[VÍDEO] Por que o cachorro come fezes?

coprofagia lhasa apso coprofagia bulldog francês coprofagia bulldog coprofagia border collie coprofagia bull terrier coprofagia beagle coprofagia canina remedio coprofagia canina shih tzu coprofagia em shih tzu tem cura coprofagia oq é oq é coprofagia guia coprofagia tem cura 

[VÍDEO] Quando cachorro come fezes - Coprofagia canina

Coprofagia (significado): hábito do cachorro de ingerir fezes (as dele mesmo ou de outro animal). A coprofagia em cães significa uma compulsão incontrolável por fezes. 

A palavra Coprofagia, que significa ingerir fezes, quando aplicada ao cachorro, explica essa necessidade de comer cocô.

Às vezes eles sentem necessidade de suplementar sua alimentação habitual. Nesse caso você terá que ver se não está faltando nutrientes na comida do seu mascote. No entanto, às vezes há outros motivos, e isso é o que vamos explicar neste artigo.


Cães coprófagos irão se alimentar do material sempre que tiverem uma oportunidade. No entanto, coprofagia canina tem cura.


Como explicamos no artigo anterior, as 3 causas da Coprofagia são:

  • Problemas de Saúde;
  • Problemas Comportamentais; e
  • Problemas Nutricionais.

Coprofagia canina

Neste artigo, vamos ver as respostas para estas dúvidas:

  • O que é coprofagia em cães;
  • Coprofagia canina - o que fazer;
  • Coprofagia - filhotes;
  • Coprofagia em cadelas que recém tiveram filhotes;
  • Coprofagia em cães criados juntos (mais de um cachorro);
  • Coprofagia - tratamento/medicamento;
  • Coprofagia - raças de cachorro;
  • Coprofagia de origem comportamental.

Para tratar a coprofagia (caso já tenha se instalado), ou para saber como evitar a coprofagia em cãesincluímos, neste artigo, um vídeo explicando as Causas da Coprofagia de Origem Nutricional. Este vídeo faz parte do curso de Combate à Coprofagia, da Enciclopédia do Cachorro Bagunceiro.

O Módulo Completo é composto por 7 Vídeo-Aulas + PDF (livro digital) + Fórum de Dúvidas.



Coprofagia, como resolver? Como evitar a Coprofagia? Meu cão come fezes!

Muitos cachorros acabam desenvolvendo, com o tempo, algumas manias erradas, e isso leva à coprofagia, o que é uma consequência de suas atitudes.

Comer fezes, por exemplo, que é coprofagia animal, é um costume que o cão adquire e que deve ser retirado através de condicionamentos, treinos e/ou mudança de hábitos.

Portanto, não é necessário adestrá-lo para convencê-lo a deixar de comer as próprias fezes. Através de algumas atitudes, condicionamentos e truques, você consegue evitar que esse hábito se estabeleça. Dessa forma, você não precisará de um adestramento para tratar a coprofagia.

coprofagia canina lhasa apso coprofagia medicamento  coprofagia o que fazer coprofagia pug coprofagia pinscher coprofagia produto remedio para coprofagia que coprofagia coprofagia q significa coprofagia raças coprofagia shih tzu coprofagia solução coprofagia tratamento coprofagia tratamento caseiro

Coprofagia: Como evitar? Como evitar que cachorro come fezes e como resolver a Coprofagia?

Pode-se evitar a coprofagia em cães aumentando a qualidade nutritiva da ração. A mesma atitude pode ser tomada com relação à coprofagia em filhotes. Quando o cachorrinho demonstra alguma carência de nutrientes em sua alimentação, pode acabar se tornando coprófago.


Muitas vezes a principal razão pro cachorro comer fezes está justamente em uma dieta pobre. Quando oferecemos ração de baixa qualidade, ou em quantidade insuficiente, o animal pode tentar reforçar o alimento ingerindo uma segunda vez, isto é, comendo fezes.


[VÍDEO] 10 Dicas pro cachorro parar de comer fezes

Isso porque, ao receber ração de qualidade inferior, o cão continua faminto, mesmo se tiver ingerido grande quantidade de comida. 

Essa fome toda o faz buscar nas próprias fezes o aumento da saciedade, ou seja, matar o restante da fome.


Como tratar a Coprofagia (Adestramento X Coprofagia) - Ensinando o cachorro a não comer fezes


De forma geral, esses são os 3 motivos da coprofagia:

Coprofagia canina - Causas:

  • Problemas de Saúde;
  • Problemas Comportamentais; e 
  • Problemas Nutricionais.
Nem sempre o animal segue repetindo isso pela vida toda, entretanto. Pode ser que seja uma fase passageira ou, ainda, um episódio único.

Nesses casos, o dono deve fazer uma avaliação para tomar as decisões corretas.

A coprofagia em filhotes, por exemplo, se tiver origem em uma alimentação deficiente, não irá desaparecer com nenhum tipo de adestramento. Afinal, seu organismo "necessita" dessa nutrição extra. E isso o obriga a comer fezes.


De igual forma, quando mantemos o animal preso em um local muito sujo e pequeno, é natural que ele procure se livrar do cocô.


É fundamental investigar as causas do hábito, pois seu mascote pode adquirir parasitas muito fortes alimentando-se desses dejetos. 

Além disso, é um costume que você não deve deixar enraizar-se no seu comportamento.


