Como fazer o cachorro comer ração [Como faço meu cachorro comer ração]






Como fazer o cachorro comer a ração [O cachorro não quer comer ração - o que fazer]

A ração é uma forma bem prática de alimentar nosso mascote, além de nutri-lo com praticidade e rapidez, principalmente se ela for de qualidade.

Em uma boa ração, existem todos os nutrientes essenciais a uma dieta saudável para o animal. Também é fácil de preparar, descomplicando muito o processo e facilitando as atividades no seu dia atarefado.

Por vezes, no entanto, o cachorro não quer comer nada. Nesses casos, podemos ficar um tanto apreensivos com essa recusa, nos perguntando como fazê-lo voltar a comer ração.





Por isso, neste artigo, vamos mostrar 5 MOTIVOS pro cachorro se recusar a comer ração, e mais 10 DICAS de como fazê-lo se alimentar novamente. Além disso, vamos responder questões como estas:


  • Como fazer um filhote comer ração?;
  • Como fazer meu cão voltar a comer ração?;
  • Cachorro comer ração de gato, faz mal?.

Meu cachorro não quer comer ração, só comida [Como fazer meu cachorro comer ração novamente]


Eventualmente, é possível o cachorro se recusar a comer a ração. Quando isso acontece, ele pode passar vários dias em jejum, principalmente se ele for muito teimoso.

Essa recusa pode apavorar o dono, e fazê-lo se sentir culpado. Como consequência, muitas pessoas oferecem comida de gente pra ele, o que estraga por completo seu apetite. Vai ser mais difícil ainda convencê-lo a voltar para a ração.

Por outro lado, a nossa comida não é saudável para ele e pode causar complicações a sua saúde.


Veja 5 motivos porque o cachorro parou de comer ração:


Apesar do instinto fazer o animal se alimentar o tempo todo, alguns cães podem passar por fases de completa inanição.

É comum alguns donos acharem que seu bichinho esteja fazendo greve de fome. No entanto, geralmente há um motivo real para ele fazer isso.

Dificilmente um cão irá deixar de se alimentar por capricho.




1) A recusa do cão ao alimento pode estar relacionada ao aparecimento de doenças. Algumas enfermidades levam o cachorro a perder o apetite, como a raiva, cinomose e parvovirose.

Se estiver doente e continuar sem se alimentar, o animal pode agravar a doença, enfraquecendo por causa do jejum forçado. 

Por isso é muito importante monitorar sua saúde e levá-lo ao veterinário rapidamente, caso você desconfie do aparecimento de alguma doença grave.

2) Cães que foram habituados a se alimentar de "comida de gente" podem ficar muito exigentes com relação ao gosto (já que nossa comida é mais saborosa do que a dele).

Não pense em travar uma batalha, caso ele se recuse a comer. Logo adiante, veremos 10 dicas para fazer o cachorro comer ração novamente.

Leia também: Como deixar o cachorro sozinho em casa

Leia também: Como fazer o cachorro parar de chorar

3) Dependendo do local em que seu pratinho está, o cachorro pode ter mais ou menos vontade de comer. 

O cachorro não gosta da sua fonte de alimento e água muito perto do local onde faz suas necessidades. Se o jornal ou o tapetinho onde ele se alivia estiverem muito próximos, é possível que ele recuse o alimento.

Nessa situação, é só mudar de local o tapete ou o jornal.

4) Se você estiver adestrando seu cachorro, e utilizar petiscos como forma de prêmio, é possível que ele perca o apetite. 

Além disso, ele pode ficar mais exigente, preferindo os biscoitos, por exemplo, do que a ração.

5) Animais tristes ou depressivos podem perder o apetite.

A depressão canina pode ser causada pela separação prolongada do dono (que saiu para uma viagem, ou se mudou), pela perda de um companheiro ou pela solidão.

Nesses casos, passar mais tempo com o animal, brincando com ele e conversando amistosamente, pode ser o suficiente.

Leia também: Por que os cachorros comem fezes?

Alguns cachorros passam a maior parte do dia sozinhos em casa, e apenas à noite, quando os donos chegam do trabalho ou da escola, eles têm companhia. 

Nesses momentos é comum ver o cachorro se alimentando avidamente, agora que não mais está sozinho.

Se o seu mascote fica muito tempo solitário ou trancado em casa, use nossas dicas de brinquedos interativos e inteligentes pra cachorro.


É preciso alimentar cachorro quantas vezes? [O cachorro não quer comer ração]


Não é aconselhável alimentar o cachorro apenas uma vez ao dia. Isso pode levá-lo a desenvolver problemas, como obesidade, gastrite ou o hábito de comer fezes

Cães adultos devem ser alimentados no mínimo 3 vezes ao dia. Além disso, o alimento não deve ficar o tempo todo à disposição, porque pode fermentar, ficar muito seco ou atrair insetos. 

Nesses casos, obviamente o animal não vai querer comer. E se comer, pode passar mal, com cólicas, desconforto abdominal e diarreia.





Se não pode alimentá-lo 3 vezes ao dia (por falta de tempo ou ausência), você deve tomar estas atitudes:
  • Fracionar a ração em 3 porções e dar o equivalente a duas partes pela manhã e o restante apenas à noite;
  • ou adquirir um alimentador automático. Esse acessório libera automaticamente a ração para o cachorro nos horários e na quantidade que você programar.
Agindo assim, ele vai ter a sua disposição um alimento mais fresco e na hora certa.

    Alimentação do cachorro: quantidade [Como fazer cachorro comer ração]


    A quantidade ideal de ração que o cachorro pode comer vem descrita na embalagem do produto.

    Você deve oferecer a quantidade de acordo com a idade, porte e raça do animal. Leia a embalagem e use um copo ou tigela com a medida certa. Dessa forma ele sempre vai comer a mesma quantidade.

    O excesso de ração pode levá-lo à obesidade, desencadear problemas gástricos e, ainda, fazê-lo enjoar da comida. Por outro lado, oferecer menos do que a quantidade ideal pode fazê-lo ficar subnutrido, anêmico e diminuir sua imunidade.


    10 dicas de Como fazer o cachorro comer a ração [Como fazer meu cachorro comer ração seca]


    Algumas dicas simples podem ser bastante eficientes nesse caso, fazendo o cachorrinho voltar a ter um apetite normal.

