Como o cachorro enxerga?

Como os cães enxergam

Muitas pessoas acreditam em mitos que se espalharam pela Internet nos últimos tempos.

Ou, ainda, em histórias ouvidas, sem quaisquer evidências científicas.

Cachorro enxerga cores?

Um número bastante grande de pessoas ainda acredita que os cães enxergam o mundo em preto e branco. 

Além disso, é comum acreditar que eles não conseguem ver muito bem durante o dia ou, ao contrário, não conseguem enxergar bem durante a noite. 

Enfim, há muitos mitos sobre sua visão e ideias confusas a respeito das habilidades visuais do mundo canino. 

O cachorro enxerga colorido, o cão consegue enxergar cores.

O cachorro enxerga no escuro? 

A visão do cachorro é importantíssima para ele, assim como todos os outros sentidos. 

Por ser parente dos lobos, o cachorro ainda pode ser considerado um predador, embora bastante domesticado. 

Como há resquícios do comportamento predatório no animal, ele utiliza algumas ferramentas que, no mundo selvagem, são eficazes para abater suas presas, muito embora o cão já não necessite desse tipo de atitude para a sobrevivência. 

Uma delas é a visão noturna. Mesmo que o cão não consiga enxergar na escuridão absoluta, sua visão é muito melhor do que a humana, por exemplo. 

Por ter uma aparelhagem visual mais adaptada à ausência de luz, o cachorro visualiza contornos e movimentos com facilidade à noite. 

Esse comportamento está diretamente relacionado aos seus ancestrais selvagens. 

Como os cachorros caçam?

Matilhas inteiras se movimentam silenciosamente durante o anoitecer, no mundo selvagem, à espreita da próxima vítima. 


Caso a visão do cachorro e do lobo fosse inferior no escuro, as caçadas seriam infrutíferas, pois eles não conseguiriam acertar o alvo. 

O cachorro enxerga cores? 

Durante um certo tempo acreditou-se que os cachorros não conseguiriam ver diferença entre as cores. Aliás, eles não conseguiriam ver nenhum tipo de cor, além de tonalidades de cinza. 

Hoje sabe-se que eles conseguem diferenciar um certo número de cores, predominantemente o azul, a violeta e o verde. 

As outras, como o vermelho, amarelo, laranja, parecem todas iguais para eles. Dessa forma, fica difícil separar qualquer dessas cores do verde, por exemplo. 

Alguns cientistas acreditam que essas tonalidades são compreendidas pelo cérebro do cachorro como pertencendo tudo à matiz amarela. 

Cachorro brincando com uma bolinha 

Por esse motivo, ao brincar com seu cachorrinho em um gramado, com uma bolinha vermelha ou amarela, ele talvez tenha dificuldades em enxergá-la. Provavelmente irá se guiar pelo olfato, ou pelo movimento que ela faz sobre a grama. 

Para comprovar isso, experimente posicionar duas bolinhas, uma azul e outra vermelha ou amarela sobre o gramado. Peça para ele buscá-las. Muito provavelmente seu cachorrinho irá escolher a azul, que mais facilmente irá distinguir, do que a amarela. 

Cachorro enxerga tudo cinza?

Outra informação importante é a capacidade do cão em diferenciar diversas tonalidades de cinza. 

Na verdade, o cachorro possui uma visão tão especializada nesse tom, que fica praticamente impossível para um ser humano acompanhá-lo nesse quesito. 

A explicação é que os cachorros precisariam discernir esses matizes com maior eficiência pois, à noite, tudo o que se vê são diferentes tonalidades de cinza. 

Isso facilitava muito a caça, e é uma habilidade de que os lobos se utilizam para a sobrevivência. 

A visão do cachorro e dos outros animais

Outros animais, como o ser humano, pássaros e macacos, não possuem essa mesma capacidade, por não terem hábitos noturnos. 

Em compensação, adquiriram o dom de diferenciar muitas outras cores, pois essa aptidão facilitaria a coleta e escolha de frutas coloridas, o que não faz parte do interesse canino ou dos lobos. 

O cachorro enxerga em preto e branco? 

Como vimos, os cães conseguem distinguir determinadas tonalidades de cores. O mito de que eles enxergariam em preto e branco já foi derrubado. 

Por outro lado, como já dissemos, descobriu-se que a capacidade canina de diferenciar diversos tons de cinza é inalcançável pelo ser humano. 

De fato, a gama cinza que eles conseguem discernir não pode ser comprovada, visto faltar capacidade aos cientistas para contabilizar esse fato. 

No entanto, pode-se dizer que os cachorros sofrem de uma espécie particular de daltonismo, pois, em relação ao ser humano, há uma grande diferença na capacidade de visualização e compreensão das demais cores. 


Na verdade, o ser humano consegue diferenciar mais de 10 milhões de cores e combinações diferentes, ao passo que os cães veem menos matizes e com menor precisão. 

Cachorro enxerga objetos em movimento?

Os cães tem maior facilidade em enxergar objetos, pessoas ou animais se esses estiverem em movimento. Por ser um predador, essa faculdade é essencial a eles, pois torna possível identificar corpos em movimentação com rapidez. 

A sensibilidade a coisas em movimento é altamente desenvolvida na visão canina.

Algo que só poderia ser visto a 500 m de distância, torna-se visível ao cachorro a cerca de 800 m, se estiver se movimentando. 

Adestramento  de cães

Essa característica é muito utilizada em adestramentos distantes.
Ao gesticular, o dono consegue fazer seu cachorro atender aos comandos, pois torna-se visível a ele. 

Esse, aliás, é um dos motivos porque muitos comandos verbais devem ser ensinados em conjunto com sinais visuais, como movimentos de mãos, ou sonoros, como cliques e elogios. 

Quem enxerga melhor, o cão ou o homem? 

Como vimos, não é possível dizer que cachorros enxergam mais ou menos do que os seres humanos. Sua visão é mais apurada à noite, ou em ambientes de pouca luminosidade, conseguindo enxergar cerca de 4 a 5 vezes melhor do que nós. E isso graças à grande especialização que adquiriram em distinguir tons de cinza. 

Por outro lado, há certa deficiência em enxergar uma maior gama de matizes do que nós. A explicação, como já dito, reside na sua natureza predatória. 

Enquanto evoluímos como caçadores e coletores, tendo a necessidade de diferenciar as cores, para poder distinguir entre os frutos e as folhas das árvores, por exemplo, o cão se especializou em perseguir animais em movimento, preferencialmente à noite. 

Teste seu cachorro 

Uma boa dica para conhecer as limitações visuais e as qualidades do seu cachorrinho é testá-lo com diferentes cores de brinquedos, verificando com quais ele consegue interagir mais facilmente.

Como ensinar o cachorro

Ao adestrar o animal, é importante conhecer suas limitações.

Tenha em mente que o cachorrinho deve ser testado dentro da sua capacidade, nunca acima disso.

Neste material aqui você encontra outras informações importantes sobre o cão.

É importante saber cada vez mais sobre nossos mascotes, assim conseguimos brincar, adestrar e respeitar o animalzinho.