Como fazer o cachorro parar de lamber?


cachorro lambendo a perna do dono, cachorro lambe boca do dono, cachorro lambe dono, porque cachorro lambe nossa mao, porque cachorro lambe nossos pes, cachorro lambe pe do dono, porque o cachorro lambe o pé do dono, porque o cachorro lambe a mao do dono

Cachorro que lambe demais o dono

Quando o cachorro lambe compulsivamente, é normal acreditarmos que ele demonstra carinho e felicidade na nossa companhia.  

Isso porque parece a maneira mais óbvia dele demonstrar que gosta da gente.

Mas quando o cachorro lambe muito o dono, começamos a nos perguntar como fazê-lo parar com isso.

Pensando nisso, vamos passar 5 dicas pra fazer o cachorro parar de lamber em excesso, e mais 5 dicas comportamentais.

Por que o cachorro lambe a gente

Lógico, é dessa forma que eles demonstram confiança e obediência.

Além disso, através das lambidas eles interagem com o meio em que vivem e com os outros animais domésticos. 
porque o cachorro lambe a orelha do dono, porque o cachorro lambe a perna do dono, porque o cachorro lambe o dono, porque o cachorro lambe o rosto, porque o cachorro lambe o pé, porque o cachorro lambe a gente, porque o cachorro lambe o rosto do dono, porque o cachorro lambe o nariz do dono, porque o cachorro lambe o machucado do dono, porque o cachorro lambe a boca do dono, porque o cachorro fica lambendo o dono, porque o cachorro lambe o ser humano
É assim que eles podem descobrir informações preciosas sobre objetos e pessoas. O cachorro que lambe em excesso pode estar procurando saber mais sobre tudo o que existe em volta.


Cachorro lambendo muito as pessoas

A língua é um importante utensílio para os cães. E, quem sabe, ele gosta do sabor do seu dono?


Ainda assim, é na boca que eles têm um órgão chamado de Órgão de Jacobson, que coleta informações das moléculas de odor que o olfato não consegue captar. 


Esse órgão dá as informações para o cachorro que, de outra forma, ele não teria, como, por exemplo, os feromônios.

Assim, eles conseguem encontrar um par para a procriação (no período fértil). Além disso, esse órgão ajuda os filhotes a encontrarem a mãe.

E no caso do cachorro lambendo o dono excessivamente, essa situação pode estar relacionada a sua curiosidade e ao Órgão de Jacobson.

Veja  5 dicas para fazer o cachorro parar de lamber:

1) retire a mão (ou o pé, ou qualquer área exposta) de perto do animal sempre que ele começar a lamber;

2) vire-o para o outro lado, de costas, quando insistir nesse comportamento. O cachorro gosta de estar sempre de olho no dono. Ao agir assim, este demonstra o que o cão ganha ao desobedecer;

3) saia de perto. Afastando-se, o cachorrinho compreende a consequência da sua atitude. Ao repeti-la, ele vai ter noção de que o ato não é aceitável;

4) dê-lhe um brinquedo. O cachorrinho pode entender que sempre ao chegar perto do dono ele é recompensado. 

Nada mais justo. A recompensa é um brinquedo, que ele pode lamber à vontade, ou morder;

5) não grite nem bata no seu focinho. Alguns animais acreditam que se trata de uma brincadeira e isso piora seu comportamento. 

Dar qualquer atenção a ele, mesmo uma bronca, quando ele se comporta mal é encorajá-lo. Em outros casos, a violência ou os gritos podem assustá-lo, fazendo-o ficar ainda mais tímido e submisso.

Porque o cachorro lambe a mão do dono

Essa atitude, na verdade, tem relação com a infância do cachorro, e também com o porque cachorro lambe nossa cara. Olha só: as mães lambem os filhotes, logo ao nascer, para estimulá-los a respirarem sozinhos. Também lambem constantemente sua barriga, para que o trato digestivo funcione normalmente.

Já os filhotes lambem o focinho da mãe para que ela regurgite a comida, depois de uma caçada. É assim que as fêmeas carregam o alimento para as matilhas.

Esse também é o motivo porque cachorro lambe nossa boca, se tiver oportunidade.

Por isso, muitas vezes, de forma instintiva, o cachorro pode querer lamber o rosto do dono, para que ele "regurgite" o alimento. Lógico, isso é um comportamento instintivo. Mas explica muito o motivo porque cachorro nos lambe.

Cachorro que lambe muito o dono

No entanto, lambidas em excesso e insistentes podem se tornar incômodas.

Alguns cães exageram tanto que fica difícil aceitar esse comportamento insistente. Esse tipo de cachorro quer lamber o tempo todo.

