tratamento/medicamento;
  • Coprofagia - raças de cachorro;
  • Coprofagia de origem comportamental.

Para tratar a coprofagia (caso já tenha se instalado), ou para saber como evitar a coprofagia em cãesincluímos, neste artigo, um vídeo explicando as Causas da Coprofagia de Origem Nutricional. Este vídeo faz parte do curso de Combate à Coprofagia, da Enciclopédia do Cachorro Bagunceiro.

O Módulo Completo é composto por 7 Vídeo-Aulas + PDF (livro digital) + Fórum de Dúvidas.



Coprofagia, como resolver? Como evitar a Coprofagia? Meu cão come fezes!

Muitos cachorros acabam desenvolvendo, com o tempo, algumas manias erradas, e isso leva à coprofagia, o que é uma consequência de suas atitudes.

Comer fezes, por exemplo, que é coprofagia animal, é um costume que o cão adquire e que deve ser retirado através de condicionamentos, treinos e/ou mudança de hábitos.

Portanto, não é necessário adestrá-lo para convencê-lo a deixar de comer as próprias fezes. Através de algumas atitudes, condicionamentos e truques, você consegue evitar que esse hábito se estabeleça. Dessa forma, você não precisará de um adestramento para tratar a coprofagia.

coprofagia canina lhasa apso coprofagia medicamento  coprofagia o que fazer coprofagia pug coprofagia pinscher coprofagia produto remedio para coprofagia que coprofagia coprofagia q significa coprofagia raças coprofagia shih tzu coprofagia solução coprofagia tratamento coprofagia tratamento caseiro

Coprofagia: Como evitar? Como evitar que cachorro come fezes e como resolver a Coprofagia?

Pode-se evitar a coprofagia em cães aumentando a qualidade nutritiva da ração. A mesma atitude pode ser tomada com relação à coprofagia em filhotes. Quando o cachorrinho demonstra alguma carência de nutrientes em sua alimentação, pode acabar se tornando coprófago.


Muitas vezes a principal razão pro cachorro comer fezes está justamente em uma dieta pobre. Quando oferecemos ração de baixa qualidade, ou em quantidade insuficiente, o animal pode tentar reforçar o alimento ingerindo uma segunda vez, isto é, comendo fezes.


[VÍDEO] 10 Dicas pro cachorro parar de comer fezes

Isso porque, ao receber ração de qualidade inferior, o cão continua faminto, mesmo se tiver ingerido grande quantidade de comida. 

Essa fome toda o faz buscar nas próprias fezes o aumento da saciedade, ou seja, matar o restante da fome.


Como tratar a Coprofagia (Adestramento X Coprofagia) - Ensinando o cachorro a não comer fezes


De forma geral, esses são os 3 motivos da coprofagia:

Coprofagia canina - Causas:

  • Problemas de Saúde;
  • Problemas Comportamentais; e 
  • Problemas Nutricionais.
Nem sempre o animal segue repetindo isso pela vida toda, entretanto. Pode ser que seja uma fase passageira ou, ainda, um episódio único.

Nesses casos, o dono deve fazer uma avaliação para tomar as decisões corretas.

A coprofagia em filhotes, por exemplo, se tiver origem em uma alimentação deficiente, não irá desaparecer com nenhum tipo de adestramento. Afinal, seu organismo "necessita" dessa nutrição extra. E isso o obriga a comer fezes.


De igual forma, quando mantemos o animal preso em um local muito sujo e pequeno, é natural que ele procure se livrar do cocô.


É fundamental investigar as causas do hábito, pois seu mascote pode adquirir parasitas muito fortes alimentando-se desses dejetos. 

Além disso, é um costume que você não deve deixar enraizar-se no seu comportamento.


O que é coprofagia animal - O que fazer quando o cachorro come fezes - tratamento

Às vezes a vontade de ingerir cocô é causada pela baixa autoestima do animalzinho, que procura esconder algo que considera errado.

Ele pode estar tentando se livrar do material antes que você o veja. A única forma que ele tem pra fazer isso é comendo.

Quando é por esse motivo que o cachorro come fezes, tratamento tem que ser feito respeitando a causa desse problema.

Às vezes o dono ralhou com seu mascote quando ele fez as necessidades no lugar errado. O cachorro pode ter ficado tão assustado com a bronca que, da próxima vez, vai ingerir as fezes, pra você não ter oportunidade de brigar novamente com ele.


Coprofagia - motivos

Isso pode explicar porque o cachorro come as fezes dele, mesmo quando tem uma alimentação de boa qualidade e não apresente motivos de saúde.

No caso que vimos, bastaria uma mudança de atitude na relação entre dono e cão. Isso é explicado em detalhes no nosso curso Combate à Coprofagia, que faz parte da Enciclopédia do Cachorro Bagunceiro.

Para resolver definitivamente o problema da Coprofagia, o adestramento comum não funciona. A ideia é, em primeiro lugar, descobrir a causa. Depois, tratar esse hábito utilizando truques, acessórios ou medicamento.