    1) Quando o adestramento do animal é realizado com o auxílio de petiscos, e isso interfere no seu apetite, comece a utilizar os próprios grãos da ração.

    Dessa forma, sempre que seu cachorrinho for premiado, dê a ele 1 ou 2 grãos.

    Prefira realizar o treino pouco antes da hora da refeição. 

    Assim, seu apetite já vai estar aberto quando chegar a hora de comer no pratinho.

    2) Evite deixá-lo na sala de jantar durante as refeições, se perceber que isso altera seu comportamento. Alguns cães devem ter uma área delimitada da casa onde não seja permitido permanecer durante todo o tempo. 

    Ensine-o que, durante o almoço e o jantar, seu cachorro deve ficar em outra parte.

    Leia também: Meu cachorro não quer comer ração

    Lógico que ele vai continuar sentindo o aroma da comida, mas ao menos não vai vê-la, o que irá diminuir bastante sua ansiedade. Além disso, ao ter seu pratinho perto, ele vai sentir fome e se alimentar.

    3) Ao ter a ração recusada, essa deve ser guardada em um saco plástico, para continuar fresca, e apresentada ao cão apenas na próxima vez, como se fosse outro alimento novo.

    Recolha a ração na frente dele, fazendo-o observar essa atitude. De preferência, use uma palavra de comando, como "recolhendo", ou "acabou". 

    Assim, ele vai assimilar que esse comando significa que ele apenas vai ter alimento disponível na próxima refeição. 

    Quando o cachorro não quer comer ração, fazer o recolhimento da comida na sua frente vai ensiná-lo que fazer greve de fome não é um negócio divertido.

    4) Como vimos, o alimento não deve ser mantido o tempo todo à disposição dele, que eventualmente vai enjoar e não vai dar muito valor à comida.


    O que misturar na ração para o cachorro comer [Como fazer o cachorro comer so ração]


    5) Caso o cachorro insista em recusar a comida, pode-se adicionar algumas substâncias para que a ração fique mais atraente. Essas substâncias vão suplementar o alimento comum, deixando-o mais atraente ao paladar dele.

    Podemos enriquecê-la com algumas gotas de caldo de carne (carne e ossos fervidos em água, sem temper). Isso pode vencer a obstinação do cachorro.

    Existem outros aditivos que podem ser acrescentados, como algumas gotas de iogurte natural, azeite ou creme de leite. Mas só algumas gotinhas, pra ele ficar curioso.

    Outra ideia: às vezes um pouco de água quente faz com que o produto libere novamente o aroma, seduzindo o cão.

    Também podemos acrescentar um pouco de ração em forma de patê, que encontramos naqueles sachês no supermercado. Esse tipo de alimento é agradável ao cachorro e, quando adicionamos um pouquinho, ele come o resto da ração rapidamente.

    Por outro lado, podemos triturar um pouco de ração comum e adicionar água morna, fazendo um  mingau. Esse preparo é misturado ao restante da ração,  fazendo com que ele seja seduzido pela  novidade.

    6) Alguns donos conversam com o cachorro e fazem carinho nele, quando o animal se recusa a comer. Dessa forma, ele recebe uma dose extra de atenção quando fica em jejum. Com o tempo, ele pode se recusar a comer só pra receber atenção.

    Se você abraça o cachorrinho, pega-o no colo e o acaricia quando ele recusa seu alimento, está premiando-o por não comer.

    Ele vai continuar agindo assim, pois muitos animais preferem carinho e atenção em vez da comida.

    Afinal, é muito melhor pra ele receber o alimento direto da sua mão, grão por grão, do que pegá-lo do pratinho.





    7) Sempre que adicionar algum elemento à ração, como pedaços de carne, por exemplo, faça antes dele ter recusado o alimento.

    Por exemplo: se seu cachorro não quer comer, guarde a ração e apresente na próxima vez, enriquecida com outro produto. Não o deixe ver que você "melhorou" o sabor, senão ele vai aprender que quando recusa a comida, você acrescenta mais itens, fazendo-a faz ficar mais gostosa.

    8) Vá retirando aos poucos, com o tempo, os produtos que acrescentou, de forma a que ele vá se habituando lentamente com o sabor da ração pura.

    Por exemplo: se você suplementou com algumas gotas de iogurte, nos próximos dias vá diminuindo a quantidade, até que ele volte a ingerir apenas a ração habitual, sem o suplemento.

    9) Às vezes um período de jejum serve para seu cachorro refletir sobre a comida. Um cão pode ficar 2 ou 3 dias sem se alimentar. Desde que não esteja doente ou debilitado, esse tempo não irá causar problemas de saúde nele.

    No período, aja naturalmente, apresentando sempre o pratinho na hora da refeição. Se ele recusar, retire-o e guarde para apresentar de novo, mais tarde. Faça isso até ele começar a ser vencido pela fome.

    Caso ele insista além desse espaço de tempo, acrescente alguma nova substância no alimento, sem que ele veja.


    Meu cachorro não quer comer ração seca [Como fazer meu cachorro comer somente ração]


    10) Como já dissemos, uma boa ideia é a mistura da ração seca com a ração em forma de patê. Por ser mais úmida e geralmente ter uma textura mais leve, o cachorro pode ser levado a experimentá-la, ingerindo o resto do alimento por efeito colateral.

    No entanto, lembre-se que essa atitude adiciona mais calorias à dieta dele, então é bom monitorar a quantidade para que seja o mínimo possível, o suficiente pra convencê-lo a ingerir a ração - e apenas isso.

    Da mesma forma como já foi dito, basta, com o tempo, ir retirando aos poucos o suplemento e substituindo-o pela antiga.


    Troquei a ração do meu cachorro e ele não quer comer [Como fazer para meu cachorro voltar a comer ração]


    Muitas vezes nosso mascote se recusa a comer quando trocamos a marca ou o sabor da ração. Ele já estava tão acostumado a um tipo que não aceita a mudança.

    É importante, antes de qualquer coisa, ir substituindo gradualmente. No início, misturamos uma parte da ração nova na ração antiga; depois, podemos utilizar uma mistura de 50% de cada uma. No final, utilizamos a ração nova com alguns grãos da antiga. Até que ele se habitue 100% com a nova ração.

    Esse processo pode durar entre 2 e 4 semanas, por isso é bom ir com calma.

