Cachorra tem o corpo atravessado por espeto

Diana teve seu corpo atravessado por um espeto

Na última terça-feira, dia 6 de julho, Diana, uma cachorrinha mestiça de Border Collie foi encontrada pelos donos com um grande espeto atravessado no seu corpo.

A cidade onde ocorreu esse ato de crueldade é Santo Antônio da Patrulha, litoral norte do Rio Grande do Sul.

Adestramento de Cães foi em busca da notícia que assustou uma comunidade inteira e trouxe espanto aos profissionais que trabalharam por salvar essa vida.

A cadelinha teria ficado em frente à porta de casa, gemendo de dor pela manhã, quando seu dono, José Cláudio da Silva, a teria encontrado. Ele saía para trabalhar quando a viu.

José procurou rapidamente um serviço veterinário para atender o bichinho.

Diana foi submetida a uma cirurgia de emergência e ficou sob os cuidados das médicas veterinárias Joana Portin Pereira e Larissa Reis, que se declararam muito surpresas com o acontecido.

Segundo elas, o espeto teria entrado pelo lado das costelas, percorrendo a cavidade abdominal e saindo em cima do cóccix.

O material não teria perfurado nenhum órgão.

Logo após a retirada do objeto, a cadelinha teria sofrido com uma febre forte devido a uma infecção.

Diana foi encaminhada para a cidade de Osório para a realização de raio-X e ecografia.

Os donos da cadela dizem que ela é muito afetiva, e que toda a vizinhança se dá muito bem com o animal.


Segundo eles, normalmente todos os cachorros da rua permanecem soltos, interagindo entre eles e recolhendo-se apenas à noite.

Os donos contam, ainda, que ela era bem vista pelos outros moradores, que a alimentavam e davam carinho.

O responsável pelo ato de maltrato à cachorrinha ainda não teria sido localizado.

Por que devemos manter presos os animais?

Como medida de segurança, manter o cachorro, e outros animais de estimação, dentro de casa é uma atitude sábia e segura.


Muitas vezes o animal pode se perder, ao sair à rua em perseguição a alguma cadela no cio, ou para socializar com outros cães.

Além disso, corre o risco de ser roubado ou atropelado, causando dor e perda à família.


Ao assegurar-se que seu animal de estimação permanece em segurança em casa, o dono não apenas livra-se desses riscos, mas também da possibilidade de seu cachorrinho contrair doenças e parasitas, ou até machucar ou ameaçar alguém na rua, trazendo-lhe complicações.

Adestrar o cão para que não fuja de casa deve ser prioridade. Devemos nos preocupar com a saúde e a integridade física dos nossos animais, impedindo que eles caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas.

Identificação para os cães

Outra coisa importante que devemos ter em mente é que, na eventualidade do seu bichinho perder-se, identificá-lo com rapidez é algo muito importante.

A identificação canina previne que o cachorrinho seja adotado por outra família que o tenha encontrado, pois há "evidências" que o ligam à família verdadeira.

A identificação pode ser feita através de chips, tatuagens e medalhas de identidade.


Devemos ter em mente que um animalzinho encontrado na rua, e que não traga informações sobre sua família, não tem muitas chances de ser encontrado novamente. 

Apelos na mídia e nas redes sociais nem sempre funcionam a contento. Além disso, deve-se sempre estar preparado contra os "falsos donos" que se aproveitam da oportunidade de ganhar um cachorrinho novo sem qualquer ônus.

O maltrato aos animais

Infelizmente Diana foi a vítima da vez. O maltrato aos bichos tem se tornado uma constante na nossa sociedade.

Maltratar animais de estimação ou agir de forma omissa, seja no que se refera a seus cuidados básicos, ou à omissão em prestar socorro ou denunciar abusos, tem se tornado algo bastante comum nestes tempos.

Enquanto muitos levantam-se em protesto contra as injúrias de que são objeto os animais, uns se calam, enquanto outros insistem em suas atitudes erradas.

Lamentavelmente, pouco mais podemos fazer além de protestar e redobrar os cuidados com nossos bichinhos, evitando que sejam as novas vítimas.


Mantê-los por perto, seguros e sempre sob nossa atenção é um caminho.