Coprofagia - tratamento (O meu cão come fezes)

Ao nascer, o filhotinho precisa de estímulos da mãe para que seu sistema digestivo funcione corretamente. Dessa forma, a cadela lambe repetidas vezes a barriga do filho, estimulando o intestino.

As fezes do bichinho são ingeridas pela mãe. O ato tem duas explicações: primeiro, ela impede que o ninho fique sujo, atraindo parasitas; depois, essa atitude deixa o filhote limpo, e isso é importante para sua saúde.

Manter o ninho limpo é prioridade para a mãe. Além disso, ela tem que fazer o intestino do filhote funcionar. Isso é instintivo para ela.

Dessa forma, a mãe irá ingerir regularmente as fezes do filhote. E ralhar com a cadela que está limpando o ninho, é um erro que pode causar muitos transtornos. Afinal, a cadela pode ficar confusa se receber uma bronca por fazer a sua obrigação.

Por outro lado, esse pode ser o motivo porque filhote de cachorro come fezes. Ele pode ter se acostumado a vê-la limpando o ninho (ingerindo fezes) e depois resolveu imitá-la. 

E, com o tempo, a cadela pode se habituar a essa mania, também, de tanto ter ingerido as fezes do filhote.

Uma atitude positiva que pode ser feita pelo dono é ajudar a cadela, limpando o ninho sempre que estiver sujo, para que ela tenha menos contato com o cocô. Isso evita que ambos, mãe e filhote, corram o risco de virarem coprófagos.

Coprofagia - solução (Porque cachorro come fezes de outro)

Outro problema que pode acontecer com cadelas que recém tiveram filhotes, é uma carência nutricional. Elas podem buscar mais nutrientes nas fezes de outros animais, já que não estão recebendo o suficiente na sua própria ração.

Por esse motivo, é importante que a ração que damos à mãe seja forte o suficiente para mantê-la saudável durante esse período. Caso contrário, 
poderá sofrer de anemia e outros problemas de saúde.

Existem rações especiais para cadelas em período de gestação e também para cadelas que recém tiveram filhotes. Essas rações são reforçadas e impedem, principalmente, a anemia.

Coprofagia - o problema da hierarquia

Quando há uma clara hierarquia na casa, e um dos cães é o líder, o outro cachorro pode se sujeitar a comer suas fezes, como sinal de submissão.

Além disso, pode acontecer de um cachorro ser mais agressivo e impedir que o outro se alimente com tranquilidade. Nesse caso, o cão vai ingerir as fezes do líder, ou de outro animal, para tentar absorver nutrientes.

A solução é separá-los durante as refeições, ou então, habituá-los a comer juntos, mas com calma e respeito. Não é necessário adestrá-los para isso, basta utilizar uma das nossas dicas de condicionamento canino, através de alguns truques simples.

Coprofagia - raças de cachorro mais suscetíveis

Dentre as raças de cachorro que mais podem ter problemas com a Coprofagia, estão os Shih Tzu, Border Collie, Lhasa Apso e Bulldog. 

Isso parece ocorrer por conta do cruzamento excessivo entre cães de mesma família, o que pode fortalecer uma característica comum.

Além disso, é provável que a forma como foram construídas essas raças favoreceu essa marca nas linhagens.

Coprofagia canina: remédio (O cachorro come fezes)

Existem medicamentos que são utilizados para os casos em que o hábito já se tornou muito enraizado no cachorro, e ele não consegue parar mais com essa mania.

Para utilizar esse remédio, no entanto, é importante que o dono já tenha encontrado qual a causa da coprofagia, dentre as 3 causas que explicamos.

O cropovet deve ser receitado pelo veterinário. Sua função, basicamente, é tornar as fezes menos atrativas para o cachorro, fazendo-o perder o interesse pelo material, além de atuar no trato digestivo do cachorro.

90% Truques. 10% Treinos rápidos.

Não gostamos de adestramentos longos e cansativos. Queremos "consertar" rapidamente os hábitos ruins dos nossos cachorros (latidos excessivos, destruição da casa, mordidas dolorosas, mania de ingerir fezes, etc.) sem adestrar, apenas com truques. 

90% Truques. Sem adestramento.


49 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas! Muito úteis!:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigado pelo comentário. Dê uma olhada nos outros artigos, há muito material sobre saúde, comportamento e educação canina no site.
      Abraços!

      Excluir
    2. Muito interessante. Os meus comem fezes. Gostaria de saber mais sobre as consequências.... doenças... foi citado parasitas, mas além de parasitas? Vou melhorar a ração e suplementos pra ver se melhora. Aqui tenho uma mamãe q ensinou o bebé. Obrigada pelas dicas

      Excluir
    3. Olá,
      é muito comum a mãe ensinar aos filhotes esse hábito. Não significa que ela faz isso de propósito, mas é a forma como ela limpa o ninho, e pode ser que os filhotinhos vejam e aprendam a fazer o mesmo.

      No mundo selvagem, a loba tem que limpar muito bem o ninho para impedir que os filhotinhos adquiram alguma doença e até mesmo para evitar que o cheiro atraia outros predadores.