    Se ainda assim ele se recusou, devemos agir conforme foi dito anteriormente: esperar 1 ou 2 dias para ver se ele volta a comer normalmente; caso não volte, devemos começar a suplementar a ração com outras substâncias, fazendo-o se sentir atraído pelo alimento outra vez.

    Depois que o cachorro já estiver comendo a ração, os suplementos devem ser retirados aos poucos, lentamente, para que no fim ele coma apenas a ração pura.


    Meu cachorro so quer comer carne [O cachorro não quer comer ração só comida]


    Não devemos substituir o alimento dele por outra coisa mais saborosa, pois o cão irá aprender, com o tempo, que sempre que recusar a ração, outra coisa melhor será oferecida.

    Se você quiser oferecer porções de carne junto com a ração, lembre-se que, se por qualquer motivo a carne tiver que ser retirada (por motivos de saúde, financeiros ou por praticidade), o cachorro irá recusar a ração pura.

    Então, é importante ter consciência de que carnes, ossos, e qualquer outro suplemento que seja adicionado à ração vai modificar o paladar do cachorro. Se for necessário retirar e oferecer a ração pura, ele não vai gostar nada disso.


    É bom dar pro cachorro alimentação natural?


    Muita gente tem oferecido alimentação natural ao cão. A alimentação natural é aquela preparada em casa e suplementada com nutrientes específicos.

    É importante pesquisar quais os nutrientes necessários de acordo com a idade, raça, porte e atividades do animal.

    Hoje em dia existem tutoriais completos na Internet, com dicas passo a passo, cardápios e formas de preparo. A alimentação natural não consiste apenas em preparar em casa a comida, mas também em saber quais suplementos devem ser adicionados artificialmente, e em que quantidade.

    Se você tem um bom tutorial e sabe qual a quantidade exata de suplementos artificiais que deve adicionar, certamente a alimentação natural é superior à ração.

    No entanto, a ração é uma boa fonte de alimento e é mais prática. Leve isso em consideração.


    Não deixe o cachorro assistir suas refeições [Como fazer meu cachorro voltar a comer ração]


    É incorreto, também, fazer o cachorro participar da mesa dos donos. O faro do cão é muito superior ao nosso. Se para nós a refeição cheira bem, imagina para ele.

    Para o animal, uma refeição comum é um verdadeiro banquete de cheiros e uma oferta tentadora de comida proibida.

    Muitos cachorros que ficam próximos à mesa durante as refeições podem desenvolver ansiedade, pois sabem que o alimento que seus donos estão ingerindo não lhes será oferecido.

    Isso pode entristecê-los e deixá-los revoltados com seu pratinho de ração, fazendo-os iniciarem uma greve de fome.

    A dica é: mantenha o cachorro longe da mesa na hora das refeições. É bem melhor pra ele.


    Cachorro pode comer whiskas? [Cachorro pode comer ração gato?]


    Quem tem um gato e um cachorro sabe que o cão sempre vai preferir a comida do gato.

    Isso não é apenas uma mania. A comida do gato é mais atraente pro cachorro, porque é feita para o paladar felino (que é muito mais exigente).


    A ração para gatos vem com uma quantidade maior de gorduras e proteína. Além disso, tem mais textura, sabor e aroma do que a do cachorro (isso porque o gato é muito chato para comer e enjoa fácil). 

    Por causa disso, não é novidade um cão comer ração de gato.

    Não é um problema sério se ele roubar a comida felina uma ou outra vez. Mas se estiver acostumado a fazer isso, pode sofrer a longo prazo.


    O cachorro pode comer ração de gato? [Cães podem comer ração para gatos?]


    A gordura e a proteína extras do alimento podem causar problemas renais, diarreias e obesidade.

    Se isso se repetir com regularidade, ele estará sendo envenenado lentamente, visto a sobrecarga renal, no fígado e as calorias extras. Além do mais, a ração felina é projetada para animais bem mais sedentários.

    Portanto, não é uma boa ideia deixar seu cachorro roubar a comida do gato.






    Ficou com dúvidas? Comente, dê sua opinião e compartilhe!












    57 comentários:

    1. Melhor matéria relacionada ao assunto! Ajudou bastante. Obrigada e parabéns.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        que bom que você gostou! Há várias outras matérias sobre alimentação, ração, biscoitos caninos, etc.
        Fique à vontade!
        Até Breve!

        Excluir
    2. Olha gostei muito da matéria, mas o meu problema que passo muito tempo em meu serviço e meu filhote fica muito tempo sozinho e nos horários que estou com ele ofereço a ração e ele não come o que faço neste caso?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        pelo que você diz, dá a impressão que seu cachorro fica tão chateado com sua ausência que, quando você retorna, ele fica sem apetite.

        Tente as técnicas que comentamos neste artigo. Se não resolver, você deve ter em mente o seguinte:

        - verifique o estado geral de saúde do seu mascote. Muitas doenças oportunistas podem fazer com que seu cachorro perca o apetite ou recuse alimentação.
        - Veja se pode optar por outra marca e sabor. Faça um mix de sabores, até acertar seu paladar. Depois vá retirando aos poucos, para que ele se habitue com a ração mais indicada.

        Por outro lado, se seu cachorro é muito ansioso ele pode encontrar dificuldades em passar sozinho o tempo em que você está ausente. Dê uma olhada nestes artigos:

        http://www.adestramento-para-caes.com/2014/02/sindrome-de-ansiedade-da-separacao.html#.Uv1AW2JdVA0

        http://www.adestramento-para-caes.com/2013/05/o-adestrador-de-caes-quando-o-cachorro.html

        Boa sorte!

        Excluir
      2. Obrigada! Gostei bastante da matéria e de certa forma me vai ajudar muito.
        Obrigada mais uma vez e parabéns!

        Excluir
      3. Agradecemos muito. Encontre o que precisar no nosso blog e pergunte o que quiser.
        Abraços!