O que é coprofagia animal - O que fazer quando o cachorro come fezes - tratamento

Às vezes a vontade de ingerir cocô é causada pela baixa autoestima do animalzinho, que procura esconder algo que considera errado.

Ele pode estar tentando se livrar do material antes que você o veja. A única forma que ele tem pra fazer isso é comendo.

Quando é por esse motivo que o cachorro come fezes, tratamento tem que ser feito respeitando a causa desse problema.

Às vezes o dono ralhou com seu mascote quando ele fez as necessidades no lugar errado. O cachorro pode ter ficado tão assustado com a bronca que, da próxima vez, vai ingerir as fezes, pra você não ter oportunidade de brigar novamente com ele.


Coprofagia - motivos

Isso pode explicar porque o cachorro come as fezes dele, mesmo quando tem uma alimentação de boa qualidade e não apresente motivos de saúde.

No caso que vimos, bastaria uma mudança de atitude na relação entre dono e cão. Isso é explicado em detalhes no nosso curso Combate à Coprofagia, que faz parte da Enciclopédia do Cachorro Bagunceiro.

Para resolver definitivamente o problema da Coprofagia, o adestramento comum não funciona. A ideia é, em primeiro lugar, descobrir a causa. Depois, tratar esse hábito utilizando truques, acessórios ou medicamento.


Coprofagia - tratamento (O meu cão come fezes)

Ao nascer, o filhotinho precisa de estímulos da mãe para que seu sistema digestivo funcione corretamente. Dessa forma, a cadela lambe repetidas vezes a barriga do filho, estimulando o intestino.

As fezes do bichinho são ingeridas pela mãe. O ato tem duas explicações: primeiro, ela impede que o ninho fique sujo, atraindo parasitas; depois, essa atitude deixa o filhote limpo, e isso é importante para sua saúde.

Manter o ninho limpo é prioridade para a mãe. Além disso, ela tem que fazer o intestino do filhote funcionar. Isso é instintivo para ela.

Dessa forma, a mãe irá ingerir regularmente as fezes do filhote. E ralhar com a cadela que está limpando o ninho, é um erro que pode causar muitos transtornos. Afinal, a cadela pode ficar confusa se receber uma bronca por fazer a sua obrigação.

Por outro lado, esse pode ser o motivo porque filhote de cachorro come fezes. Ele pode ter se acostumado a vê-la limpando o ninho (ingerindo fezes) e depois resolveu imitá-la. 

E, com o tempo, a cadela pode se habituar a essa mania, também, de tanto ter ingerido as fezes do filhote.

Uma atitude positiva que pode ser feita pelo dono é ajudar a cadela, limpando o ninho sempre que estiver sujo, para que ela tenha menos contato com o cocô. Isso evita que ambos, mãe e filhote, corram o risco de virarem coprófagos.

Coprofagia - solução (Porque cachorro come fezes de outro)

Outro problema que pode acontecer com cadelas que recém tiveram filhotes, é uma carência nutricional. Elas podem buscar mais nutrientes nas fezes de outros animais, já que não estão recebendo o suficiente na sua própria ração.

Por esse motivo, é importante que a ração que damos à mãe seja forte o suficiente para mantê-la saudável durante esse período. Caso contrário, 
poderá sofrer de anemia e outros problemas de saúde.

Existem rações especiais para cadelas em período de gestação e também para cadelas que recém tiveram filhotes. Essas rações são reforçadas e impedem, principalmente, a anemia.

Coprofagia - o problema da hierarquia

Quando há uma clara hierarquia na casa, e um dos cães é o líder, o outro cachorro pode se sujeitar a comer suas fezes, como sinal de submissão.

Além disso, pode acontecer de um cachorro ser mais agressivo e impedir que o outro se alimente com tranquilidade. Nesse caso, o cão vai ingerir as fezes do líder, ou de outro animal, para tentar absorver nutrientes.

A solução é separá-los durante as refeições, ou então, habituá-los a comer juntos, mas com calma e respeito. Não é necessário adestrá-los para isso, basta utilizar uma das nossas dicas de condicionamento canino, através de alguns truques simples.

Coprofagia - raças de cachorro mais suscetíveis

Dentre as raças de cachorro que mais podem ter problemas com a Coprofagia, estão os Shih Tzu, Border Collie, Lhasa Apso e Bulldog. 

Isso parece ocorrer por conta do cruzamento excessivo entre cães de mesma família, o que pode fortalecer uma característica comum.

Além disso, é provável que a forma como foram construídas essas raças favoreceu essa marca nas linhagens.

Coprofagia canina: remédio (O cachorro come fezes)

Existem medicamentos que são utilizados para os casos em que o hábito já se tornou muito enraizado no cachorro, e ele não consegue parar mais com essa mania.

Para utilizar esse remédio, no entanto, é importante que o dono já tenha encontrado qual a causa da coprofagia, dentre as 3 causas que explicamos.

O cropovet deve ser receitado pelo veterinário. Sua função, basicamente, é tornar as fezes menos atrativas para o cachorro, fazendo-o perder o interesse pelo material, além de atuar no trato digestivo do cachorro.

90% Truques. 10% Treinos rápidos.

Não gostamos de adestramentos longos e cansativos. Queremos "consertar" rapidamente os hábitos ruins dos nossos cachorros (latidos excessivos, destruição da casa, mordidas dolorosas, mania de ingerir fezes, etc.) sem adestrar, apenas com truques. 

90% Truques. Sem adestramento.