      As consequências são as parasitoses em primeiro lugar. Verminoses que podem passar de um cão para outro são muito comuns em fezes, principalmente em fezes de cães de rua. Além disso, há doenças que podem ser também transmitidas, como as zoonoses (doenças passadas do cão para o homem). Se ele come o próprio cocô, isso não é tão ruim, mas se como as fezes dos outros animais, como cães, gatos e pássaros, ele pode adquirir vermes e doenças perigosas, até mesmo mortais, e que podem infectar você.

      Por isso é muito importante descobrir a causa e agir com rapidez.

      Boa Sorte!

      Excluir
  2. Bom dia!
    Minha cadela está com este mal hábito horrível, eu deixava comida a vontade para elae para o outro em duas vasilhas separadas, foi então que começou o "inferno", brigas horrível ela até tirava sangue do outro que é um York e ela pequinêz, eu dou ração goldem premier uma ração super cara uma das mais rica em nutrientes, deixo a vontade para os dois então creio que não seja este problema de falta de alimentação por comer menos, até porque ela é a que manda no território de casa. Alimentação duas vez ao dia de manha e de tarde.
    Quanto higiene eu tento sempre limpar as sujeiras logo em seguida, apenas brigo se ela fizer fora da área de marcada.
    Vermifugo eu já dei tem 6 dias, e ela já tem 9 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      esse realmente é um hábito muito ruim. No entanto é bom salientar que, para o cachorro, não é tão horrível assim. No reino animal é comum os cães, e até mesmo outras espécies, se alimentarem de fezes alheias como forma de suplementar sua alimentação. Mas vamos ver o que você pode fazer:
      - veja se é possível incrementar a ração com verduras, legumes e algumas frutas (evite, no entanto, frutas muito açucaradas, pois o sabor pode fazer com que o cão queira ingerir novamente as fezes).
      - veja se, durante os passeios, seu cachorrinho come grama e folhas que encontra. Isso pode significar que, apesar da ração ser Premium, ainda há falta de nutrientes.
      - em último caso, compre em pet shops essências que são adicionadas à ração e que fazem com que as fezes tenham odor e gosto ruim para o cachorro.
      - evite limpar todas a sujeira. deixe algumas à vista, e use um spray com detergente neutro ou sabão de coco para "regá-las". Dessa forma, se o cão tentar ingerir vai ter uma surpresa.

      Essas são algumas opções que você tem. O melhor, no entanto, é adestrá-la juntamente com essas ações.
      Boa sorte!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá,
      agradecemos o comentário! Fique à vontade para navegar pelo blogue e ler outras matérias de seu interesse.

      Abraços!

      Excluir
  4. Olá eu tenho um cachorrinho da raça Lhasa Apso ele tem 3 meses ja dei o vermifugo e ele como a ração golden mas tdas as vezes que ele defeca ele como ...não sei mais oque fazer..será que vc pode me orientar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      no mundo canino não é proibido comer as próprias fezes. Para o cão isso não tem nenhum problema, e pode ser uma forma de ingerir nutrientes a mais.

      Muitas vezes o cão busca no cocô uma alimentação mais reforçada, re-ingerindo o que foi descartado, para que passe mais uma vez no seu organismo.

      Se ele já foi desverminado, e se você o alimenta com uma ração premium, é possível que o ato tenha 3 motivos.

      a) ele come as fezes porque as acha saborosas;
      b) o número de vezes em que ele é alimentado por dia está errado;
      b) ele aprendeu a fazer isso (viu algum cachorro ou aprendeu sozinho) e vai ter que ser reeducado.

      No caso a) o alimento pode exalar um odor apetitoso, e ele pode se sentir tentado a prová-lo mais uma vez, através das fezes. Nesse caso, basta mudar a marca ou o sabor da ração.

      No caso b) se você o alimenta menos de 3 vezes ao dia, isso pode fazer com que, ao ingerir a ração, ele a coma tudo de uma vez só, fazendo com que seu organismo não absorva os nutrientes, obrigando-o a comer as fezes para regular isso. Nesse caso, basta regular a alimentação. Se você trabalha fora e não tem como alimentá-lo 3 vezes, procure adquirir um alimentador automático.

      No caso c) ele pode estar agindo apenas com teimosia. Nesse caso, não limpe as fezes. Deixe-as expostas e borrife sabão de coco, ou detergente com um spray. Quando ele ingerir, vai odiar o gosto e não fará novamente. Além disso, existem alguns extratos em pet shops que devem ser adicionados à ração, e que fazem as fezes adquirirem um gosto e um cheiro ruim para o cachorro, desencorajando-os a ingerirem.

      Dê uma olhadinha neste artigo aqui:
      http://www.adestramento-para-caes.com/2015/05/10-dicas-para-fazer-seu-cachorro-parar.html

      Nele, damos algumas dicas para ajudar o cachorro a não ingerir fezes.

      Boa Sorte!