        Excluir
    3. Oi no caso de cão idoso debilitado? Recolhi ha 30 dias um senhorzinho de mais d 14 anos, artrose, diabetico, surdo e visao parcialmente comprometida, alem d perfuracoes infeccionadas no pescoço por ataque e infecção d ouvido q fora tratado, na epoca sugeriram eutanasia mas eu recusei sem antes tentar salva lo... hj ele esta bem melhor mas precisa ganhar peso tem 10k pra um cao q deveria ter 14. A questão é q nao come ração nemhuma das mais variadas marcas e texturas, nem misturada com caldo d carne ou pastinhas... e claro q cedo ao figado, frango e pão. Como gosta d pao. Acredito q era isso q ele comia antes na rua ou nao... qual sua dica? Por favor! Tenho outros dois q tbem tirei da rua, mas esse senhorzinho ta dando mais trabalho pra comer a racao...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        recolher um cachorro que precisava de ajuda é uma atitude muito caridosa. Você deve ter cuidado com a saúde dele, que deve estar bem debilitado, tanto por causa da idade quanto por causa da situação.

        As dicas que damos neste artigo devem ser seguidas para fazer o cachorro comer a ração. A melhor forma de convencê-los é seduzindo-os com aromas, sabores e texturas diferentes.

        No caso de cães de rua, eles se habituam a comer comida de gente, restos das nossas refeições, principalmente pão, molho, salsicha, etc.

        Por outro lado, se ele não se habituar em definitivo à ração você deverá tomar alguma providência urgente.

        Pense em buscar informações sobre alimentação natural para o cachorro. Embora as rações sejam o alimento mais prático, e contenham suplementos obrigatórios para o cão, isso não significa que somente a ração é o alimento ideal.

        Um cachorro pode se alimentar de proteína, vegetais, miúdos de galinha e suplementos. É importante, no caso de você querer cozinhar a comida, ter acesso a tabelas nutricionais, quantidade de suplementos importantes e ter em mente que cozinhar para o cão não é fazer feijão e arroz, mas saber dosar a quantidade exata de alimento e nutrientes necessários.

        Essas são suas únicas opções: fazer o cachorro comer a ração ou cozinhar para ele uma alimentação natural.

        Boa Sorte!

        Excluir
    4. olá, tenho duas cachorras, uma come toda hora se deixar e a outra demora pra comer, pois são de porte diferente. Quando coloco comida, já coloco pras duas em potes separados e lugares diferentes, mas a maiorzinha come a comida da menor. Como faço pra que a cachorra não coma a ração da outra, mesmo exposta por muito tempo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        O ideal nesse caso é o adestramento. Dessa forma você consegue treinar o cão a não avançar sobre o alimento da outra. Uma boa sugestão é flagrá-la tentando "roubar" a comida que não lhe pertence e utilizar-se do spray com água. Isso, repetidamente, pode fazê-la desistir do roubo.

        Por outro lado, a menor deve ter um motivo para comer lentamente. Isso pode significar que ela se sente intimidada e tem medo de comer toda a ração, por exemplo, ou pode ser que você deva diminuir a quantidade e fracionar o alimento em várias vezes ao dia, 3 ou 4, por exemplo.

        Se você não tem tempo para alimentá-la várias vezes ao dia, pense em comprar um alimentador automático, que fraciona o alimento ao longo do dia em 3 vezes ou mais, dependendo do aparelho.

        Ainda, se você não vai poder flagrar a maior roubando a comida da menor, pense em colocar a ração em um local de difícil acesso à maior.

        Veja este Truque:
        Dependendo do porte da cachorrinha menor, você pode colocar a ração dentro de um daqueles galões de água de 20 litros. Faça um buraco no galão, o suficiente para que apenas a menor possa entrar. Coloque seu pratinho ali dentro. Ponha um peso sobre o recipiente, para que a maior não o derrube. Isso talvez possa ajudar você.

        Boa Sorte!

        Excluir
    5. Adorei o assunto. O problema e que meu caozinho teve parvovirose , teve alta ,mais agora nao quer comer racao .oque faco ? Obrigado

      ResponderExcluir
    6. Adorei a materia . O problema e que meu caozinho teve parvovirose, recebeu alta , maus agora nao quer comer a racao. O que faco ? Obrigado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        o cachorro pode rejeitar a ração por causa de tratamentos médicos demorados. Isso acontece porque durante esse período ele tem acesso a outro tipo de alimentação, seja intravenosa ou através de caldos e mingaus. O que acontece é totalmente contornável. Basta suplementar um pouco a ração, para que ela volte a atraí-lo.

        você pode colocar um pouquinho de água morna na ração, para que a textura fique mais macia e o odor se desprenda, atraindo ele. Você pode colocar algumas gotas de azeite de oliva, ou iogurte, ou caldo de carne, por exemplo.

        Depois que acertar no paladar dele, vá retirando aos poucos, para que ele volte a se interessar pela ração exclusivamente.

        Dê uma olhada nas opções que colocamos no artigo. Vai encontrar algumas dicas interessantes.

        Boa Sorte!

        Excluir
    7. Oi minha cachorra ela não come ração ele só ar e comer comida como faço pra ela voltar a comer a ração

      ResponderExcluir
    8. Como faço para meu cachorro voltar a comer ração ele só quer comer comida

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        dê uma olhadinha nas nossas dicas. Faça seu cachorro sentir novamente vontade de comer a ração. Evite alimentar seu animal com comida. Suplemente a ração com algumas gotinhas de iogurte natural, caldo de carne ou ração úmida. Misture e veja se ele se sente novamente com apetite. Quando o cachorro voltar a comer a ração, diminua lentamente a adição desses produtos, até retirá-lo totalmente.

        Boa Sorte!

        Excluir
    9. Como faço para meu cachorro voltar a comer ração ele só quer comer comida

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá
        o cachorro não deve comer comida de gente, pois muito do que comemos pode causar danos irreversíveis ao cão, principalmente ao fígado. Temperos e condimentos podem inclusive matá-lo. Certos alimentos podem ser considerados venenosos para o animal, como o chocolate, por exemplo.

        Para fazer com que seu cachorrinho volte a comer ração, é importante que você o seduza com cheiros e sabores que atraiam seu apetite.

        Como dito no artigo, você pode colocar um pouquinho de água morna na ração, para que a textura fique mais macia e o odor se desprenda, atraindo ele. Você pode colocar algumas gotas de azeite de oliva, ou iogurte, ou caldo de carne, por exemplo.

        Depois que acertar no paladar dele, vá retirando aos poucos, para que ele volte a se interessar pela ração exclusivamente.

        Boa Sorte!

