Roupa para cachorros - quando usar?

As roupas no cachorro


Muitas pessoas adoram vestir seu animalzinho de estimação, utilizando roupas de cachorro muito fashion e divertidas.

Tem sido cada vez mais comum, também, os donos vestirem seus mascotes no mesmo estilo com que se vestem, transferindo, assim, seu visual ao cachorro.

Esse comportamento humano é ditado, entre outras coisas, pelo apreço cada vez maior que sentimos pelos nossos animais, e pelo desejo de inseri-los mais ainda no nosso convívio, transformando-os em entes da família.


Se por um lado a humanização dos animais se transforma em um fenômeno social flagrante, por outro, pode gerar algumas situações não tão benéficas ao animal.

Roupa de cachorro é só para o cachorro


Vivemos em um país tropical, e nesta época do ano (verão) o calor assola todas as regiões, sem trégua.

Nesse sentido, o principal objetivo em se colocar vestes em um cachorro é visando a seu bem-estar.

Roupas muito apertadas, pesadas ou quentes demais são acessórios que sufocam o cão e o impedem de manter a regulagem adequada da temperatura corporal.

A temperatura ideal do cão deve ficar entre 38°C e 39,3°C. Se estiver além disso, pode significar um quadro de febre.

Além disso, muitas roupas e acessórios para cães podem ter sido fabricadas com tecidos sintéticos, para manterem o padrão e a estética, o que dificulta a troca de ar, ou seja, impede que o corpo do animal respire devidamente.

As roupas para o cão, por isso, devem ser utilizadas apenas quando necessário, quando a temperatura estiver muito baixa e a pelagem do animal não conseguir mantê-lo aquecido o suficiente.

Como o cãozinho tem camadas densas de pelo (uns mais do que os outros), a ideia é recorrer às roupas quando o animal demonstrar que o frio o está incomodando, e não antes disso.

Lógico, se a temperatura estiver muito baixa, não é preciso esperar o cachorro tremer e chorar de frio para vesti-lo.

E as regiões onde está sempre calor?

O cachorro pode utilizar roupas durante o ano todo. Para isso, no entanto, é necessário recorrer-se a peças de vestuário confeccionadas especificamente para o verão, nos locais onde a temperatura for muito alta.

Essas peças de roupa são feitas, geralmente, de 100% de algodão, ou algo próximo a isso, utilizando-se de algumas misturas de material que favoreçam a troca inteligente de calor.

São roupas leves e que não pesam sobre o animal, nem os deixam desconfortáveis.

Para que o dono possa vestir seu mascote de maneira criativa, no entanto, é muito importante que converse com o Pet Shop e tenha plena certeza de que o animalzinho vai utilizar um tecido leve e arejado.

Com as últimas temperaturas atingindo níveis alarmantes, é imprescindível que o cão não se sinta "amarrado" a roupas pesadas e quentes.

Por que usar roupas no verão?

Como dissemos, muitos donos adoram vestir seu mascote com roupas que lembrem o próprio estilo. A razão é muito simples: a identificação entre os donos e seus animais de estimação nunca foi tão grande quanto hoje em dia.

Lógico, alguns exageros devem ser evitados. Um cachorro deve ser sempre tratado como cachorro, pois é nessa situação que ele se sente mais à vontade.

Tratar um cão como um bebê gera confusão na mente canina, e leva o animal a níveis de estresse desnecessários.

Acreditamos que tratar os animais como gente os impede de viver a vida como lhes convém e pode fazê-los agir de forma desobediente e teimosa, dificultando muito o adestramento eficaz.

Dito isso, devemos lembrar, no entanto, que existem situações em que a roupa do animal é importantíssima, independente da temperatura ou do estilo com que ele esteja vestido.

Em locais públicos, por exemplo, onde existem muitos animais passeando, e quando há outros cães da mesma raça e porte, identificar seu mascote é uma necessidade. Uma vez misturado a outros cachorros semelhantes, pode ser difícil encontrá-lo novamente.

Nesses casos, se ele estiver vestindo uma roupa leve e que o distinga dos outros, não haverá problemas em localizá-lo.

Em parques e praças muito movimentados, onde haja uma aglomeração grande de cães, é fácil perder de vista um deles.

E se o animal não está muito familiarizado com o local ou não demonstre muita facilidade em encontrar os donos, pode acontecer uma perda irreparável.

Ao vestir o cachorrinho com uma roupa leve e única, fica mais fácil, caso seja necessário, descrevê-lo para obter ajuda, bastando para isso descrever as vestes que ele usava no momento em que se perdeu.

Nos mesmos moldes, caso o animal seja levado por pessoas mal-intencionadas, fica mais fácil reconhecê-lo através das roupas, principalmente se o dono tiver em seu poder fotografias dele usando aquelas vestes.

O bem-estar do cão

Como dissemos, a roupa que o animal utiliza deve ser sempre em seu benefício, seja por causa da temperatura baixa, ou para que se torne mais fácil localizá-lo.

Muito embora gostemos de tratá-los como gente, e até percebamos neles atitudes humanas, o importante é mantê-los arejados no verão, e agasalhados no inverno.

Qualquer outra atitude diferente dessas não terá sido tomada em benefício do animalzinho, e pode causar sofrimento desnecessário a ele.