      Excluir
  5. Muitoooo obrigadaa....foi bastante esclarededor....vou olhar sim.....amei tdo o conteúdo e vou ficar sempre conectada a tdos os arigos....obrigada mesmo!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite minha shiatsu está fazendo hoje 4 meses ela não come as fezes mais pega e leva pra outros lugares o que eu faço? E esta demorando 1 ou 2 horas depois que come para fazer o coco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      existem muitos motivos para que um filhote coma fezes. No seu caso, parece que ela está tentando limpar seu território. Existem métodos de adestramento que confundem o cão, e os fazem agir de forma errada. Mesmo que você não a tenha adestrado conscientemente, pode tê-la adestrado inconscientemente. Isso acontece, por exemplo, quando ralhamos com o cachorro ao fazer cocô. Eles podem interpretar isso erradamente. Outro caso pode acontecer quando o cachorro vê o dono limpando a sujeira e tenta imitá-lo.

      Faça assim: coloque um pouco de detergente em um borrifador e jogue sobre as fezes. Da próxima vez em que ela tentar pegá-la, o gosto do sabão vai impedir. Repetindo o ato ela vai aprender.

      Boa Sorte!

      Excluir
  7. olá bom dia! tenho um filhote de pastor alemão, não sei o que está acontecendo e nem porque ele está com alguns comportamentos estranhos, além de comer suas fezes, ele não para de morder nossos pés, quando vamos brincar com ele, ele só quer nos morder e não sei mais como agir nesta situação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      você tem dois problemas pra resolver: o hábito de ingerir fezes e as mordidas.

      Quanto ao hábito de comer fezes, verifique esses itens:
      - o cachorro deve comer 3 vezes ao dia. Nunca se deve dar apenas uma refeição, pois ele não consegue absorver todos os nutrientes de uma vez só, e vai voltar às fezes para re-ingerir o alimento.
      - Mantenha o cantinho dele limpo. Alguns cães sentem a necessidade de limpar seu território, e a única forma que conseguem pra isso é justamente ingerindo o cocô.
      - Verifique se ele está com a desverminação em dia. Há parasitoses que atingem o cachorro que o impelem a ingerir tudo quanto é porcaria, inclusive cocô.

      Dê uma olhadinha neste artigo aqui:
      http://www.adestramento-para-caes.com/2015/05/10-dicas-para-fazer-seu-cachorro-parar.html

      Quanto às mordidas:
      É normal ao filhote (principalmente os de grande porte) morder durante as brincadeiras. O que você deve fazer é ensiná-lo a parar com isso, através de um adestramento bem simples.

      Dê uma olhadinha neste artigo aqui:
      http://www.adestramento-para-caes.com/2013/06/adestramento-de-caes-filhotes-que.html

      Boa Sorte!

      Excluir
  8. Olá! Muito esclarecedora a matéria, mas ainda fiquei com dúvidas quanto ao comportamento da minha cachorrinha... ela é uma SRD de aproximadamente 1 ano e meio e porte P, mix de linguicinha. Come ração N&D, pet delícia, tudo do bom e do melhor, dividido em 3 refeições. Passeia duas vezes ao dia. Mas mesmo assim, quando vamos no parque, muitas vezes ela come fezes alheias (às vezes acho que são fezes humanas, de mendigos, eca!). Ou seja, ela não dá bola pras fezes dela. Desverminei faz 2 meses, será que já repito o vermífugo? Ela está com um pouco de anemia, mas está tomando suplemento de ferro. Enfim... o que posso fazer? Você pode me ajudar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      ingerir fezes pode ser um comportamento natural para o cachorro, mesmo que consideremos nojento. No seu caso, no entanto, o hábito pode estar diretamente relacionado à anemia.

      Essa deve ser sua prioridade, combater a anemia. Depois disso, você deve começar a adestrá-la durante o passeio. Utilize dois métodos:

      1) Você deve ralhar com ela sempre que se aproximar de fezes. O cachorro costuma cheirar as fezes alheias porque ela é um cartão de visitas. O cão consegue detectar muitas coisas sobre o animal apenas cheirando suas fezes. No entanto, ela deve aprender que ingeri-las é errado.

      2) Utilize-se de um galho de árvore com bastante folhas. Quando ela for cheirar as fezes, observe e, se ela demonstrar interesse em ingerir, coloque o galho em frente a ela, bloqueando-a. Isso é até mais eficaz do que ralhar com ela.

      Boa Sorte!

      Excluir
  9. Muuuiiito obrigada! Valeu mesmo! Quando são fezes de cães é só eu dizer "não!" que ela já se afasta. Vou testar essa técnica do galho no próximo passeio, pra evitar essas mais nojentinhas :)

    Valeu muito pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      faça isso e depois nos conte como foi a experiência!

      Boa Sorte!

      Excluir
  10. Minha cadela está comendo as vezes da minha gatinha é a mesma coisa ,que comer vezes dela propria?e o que devo fazer neste caso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      é muito importante que você não deixe sua cadela ter contato com as fezes do gato. Os cães demonstram muito interesse nesse material, porque a ração do gato tem muito mais tempero e sabor do que a do cachorro. Os gatos têm um apetite mais caprichoso, não comem qualquer coisa, então as empresas alimentícias são obrigadas a carregar muito mais em sal, temperos e especiarias.