        Excluir
    10. Boa tarde,
      Tenho uma Bulldog francês e ela é filhote, tem 5 meses, insuportável para comer. Já troquei de ração 4 vezes, misturei aquelas rações molhadas, misturei frango, por último levei na vet e fiz uma bateria de exames: ela não tem nada! Só está com 2kg abaixo do peso.
      Pra isso, a vet passou nutrifull dog e whey protein canino. Ainda essa ela resiste em comer, come no máximo 1 xíc de royal Canin própria pra Bulldog francês filhote por dia com 1 colher de whey receitado pela vet. Devo me preocupar? Aparentemente, se vê que ela está bem magra. Me preocupo que ela não se desenvolva da maneira correta e também fico na dúvida se a quantidade de ração e suplemento é pouca.

      Laís

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        normalmente a suplementação da ração funciona bem. Você tentou misturar um pouco de iogurte natural ou caldo de carne? Se não, tente essas últimas estratégias. O importante é que, se funcionar, elas devem ser retiradas lentamente da ração.

        Como ela é filhote, tente brincar com ela da seguinte forma: coloque a ração em uma garrafa pet e faça um furinho pequeno nela. Jogue para o cachorro pegar e deixe que ele morda até que alguns grãos caiam. Como é uma brincadeira, ela pode começar a comer, principalmente se você fingir que vai "roubar" a comida.

        Cães que fizeram greve podem retornar aos hábitos normais depois de sentirem o gosto da ração outra vez. Se tudo se revestir de brincadeira, pode ser uma transição fácil.

        Boa Sorte!

        Excluir
    11. Olá adorei a matéria acho q tem bastante coisa mostrada ai que fez minha cadelinha parar de comer.
      Mas ainda tenho uma dúvida.
      Tenho uma Lhasa Apso de 1 ano e ela sempre comeu bem, e por bom comportamento sempre dei petiscos nada exagerado ja visando essa falta de apetite. Por exemplo só dava petiscos após o passeio, banho, brincadeira nada relacionada a alimentação.
      Mas de uns meses pra cá ela vem se desinteressado da ração até chegar a não comer nada por mais de dois dias.
      Não sou muito fácil então não cedo as chantagens dela rsrsrs.
      Primeiro achei que ela tava com muito calor pois ta bastante quente aqui na minha cidade, mas ontem percebi q ela está com greve de fome mesmo.
      Troquei a ração dela várias vezes ela sempre comia no início depois cansava.
      Até eu trocar pela última ela no primeiro dia comeu até mas já não quer mais.
      Adicionei na ração alguns petiscos e ela catou um por um bem na minha cara.
      Fiquei até com raiva mas já não sei o que fazer.
      Pq ela simplismente não quer ração.
      Ela que só guloseimas de cachorros pq ela não come comida de gente.
      E ela é bem manhosa e sei que ela ta fazendo isso pra chamar a atenção so não sei como fazer.
      Muito obrigada

      Iasmym

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        a suplementação da ração do cachorro costuma dar certo. Inserir um pouco de iogurte natural, caldo de carne, água morna ou rações úmidas podem dar resultado.

        No entanto, se seu cachorro é muito obstinado, talvez a abordagem possa ser outra. Veja se ela não está apresentando carência de ferro ou outras substâncias. Cães com princípio de anemia podem perder o apetite, apesar de demonstrarem boa saúde no início.

        Além disso, é uma boa ideia impedi-la de acompanhar as refeições da casa. Para o cachorro, observar as pessoas comendo pode ser uma tortura, já que ele tem que se contentar com a ração.

        Por último, se nada adiantar, faça do momento da alimentação uma brincadeira. Coloque a ração em uma garrafa pet e faça um furinho pequeno nela. Jogue para o cachorro pegar e deixe que ele morda até que alguns grãos caiam. Como é uma brincadeira, ela pode começar a comer, principalmente se você fingir que vai "roubar" a comida.

        Cães que fizeram greve podem retornar aos hábitos normais depois de sentirem o gosto da ração outra vez. Se tudo se revestir de brincadeira, pode ser uma transição fácil.

        No entanto, deve-se lembrar que todo o processo tem como objetivo o retorno do cachorro aos hábitos normais. Ela tem que voltar a se alimentar sem que seja necessário outros truques.

        Boa Sorte!

        Excluir
      2. Olá venho hoje falar como foi resolvido meu problema, talvez possa servir para outros.
        Como minha cadelinha e bem obstinada tava bem difícil fazer ela comer ração de novo. Como eu costumava gratifica la com petiscos e guloseimas, cortei tudo.
        Deixei ela ficar com vontade de comer as coisas, umideci a ração com água morna que por sinal libera mesmo um aroma muito bom. Fazendo com q ela comesse após a refeição dava petiscos e ensinava q só ganhava petisco se comesse.
        Não sei se é da raça mas ela é bem inteligente no primeiro dia ja aprendeu.
        Após alguns dias comecei a deixar a ração seca ela rejeitava mas após ficar com fome voltava e comia a ração.
        Hoje ela ainda não tem o mesmo interesse pela ração como era antes mas ela tem comido direitinho.
        Fica aí minha experiência espero tb em ter ajudado alguém e quero agradecer ao Joel Soares pelas dicas.

        Excluir
      3. Olá,

        Que bom que você está começando a resolver o problema da ração!

        Todo o espaço do Projeto Adestramento Para Cães é feito através das experiências que construímos. Continue assim, procurando respostas e encontrando soluções.

        Abraços!

        Excluir
    12. tenho uma cachorra de 3 meses não come raçao . comprei a raçao pedigree filhote. vou fazer essas dicas depois falo se funcionou

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        faça isso. Dê também uma olhada na parte dos comentários, muitos leitores dão dicas sobre suas experiências ness espaço.

        Boa Sorte!

        Excluir
      2. a unica coisa que funcionou para minha cachorra comer raçao foi figado de boi cozido sem tempero misturado com ração.

        Excluir
      3. Olá,
        Obrigado pelo comentário. A alimentação dessa forma é bem nutritiva. É imprescindível não colocar temperos, sal e condimentos. Caso queira fazer com que ela volte a comer ração, deve fazer isso de forma gradual, para que não estranhe.

        Boa Sorte!

        Excluir
    13. minha cachorra so come raçao com figado de boi . eu corto em pequenos pedaços coloco p cozinhar sem nenhum tempero misturo com a ração. unico jeito que achei p a mesma comer ração. tinha tentado de tudo .