      Isso pode inclusive causar problemas no trato urinário do gato, por causa do excesso de sódio.

      O resultado é que as fezes felinas atraem o paladar e o olfato do cachorro. Muito do tempero e do sal é descartado no cocô e o cão sente esse cheiro e tem vontade de provar.

      Se tiver condições, borrife detergente nas fezes. Se o cão tentar ingerir ele vai se arrepender rapidinho. Outra coisa que você pode fazer é adquirir suplementos específicos para espantar cães em lojas de pet. Ao ser dado ao gato, as fezes terão cheiro e sabor desagradável para o animal que quer ingeri-las.

      De qualquer forma, você sempre pode flagrar o cachorro e atingi-lo com um spray de água, dizendo "não", para que ele se afaste e seja, lentamente, adestrado a manter distância.

      É muito importante que o cão esteja bem alimentado, com ração de qualidade disponível pelo menos 3 vezes ao dia, como dissemos no artigo.

      Se o animal fica muito tempo sem comer, ou come uma ração inferior, esse hábito dificilmente será combatido.

      Boa Sorte!

      Excluir
  11. Tenho uma cadela vira lata de 8 anos... Há 1 ano vem desenvolvendo esse hábito de comer fezes. Será comportamental? Pode ser da idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Geralmente o cachorro tem um motivo específico para fazer isso. O animal pode estar com carência de alguma substância (em geral apresenta um grau de anemia), ou pode estar estressado.

      Dê uma olhada nestas dicas aqui:

      1) Veja quantas vezes dá comida ao cachorro. No mínimo, um cão precisa ser alimentado 3 vezes ao dia. Se ele come apenas uma vez ou duas, ele pode não estar absorvendo todos os nutrientes da ração. A refeição deve ser fracionada, para que o organismo consiga absorver tudo;
      2) Veja se ela não está estressada. Algumas mudanças mexem com o ânimo do cachorro, como mudar de endereço, mudanças na marca da ração, novas pessoas ou animais na casa, etc.
      3) Não deixe o animal preso no mesmo local o tempo todo.
      4) Veja se ela não está ansiosa por ficar muito tempo sozinha, ou por não ter sido adestrada.
      5) Com a idade o cachorro pode ter deficiência de alguma vitamina. Se ela não conseguir absorver da ração, você terá que dar suplementos a ela. Visite um veterinário e faça exames de sangue para detectar isso.

      Veja algumas dicas para fazê-la evitar a ingestão de fezes:
      1) Procure flagrá-la no ato e diga "não" de forma autoritária, para que ela compreenda que fez errado.
      2) Não deixe as fezes muito tempo "dando sopa" para que o cachorro vá ingeri-las. Limpe tão logo seja possível.
      3) Depois de adestrada, experimente deixar as fezes no local, sem limpar. Borrife detergente ou spray de sabão e deixe que ela experimente. O gosto ruim, junto com o adestramento, vai fazê-la pensar duas vezes antes de ingerir fezes.

      Boa Sorte!

      Excluir
  12. Muito obrigado pelo artigo, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Qualquer dúvida, escreva aqui que a gente tenta resolver!
      Abraços!

      Excluir
  13. Ola, tenho uma cachorra shih tzu de 1ano e desde que a comprei, ela apresenta esse "problema", quando a peguei estava com dois meses, ela come o próprio cocô, mas isso acontece quando não estou em casa ou na madrugada, ela tem uma alimentação com uma ração premium, não fica sem ração no pote, tem vários brinquedos, vamos passear todos os dias, o que me estranha é que ela ja veio com esse hábito e o veterinário disse que isso iria passar, mas ela ja está com 1 ano, ja dei remédio anticoprofalgia, comprei o spray, mas no caso ela so come quando eu não vejo, além de tudo ela espenha para cada toda e até em cima do sofá, sinceramente não sei mais o que fazer, ja tentei levar para fazer cocô na rua, mas como adquiriu o hábito de fazer na fralda higiênica, não faz na rua de jeito nenhum, não sei mais o que fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que você descreve, sua cachorro tem maus hábitos adquiridos desde a infância. Além disso, parece sofrer de um pouco de ansiedade.

      A ansiedade pode ser resultado de muitas horas de tédio. Cães que não encontram o que fazer durante a ausência do dono (e até mesmo quando ele está por perto) podem começar a desenvolver comportamentos errados.

      Você trata da ansiedade modificando a forma como seu cachorro interage com você e com a casa.