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Continue tentando. A ração é prática e fácil. Tente ir diminuindo a quantidade de fígado aos poucos.

        Boa Sorte!

        Excluir
    14. aline bozzolo de rib preto ;meu cachorro e um labrador tem 2 messes ele
      ficou muito doente pegou a doença de carrapato agora ele ta melhor
      eu tive que trocar a ração dele ele não pode comer ração com corante
      da diarreia nele .pra ele comer aração coloquei carne pra filhote
      agora ele não come sem ela não sei oque fazer pra ele comer só ração
      ja me mandarão deixar sem comida .mas tenho medo de ele ficar doente de novo
      oque faço ?

      ResponderExcluir
    15. aline bozzolo de rib preto ;meu cachorro e um labrador tem 2 messes ele
      ficou muito doente pegou a doença do carrapato agora ele ta melhor
      eu tive que trocar a ração dele ele não pode comer ração com corante
      da diarreia nele .pra ele comer aração coloquei carne pra filhote
      agora ele não come sem ela não sei oque fazer pra ele comer só ração
      ja me mandarão deixar sem comida .mas tenho medo de ele ficar doente de novo
      oque faço ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        Cães são iguais a nós: eles se habituam rapidamente com o que é bom. Você deve observar que a carne em pequenas quantidades, sem tempero e bem cozida não faz mal ao cachorro. Ao ser misturada à ração, a carne apenas enriquece o alimento.

        Se não tem problema para você continuar dando carne para ele, então continue, pois você está melhorando sua dieta. Apenas não exagere, coloque somente a quantidade para que ele coma junto com a ração.

        No entanto, alimentos para filhotes não podem ser dados a cães adultos. No momento certo você terá que fazer a transição, e terá que fazer uma transição lenta.

        Se quiser parar com a carne, tente outras substâncias na ração, como iogurte, caldo de carne, azeite de oliva ou água morna. Experimente a quantidade que seja capaz de seduzi-lo, e depois vá retirando aos poucos.

        Diminua um pouco a quantidade de ração que dá a ele, para que fique com um pouquinho de apetite, mas sem passar fome.

        Tudo é paciência e capacidade de seduzir o cachorro para a própria ração. Não esqueça que, se ele estiver convalescendo, o apetite demorará um pouco.

        Abraços!

        Excluir
    16. Oi..ganhei um aumigo ha umas 2 semanas...sempre cuidei e tive gatos mas cachorrinho é a primeira vez...um Yorkshire tem 2 meses...quando a dona me entregiu disse q ele comia ração. .mas aqui ele não come..so misturada ao pate...ja comprei 3 tipos diferentes. ..ele esta ativo...brinca..bebe agua...morde. ..o q devo fazer. ?..fico preocupada...abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        cães dessa idade são mais difíceis de alimentar, pois não estão habituados à ração. E mesmo que estejam, a mudança de dono pode fazê-los estranharem o alimento.

        Utilize-se de rações para filhotes, em especial para filhotes de Yorkshire. Você está fazendo certo ao misturar a ração ao patê. O que pode ser feito agora é manter durante alguns dias essa mistura, retirando-a gradualmente, depois, para que ele se acostume à ração seca. Existem outras misturas que podem ser feitas, como iogurte, azeite de oliva, caldo de carne, etc. O importante é que a mistura deve ser lentamente retirada, para que ele não estranhe e consiga se habituar.

        Boa Sorte!

        Excluir
    17. Nosssa perfeitaaa essa matéria, vim procurar por causa de um amigo...a filhota dele está rejeitando uma ração de otima qualidade(a golden) preferindo comida, é uma adulta de 1 ano e alguns meses... Super ajudou! Parabénss ✌

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que conseguimos ser úteis. Diga a seu amigo para testar as sugestões que demos. Há também algumas experiências que nossos leitores relataram, e podem ser úteis.

        Boa Sorte!

        Excluir
    18. Minha cadela de 6 meses começou ficar decadente e foi parando de comer. No inicio comia petiscos, mas depois não quis nem saber. Comprei o patê misturava com ração e ela comia, depois se ela via uma ração não queria, aí passei a dar só o patê ela comeu e no outro dia não quis mais. Troquei de ração e ela não quis também. Passei a dar fígado de gado e ela adora, mas quando misturo com ração ou arroz ela só come o fígado. E se ela enjoar do fígado também o que farei? Um dia dei uma bolacha maizena pra ela pra testar ela comeu, no outro dia nem olhou. Fui no veterinário e ele aplicou uma vacina p/combater alguma infecção e passou vitamina, já passou 5 dias e até agora ela só come fígado 3x ao dia. Parece pouco porque ela já está grande com 8,5kg, não sei mais o que fazer ��

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        existe muita diferença entre o cachorro que não come nada, e o cachorro que não come ração. Estes vão comer tudo e vão evitar apenas a comida industrializada. Aqueles, não vão comer nada, vão passar fome e podem se encontrar, eventualmente, em situação de risco.

        Alguns cães têm um paladar mais exigente do que outros. Eles não se contentam com a ração, que tem o mesmo sabor todos os dias. Eles querem a comida que comemos, obviamente.

        Não faz mal dar comida, como ossos, fígados e outras substâncias com bom conteúdo e nutrientes para o cachorro. Mas note que é preciso dosar bem a comida, para que seu mascote absorva tudo o que necessita, sem exageros e sem falta de nutrientes importantes. Dá um certo trabalho e deve ser feito com receitas específicas e adição de suplementos necessários ao desenvolvimento do cachorro.

        É bem mais fácil dar ração que, embora não agrade alguns cães, é um alimento prático e completo.

        Faça assim: Evite que ela fique próximo ou por perto quando você estiver cozinhando e fazendo suas refeições. Muito embora o cachorro sinta o cheiro do que preparamos, não importa em que lugar da casa ele esteja, ao ficar muito próximo enquanto preparamos nossa comida ele pode se sentir ansioso demais, até por saber que não vai poder provar o que fazemos.

        Um cachorro, nessa situação, pode rejeitar a ração.

        Outra coisa que você pode fazer é cortar o fígado em cubos e abrir um furo em cada um, recheando-o com ração. Depois que estiver dentro da boca do animal, dificilmente ele vai conseguir "separar" a ração da carne.