      - adquira brinquedos inteligentes, principalmente aqueles que a forcem a utilizar o raciocínio. Cães shih tzu preferem desafios de inteligência do que de força. Existem jogos de quebra-cabeça onde escondemos petiscos e que os forçam a se superarem para conseguir encontrar todos. Isso a manterá bastante ocupada. Pode, também, utilizar-se da famosa garrafa pet com furinhos e grãos de ração dentro. Dê uma olhada neste artigo aqui:
      http://www.adestramento-para-caes.com/2013/05/o-adestrador-de-caes-quando-o-cachorro.html

      Com relação ao cocô:
      É muito importante que você a ensine a fazer as necessidades na rua. O cão que sofre de ansiedade vai acabar ingerindo o cocô por causa do tédio e do estresse. Tente flagrá-la fazendo suas necessidades e leve o material inteiro, junto com o tapetinho, para a rua. Sente-se próximo, faça-a gentilmente cheirar o material, e dê um prêmio para ela. O ideal é você ter algum tempo disponível para esperar que ela faça tudo no tapete, e leve ambos para fora.

      Na eventualidade de não conseguir fazer isso, coloque detergente nas fezes e deixe-as ali. Ela não vai ingerir por causa do sabão. Ao ficar algum tempo sem comer as próprias necessidades (alguns dias, por exemplo), ela pode acabar perdendo o hábito.

      Boa Sorte!

      Excluir
  14. Boa noite, minha filha ganhou uma cachorrinha da raça shih tzu tem quatro meses, ela está começando a comer côco, como tenho que trabalhar não sei sevela está comendo neste periodo. Trabalho apenas seis horas só que fico preocupada com ela. Está comendo a ração da marca premeer, ela sempre me ler limpando a casa e tbm o lugar onde fazer suas necessidades. Quero resolver esse problema, não deixar a cachorrinha da minha filha comer coco. Me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Nós damos várias dicas neste artigo aqui. Procure segui-las e impedir que seu cachorrinho adquira permanentemente esse hábito.

      Além disso, temos mais dicas neste outro artigo:
      http://www.adestramento-para-caes.com/2015/05/10-dicas-para-fazer-seu-cachorro-parar.html

      Uma boa ideia é você evitar que ela a veja limpando o local. Também não faça muito escândalo quando a ver fazendo isso. Para alguns cães, é muito importante atrair a atenção do dono.

      Filhotes podem adquirir esse hábito por causa da curiosidade. Para eles aquele material é diferente. Eles também podem ter visto a mãe limpando o ninho dessa forma.

      Por outro lado, às vezes a ração é tão saborosa para eles que o aroma persiste nas fezes, e eles se sentem tentados a provar de novo.

      Veja este truque e verifique se ele funciona pra você:
      Deixe de limpar por uns 2 dias. Com um spray, borrife água com detergente ou sabão e veja se ela comeu o cocô. Repita o processo sempre que necessário, durante 2 dias.

      É possível que o gosto amargo do material a faça assimilar que não é uma boa ideia comer fezes.

      Além disso, tenha certeza de que ela já foi desverminada e que não esteja com carência de nutrientes.

      Boa Sorte!

      Excluir
  15. minha cachorra tem 4 meses e a 1 mes atras começou a comer as fezes ,ela e da raça shihtzu e ja estou ficando preocupada ,o que eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      É muito importante que você ensine sua cachorrinha nessa idade a não comer fezes. Dê uma olhada neste artigo aqui: http://www.adestramento-para-caes.com/2015/05/10-dicas-para-fazer-seu-cachorro-parar.html

      Alguns truques para evitar isso passam por um adestramento rápido, que a ensine sua cachorrinha a evitar esse comportamento. Isso se faz através de comandos, reprimendas e alguns macetes, como não deixar que ela veja você limpando o local, não permitir que, durante as brincadeiras ou passeio ela se aproxime muito das fezes de outros animais, por exemplo. Além disso, se habitue a deixar um cocô disponível a ela e o borrife com sabão ou detergente. Repetindo isso talvez ela se acostume a evitar o comportamento. Também procure em pet shops essências que afastam o cachorro. Elas são adicionadas na ração para que as fezes adquiram cheiro e sabor ruim para eles.

      Boa Sorte!

      Excluir
  16. Boa noite, tenho uma cachorrinha srd que teve filotes, e agora, 20 dias depois está comendo as próprias fezes. Como posso tentar resolver esse problema?

    Desde ja obrigada e parabens pelo site.��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      o comportamento da mãe ingerindo as próprias fezes é considerado comum. Ela também ingere as fezes dos filhotes, para que o ninho fique limpo. Esse é um comportamento instintivo e facilmente observável na natureza.

      No entanto, quando a fêmea começa a ingerir as próprias fezes, algo pode estar errado. A ingestão de fezes no cachorro geralmente está associada a verminoses, falta de nutrientes ou hábitos adquiridos.

      Por hábitos adquiridos podemos citar o fato dela estar ingerindo as fezes dos filhotes e, depois, se acostumar a isso. Mas você deve atentar também para a falta de nutrientes e às verminoses.

      Verifique se é possível desverminá-la; veja se a alimentação está correta; cadelas que tiveram filhotes precisam de alimentação especial durante todo o tempo em que estarão aleitando.

      Para cortar o hábito, dê uma olhada neste artigo aqui: http://www.adestramento-para-caes.com/2015/05/10-dicas-para-fazer-seu-cachorro-parar.html

      Boa sorte!