        Essa atitude tem duas vantagens: primeiro você vai habituá-la novamente com o gosto e a textura da ração; depois, caso ela continue rejeitando, é uma forma dela comer a ração juntamente com o fígado, absorvendo, portanto, todos os nutrientes da ração e a proteína do fígado.

        Esteja certa, porém, de ter testado as opções que damos neste artigo, suplementando com todos os ingredientes que falamos, na tentativa de fazer sua cadelinha voltar a comer ração.

        Boa Sorte!

        Excluir
    19. Boa tarde.
      Tenho duas cachorrinhas, uma é adotada e paraplégica e cheia de traumas, tem cistite crônica e está sempre em tratamento com antibióticos. Ela era bem comilona...comia frutas...ração...quase tudo o que eh oferecia.
      Parei de dar ração e resolvi dar comida (areia e carne) para ver se a imunidade aumentava, não sei o que aconteceu mas há duas semanas ela simplesmente se recusa a comer qualquer tipo de comida.
      Ela não tem febre, e brincalhona e adora passear. Eu acredito que eu tenha "estragado" o paladar dela.
      É possível que seja apenas birra e greve de fome pra chamar minha atenção?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        primeiramente você tem que explicar se ela não está comendo "nada", inclusive a aveia com carne, ou se ela se recusa a comer qualquer outra coisa que não seja aveia com carne.

        Excluir
    20. Boa tarde.
      Tenho duas cachorrinhas, uma adotada e paraplégica.
      Até um mês atrás falar a palavra "comidinha" era sinônimo de felicidade, mas num dia chamei as duas para comer e elas brigaram feio enquanto eu estava preparando a comida. Não vi o que aconteceu. Quando percebi os gritos elas estavam grudadas uma no pescoço da outra. Após isso a adotada e paraplégica deixa a comida intocada...deita ao.lado do pote e não deixa ninguém se aproximar...e a outra, mesmo eu dando comida em local separado, só come se eu a levar até o pote.
      Outra coisa, devido a paraplegica ter cistite crônica, eu passei a dar comida (arroz e carne), imaginando que pudesse, assim, aumentar sua imunidade...mas agora ela não quer comer mais nada.
      Cheira...cheira...e deixa a comida no pote...com muita insistência ela come um pouco. Achei que poderia estar com algo além da cistite, mas não...ela não tem febre, ela brinca, passeia, é bem ativa.
      Percebi, também que após eu ter ficado 3 dias viajando (primeira vez que me separado dela em 1 ano e meio) ela está recusando ainda mais a comida.
      É possível que seja apenas para chamar a minha atenção, já que não há nenhuma doença?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        existem muitos motivos para que os cachorros evitem a comida. Muitas vezes essa atitude está relacionada com alguns problemas de saúde, deficiência de nutrientes e moléstias crônicas. É fundamental que você elimine qualquer desconfiança com relação à saúde da sua cachorrinha.

        Depois disso, você pode seguir nossas dicas sobre como ajudá-la a voltar a se alimentar. Se você não quer dar mais ração a ela, pesquise sobre alimentação natural, mas é muito importante informar-se sobre todos os nutrientes obrigatórios que a alimentação deve ter.

        Caso deseje continuar na ração, teste outros sabores e texturas, utilize a ração em forma de patê e misture à seca, use um pouco de água quente para torná-la mais macia, utilize-se de caldo de carne, iogurte ou azeite de oliva para torná-la mais atraente. Existem muitos truques para conseguir fazê-la voltar a se alimentar.

        Boa Sorte!!

        Excluir
    21. Tenho uma pug q fez 2 meses, ela naum quer comer nenhuma raçao e quando come temho q dar na boca nela ou ficar com a raçao na mao para ela comer. Adoreisuas dicas e vou seguir ela. Pq ela eh muito manhosa e teimosa. Sabe q eu vo dsr para ela se ela naum quiser ir ate o pratinho dela!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        às vezes temos que ser um pouco mais rígidos com nossos mascotes. Faça esses testes que sugerimos no artigo. Dê uma olhada também nos comentários, há algumas sugestões boas de nossos leitores. E evite mimar muito, ou dar ração na boca. Sua pug vai preferir comer no pratinho, depois que perder esse hábito.

        Boa Sorte!

        Excluir
    22. Boa tarde, tenho um cachorro da raça boxer em casa e ele nao está com muito apetite como antes está comendo poco em vista do que ele comia antes e está emagrecendo , más quando oferece outra coisa a ele , ele nao pensa duas vezes , quando mistura algo na ração dele ele come muito bem , mas que queria que ele se alimenta-se só da ração e melhor .

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        se você tem que adicionar elementos à ração, pode ser que ele esteja enjoado do gosto. No entanto, é importante verificar se não se trata de um problema de saúde. Depois dessa hipótese ser descartada, você pode começar a alterar tanto o sabor da ração quanto a marca. Mas procure oferecer ração premium, pois o boxer é uma raça robusta e necessita de nutrientes de alta qualidade.

        Quanto ao fato de adicionar elementos à ração, verifique nossas sugestões no artigo. Iogurte, azeite, caldo de carne, patê de ração, são boas escolhas. Acrescente apenas o suficiente para despertar o apetite. Outra coisa que pode resolver é simplesmente adicionar um pouco de água quente para que a comida exale o cheiro e o atraia.

        Logo depois que conseguir fazê-lo comer com apetite, comece a retirar os suplementos aos poucos, até que a ração seja oferecida pura novamente.

        Boa Sorte!

        Excluir
    23. Boa tarde, tenho uma poodle de 8 meses, ela sempre comeu a sua ração normalmente, há uns dois meses ela começou a recusar a ração pura e, seguindo o conselho de algumas pessoas, começamos a adicionar carne ou frango na ração. Resultado: agora ela recusa mesmo com esses ingredientes. Já tentei de tudo, por patê, aqueles sachês da pedigree, caldo de carne... e mesmo assim ela não come... mas se der carne pura, ela quer.. nem com arroz ela não come.. apenas pura...
      ela está bem magrinha, estou bem preocupada, ja fiz os exames e deu levemebte reagente para doença do carrapato, segundo a veterinária não havia necessidade de tratamento, recomendou que repetisse o exame daqui há 20 dias..
      Não sei mais o que fazer para ajudá-la. Sei que a carne pura não irá dar os nutrientes necessários para o crescimento saudável. O que fazer? É uma sensação péssima não poder ajudar o meu animal, tenho feito de tudo e não adianta... :(

      Att, Maria

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        o item mais importante que devemos levar em conta quanto à saúde dos nossos cachorros é seu quadro geral.