      Excluir
  17. Tenho dois cachorros um border collie e um pastor, o border collie é o mais velho ele tinha essa hábito e parou sozinho,porém com a chegada do pastor ele quer marcar território e quando colocamos comida para eles o border collie na sequência vai la perto de onde o pastor comeu e faz cocô estimulando o outro a comer. JÁ tentei de tdo mas não adiantou. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      alguns animais se sentem coagidos a ingerir o cocô dos outros, quando os consideram na liderança. Se for esse o caso, bastará adestrá-los que a situação diminuirá até desaparecer.

      No caso de ser problema de alimentação, veja a qualidade da ração e o número de vezes em que eles comem ao dia. Animais grandes como o border e o pastor precisam de ração premium, no mínimo 3 vezes ao dia.

      Além disso, evite por uns tempos alimentá-los com biscoitos caninos, ração em forma de patê, frutas adocicadas e sucos de fruta.

      Caso você tenha esses cuidados, o problema deve se resolver através de adestramento e condicionamento.

      Faça assim: adquira corantes e suplementos para esse tipo de problema. Eles fazem as fezes do cachorro adquirirem gosto, cheiro e cor desagradáveis ao cão. Devem ser ingeridos junto com a ração.

      Outra coisa que você pode fazer é evitar limpar as fezes, e borrifá-las com detergente. Isso vai fazer ele perder esse hábito.

      Boa Sorte!

      Excluir
  18. Olá, tenho um golden de 2 meses e algumas vezes ele come o próprio coco, a ração que damos é a Golden considerada premium, não são todas as vezes, mas quando acontece não da tempo de treinar pq nem chegamos a ver ele comendo, só vemos a sujeira que fica, o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Para evitar esse tipo de problema, além da ração ser premium, ela deve ser dada ao cachorro no mínimo 3 vezes ao dia.

      Caso isso não resolva, faça assim: adquira corantes e suplementos para esse tipo de problema. Eles fazem as fezes do cachorro adquirirem gosto, cheiro e cor desagradáveis ao cão. Devem ser ingeridos junto com a ração.

      Outra coisa que você pode fazer é evitar limpar as fezes, e borrifá-las com detergente. Isso vai fazer ele perder esse hábito.

      Boa Sorte!

      Excluir
    2. Olá,
      Para evitar esse tipo de problema, além da ração ser premium, ela deve ser dada ao cachorro no mínimo 3 vezes ao dia.

      Caso isso não resolva, faça assim: adquira corantes e suplementos para esse tipo de problema. Eles fazem as fezes do cachorro adquirirem gosto, cheiro e cor desagradáveis ao cão. Devem ser ingeridos junto com a ração.

      Outra coisa que você pode fazer é evitar limpar as fezes, e borrifá-las com detergente. Isso vai fazer ele perder esse hábito.

      Boa Sorte!

      Excluir
  19. Ola tenho um shitzu de 3 meses ... ela temno abto de comer o coco .. eu dava pra el golden de filhote, agora eu mudei ora uma propria de shitzu q é mais cara .. mas msmo assim o abto continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      muitos cachorros têm o costume de comer cocô. Filhotes são mais propensos a esse comportamento justamente porque eles têm que explorar seu ambiente, então ficam curiosos e podem experimentar.

      Acontece que algumas rações deixam um odor de comida no cocô e podem atrair o cachorro. Para evitar isso, é sempre bom manter o ambiente limpo, evitando que o animal comece a se comportar mal.

      Para cães que já adquiriram o hábito, aconselhamos dar uma olhada neste artigo aqui:

      http://www.adestramento-para-caes.com/2015/05/10-dicas-para-fazer-seu-cachorro-parar.html

      Além disso, monitore quantas vezes ele come por dia, sendo interessante que ele se alimente pelo menos 3 vezes.

      Em último caso, borrife as fezes com detergente, de forma a que ele prove e veja o gosto ruim. Faça isso algumas vezes, até ele perder o interesse.

      Boa Sorte!

      Excluir
  20. Meu cachorrinho come as fezes e qndo ele começou a comer parou de fazer as fezes no banheirinho dele oq devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      em primeiro lugar você deve verificar se a saúde dele está boa. Veja se ele está se alimentando bem, se bebe água regularmente. Depois veja se aconteceu alguma coisa traumática com ele, se a rotina dele se modificou, se há outro animal de estimação atrapalhando a vida dele.

      Algumas coisas que você deve pensar:
      - alimente-o com ração premium. As rações comuns não têm grande quantidade de nutrientes, e não conseguem satisfazer o cachorro. Isso o faz tentar suplementar sua alimentação nas fezes;
      - Dê comida ao menos 3x ao dia. Não dê tudo de uma vez. Fracione a quantidade indicada na embalagem e distribua ao longo do dia, para dar tempo do organismo digerir e aproveitar toda a comida.

      Para impedi-lo de comer fezes, borrife detergente com um spray no cocô. Ele vai provar e não vai gostar. Faça isso algumas vezes.

      Boa Sorte!