        Animais que recusam repetidamente a alimentação podem estar reagindo a alguma condição física, seja grave ou até mesmo um simples resfriado. No seu caso, seu cachorro parece estar reagindo à doença do carrapato (babesiose ou erlichiose) que, mesmo em uma contaminação leve pode afetar seus hábitos.

        De qualquer forma, quando você suplementa a ração do seu cachorro, a ideia é que ele volte a comer. Quando adicionamos frango cozido, caldo de carne, iogurte natural, azeite, ou outros ingredientes, o animal é atraído pela nova substância e seu apetite deve retornar.

        O fato do seu cachorro não estar comendo nem com esses ingredientes é sinal de que sua condição geral de saúde pode ser mais grave do que se pensava.

        Faça o que a veterinária disse: retorne para novas consultas. Esse é o primeiro passo.

        Boa Sorte!

        Excluir
    24. Ola,sensacional o seu post,mudei a ração da minha beagle,antes ela comia a golden premium filhotes,mas eu tinha que colocar um sabor e um cheirinho pra ela comer tudo,agora o veterinário mandou dar ração adulto,ela está com 11 meses,comprei a Guabi Natural uma ração super premium sem conservantes,corantes e sem transgenicos,no primeiro dia ela adorou comeu tudo,nas duas refeições que lhe ofereci,agora se recusa a comer,come todos os sabores que misturo e deixa toda a ração,o que fazer? Vou tentar trocar por outra,pra ver se ela aceita,ou mudar pra alimentação natural,que vai ser bem difícil para nós.Vou seguir algumas das suas dicas,pois ela está bem safadinha,kkkkk.Obrigada por sua atenção e por esse espaço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        o importante é que o cachorro receba uma alimentação equilibrada, de preferência premium, na medida das condições da família.

        Às vezes o cachorro simplesmente recusa se alimentar porque sabe que o dono vai mimá-lo, vai dar comida na sua boca, vai tratá-lo como bebê.

        Nesses casos, o animal pode ficar algum tempo em jejum, até sentir novamente fome e ser "forçado" a comer o que é saudável para ele.

        Suplementar a alimentação é um último recurso, depois que você viu que deixá-lo um pouco com fome não deu resultados. A suplementação deve ser rápida e depois precisa ser retirada da ração, evitando que o cachorro fique muito tempo ingerindo substâncias que não estariam presentes na alimentação corriqueira.

        Caso você opte pela alimentação natural, é muito importante verificar todos os nutrientes que são obrigatórios, inclusive os suplementos que devem ser adicionados.

        Saiba que depois do cachorro começar a comer dessa forma, voltar à ração será uma verdadeira guerra.

        Boa Sorte!!

        Excluir
    25. olá, tenho uma filhote de um mês porém ela não come ração nem mole, nem papinha, se eu dou leite ela toma, mas as vezes vomita, Oque devo fazer para ela comer ração?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        normalmente o que é indicado que um cachorro só seja adotado depois de 45 dias. Isso porque a mãe ainda não concluiu o desmame.

        Nessa idade não vale a pena dar ração. Vá até um pet shop e adquira o leite especial para filhotes. Ela não vai mais vomitar o leite.

        Boa sorte!

        Excluir
    26. Olá! Estou com algumas dúvidas.... Adotei há 4 dias um cachorrinho SRD. No lar temporário em que ele estava, ele comia a ração Golden filhotes. Comprei a mesma ração, porém noto que ele não come muito... Só come se ficar pegando os grãos na mão e dar na boca dele... Tentei misturar um sachê de pedigree com caldinho e pedaços de carne, mas agora ele só come isso... O que faço? Tenho medo que ele fique fraco e debilitado.

      Ou será que ele ainda está se acostumando com a casa e à nova família?

      Desde já agradeço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        certamente a mudança de lar deve ter um efeito considerável nele.

        De qualquer forma, você deve continuar tentando fazê-lo comer a ração. Tente as outras opções que demos no artigo, como frango desfiado, caldo de carne, azeite, iogurte natural, água quente (para tornar mais macia e cheirosa a ração).

        Evite dar a comida na boca. Cães procuram sempre ser mimados e se você acostumá-lo a isso, depois vai ter que lutar para fazê-lo comer do potinho.

        Siga as sugestões e insista para que ele coma normalmente. Se recusar, retire a ração do prato, evitando que passe o dia inteiro a sua disposição. Ofereça em outra hora.

        Procure, também, fazer da refeição uma brincadeira. Cães gostam quando a comida e a diversão estão juntas.

        O cachorro pode ficar até uns 2 dias inteiros em jejum. Desconfie, no entanto, se ele passar mais do que isso sem comer.

        Boa Sorte!

        Excluir
    27. ola tenho uma yorkshire de 1ano e meio e esta dificil de alimentar ela toda hora ela se recusa cheira o pratinho e sai de perto ja nao sei oq fazer com ela....

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        alguns cachorros têm o apetite mais exigente do que outros. Nesse caso, eles irão recusar tudo o que não agrada seu paladar.

        O normal do cão é comer qualquer coisa que o dono lhe dê. Esse é o instinto de sobrevivência do animal. Na vida selvagem, ele não sabe quando será a próxima refeição. Por isso precisa aceitar o que tiver na frente.

        Em vista disso, devemos ficar muito atentos quando, subitamente, o cachorro se recusa a comer. A primeira atitude é desconfiar da sua condição física. Ver se todas as vacinas estão em dia, se a desverminação está completa, etc.

        Depois, verificar se ele passou por algum trauma, alguma mudança de rotina ou se aconteceu algo que, de alguma forma, possa ter modificado sua atitude.

        Só depois disso poderemos tratar da ração. As tentativas devem ser as seguintes:

        - mudar a marca da ração;
        - adicionar ração em patê, retirando depois, aos poucos;
        - suplementar com caldo de carne, iogurte, frango cozido desfiado ou azeite de oliva.

        Lembre-se de ir retirando aos poucos, depois que o animal voltar a comer.

        Boa Sorte!

        Excluir