      Excluir
  21. Socorroooooo ���������� minha cachorrinha tem apenas dois meses e meio e já come as fezes é da shitzu,não sei como agir com ela,já troquei a ração duas vezes e alimento ela bem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      nessa idade o cachorro ainda está aprendendo o que deve e o que não deve comer. Isso acontece porque os filhotes são separados da mãe muito cedo. Quando eles convivem com mãe, ela "limpa" o ninho, ingerindo as fezes. Portanto o filhotinho não tem contato com cocô durante a infância.

      Quando o separamos da mãe ele pode acabar entrando em contato com as fezes e não sabe o que fazer com elas. Acaba, portanto, ingerindo.

      Em primeiro lugar você deve verificar a situação de verminoses. Veja se ele não está com esse tipo de problema. Veja, também, sobre a desverminação.

      Dê uma olhada nestes artigos aqui:

      http://www.adestramento-para-caes.com/2015/05/10-dicas-para-fazer-seu-cachorro-parar.html

      http://www.adestramento-para-caes.com/2013/06/filhotes-10-dicas-uteis-parte-i.html

      http://www.adestramento-para-caes.com/2013/07/filhotes-parte-ii-vacinacao-e.html

      - Mantenha o ambiente em que ela vive bem limpinho.
      - Compre uma ração menos saborosa. Muitas vezes o cachorro sente o cheiro da ração nas fezes e se sente atraído. Mudando para uma ração com menos odor e sabor (geralmente com menos sódio, corantes, aromatizantes, etc) o cachorro pode deixar de comer o cocô.
      - Evite dar guloseimas, doces e frutas para ela, impedindo que as fezes adquiram cheiro adocicado.
      - Veja com um veterinário se é possível, nessa idade, incluir na ração uma essência repelente. Ela acrescenta um odor e um gosto ruim às fezes, impedindo que o cachorro coma. Mas deve ser observado se um filhote pode ingerir essa essência.

      Boa Sorte!

      Excluir
  22. olá tenho um cao porte medio já veio para minha casa comalguns 4 meses eu tinha um pincher anão já velhinho e este meu ruca começou a comer as fezes dele do pincher morreu agora descobrio o taboleiro da minha gata que á noita fica dentro de uma despenssa ele entrame lá e roube mesmo os cócós da gata e come começou á coisa de 15 dias o outro morreu á 3 meses ele só come ração dou a ACTIVE MIX a outra ele não pega muito tive que optar pela MIXS noto nele que pareçe cão ogado come tudo o que encontra ás vezes até bichos não queria abitualo á nossa comida o cócó dele ele não come eu já não sei o que fazer não tenho puciblidades de ir para um vetirinário peço ajuda por favor ele é muito meigo bem tratado em todos os sentidos não faço ideia do que se trata só sei que de onde ele veio era muita miseria e comia batas fritas ossos tudo eu não dou da nossa comida pois ele tem a casa por conta dele vive solto e assim as fezes não cheiram mal e tambem esta zona é de muita mosca e por isso só queria dar ração é mais limpo no inicio ralhei com ele pelos sitios que fazia cócó mas valeu a pena acho eu pois é limpo nele o que será ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      quando o cachorro começa a ingerir fezes, você deve verificar se ele não está com vermes. Para isso, ele deve ser examinado e o veterinário deve receitar um remédio anti-vermes. Muito provavelmente ele demonstra esse comportamento.

      Além disso, aposte em rações de qualidade, tipo premium, para ele conseguir se alimentar devidamente.

      Outra coisa, evite que ele tenha acesso à areia do gato. Cães normalmente demonstram alguma preferência por ingerir o cocô dos gatos. Evite que ele consiga.

      Dê uma olhada neste artigo aqui, onde damos dicas para evitar o problema:
      http://www.adestramento-para-caes.com/2015/05/10-dicas-para-fazer-seu-cachorro-parar.html

      Boa Sorte!

      Excluir
  23. Também estou passando por esse mesmo problema, tenho um pastor alemão ela já está Ana fase adulta, e de uns tempo para cá começou a desenvolver esse mal hábito,quando eu alimentava ele 3 vezes ao dia ele não tinha esse mal hábito, quando passei alimentar só 2 vezes ao dia em grandes quantidades ele começou a ter esse comportamento. Quero saber se é por isso que ele desenvolveu esse mal hábito? Mim ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não dá pra saber com 100% de certeza que foi o fato de você mudar a forma como o estava alimentando que o fez ingerir fezes.

      Você deve eliminar outras hipóteses: verminose, ansiedade e estresse, por exemplo.

      Mas é importante que o cão adulto receba sua alimentação 3x ao dia, no mínimo. Isso facilita sua digestão, já que não consome tudo de uma vez. Se puder, fracione mais ainda, 4x por exemplo.

      Se não tiver tempo, invista em um alimentador mecânico. Com ele, basta estabelecer os horários em que a ração deve ser distribuída. Assim você terá certeza que seu mascote vai comer mais tranquilo.

      Além disso, veja este artigo aqui, com dicas para ajudar nesse problema:
      http://www.adestramento-para-caes.com/2015/05/10-dicas-para-fazer-seu-cachorro-parar.html

      Boa Sorte!

      Excluir