Há alguns animais que até desenvolvem a mania de perseguir o dono pelos cômodos da casa, lambendo-o o tempo todo. 
porque o cachorro lambe muito a pata, porque o cachorro lambe muito, porque o cao lambe muito, porque o cachorro lambe nosso pé, porque cachorro lambe os donos, porque o cachorro lambe os pes do dono, porque o cachorro lambe o piso, porque o cachorro lambe o pe, porque o cachorro lambe o seu dono, porque o cachorro lambe seu pé, porque o cachorro lambe tanto o dono, porque o cachorro lambe tanto as patas, porque o cachorro lambe tudo, porque o cachorro lambe terra, porque o cão lambe tudo

Não apenas o dono, mas os outros integrantes da família e, até, as visitas.


As lambidas no mundo canino

Pensando nisso, resolvemos escrever este texto, em complemento ao artigo Por que o cachorro lambe o dono?, apresentando algumas dicas para adestrá-lo e forçá-lo a diminuir esse comportamento.

Como já foi explicado no outro artigo, o cachorro demonstra sua submissão lambendo o líder da matilha. 

Nesse caso, se o seu dono mantém o posto, vai ser alvo constante de algumas lambidas.

Também deve ser notado que os filhotes de cachorro lambem o focinho da mãe para que esta regurgite a comida, e também como demonstração de apego e carinho.

Lamber não é um comportamento proibido entre os animais. Uma lambida mais forte da mãe no filhinho pode significar uma bronca carinhosa, no entender deste. 

Nesse caso ele deve deixar de fazer o que estava fazendo, antes de levar uma mordida leve.

Entre os cachorros selvagens, o cão alfa pode exigir respeito e submissão através de potentes mordidas. 

Logo após a bronca, o cachorro inferior o lambe, demonstrando que vai acatar suas ordens.

5 dicas de comportamento: Cachorro lambendo muito o dono

1) adestre o cachorro. Animais adultos, que nunca foram adestrados, podem aprender os truques básicos com alguma facilidade. Esses truques são importantes na hora de governá-los. 

2) ensine-o o valor da palavra "não", se não o fez quando ele era filhote. 

Fale baixo e devagar. Na ninhada, a mãe ensina que determinado comportamento é errado ao rosnar baixinho para a cria. Esta compreende na hora. 

Mesmo adulto o cão ainda guarda na memória esse aprendizado;

3) afaste seu focinho com firmeza, mas sem machucá-lo, nem fazendo parecer que é uma brincadeira. Você pode acompanhar esse gesto com a palavra "não", como dito antes.

4) caso ele esteja lambendo outra pessoa da família, ou uma visita, bata o pé no chão, para que ele olhe, e use novamente a palavra "não". 

Se não funcionar, utilize-se do item 3. Com o tempo o animal assimila a ideia, independente da idade.


5) em casos extremos, depois de testar tudo sem resultados satisfatórios, talvez seja necessário utilizar-se do famoso spray de água. 

Ao borrifá-lo no rosto do animal, este compreende que fez algo errado. É um recurso que deve ser utilizado por último. 

Alguns cães tímidos se inibem mais ainda depois dessa bronca, o que dificulta muito o adestramento. Deve-se verificar se vale a pena utilizar-se dessa estratégia ou não.

Cachorro que lambe seu dono

Em se tratando de cães mais velhos, o adestramento para que deixem de lamber as pessoas em excesso pode ser um pouco mais difícil. Mas nunca é impossível.

Animais que demonstram afeto e muita humildade podem não compreender por que suas atitudes não são aceitas.

E como nós andamos muito ocupados hoje em dia, não temos tempo sobrando para dar atenção ao mascote. Por isso, simplesmente aceitamos esse comportamento.

Um dia, ficamos chateados com o cachorro nos perseguindo e lambendo o tempo todo, e damos uma bronca nele, ou o castigamos. O resultado disso é que ele vai lamber ainda mais, pra deixar bem clara sua humildade e carinho.

Porque o cachorro lambe muito o dono

O problema é que alguns animais de estimação demonstram muita submissão. Isso pode caracterizar um cachorro tímido ou que foi amedrontado quando filhote.

É particularmente comum que cães adquiridos de uma loja apresentem essa atitude. 

Por serem criados longe da família, e por estarem expostos a um ambiente hostil (para eles), podem desenvolver uma grande inibição, o que os torna covardes.

Dessa forma irão procurar demonstrar sujeição a qualquer outro animal ou pessoa, lambendo em excesso e demonstrando que são pacíficos.

Faça o cachorro parar de lamber

Embora seja um comportamento desagradável quando excessivo, as lambidas podem significar mais do que isso.

Podem significar que algo assustou em demasia seu mascote, como um cachorro maior da vizinhança, algum vizinho mal-intencionado ou ruídos, como bombas, fogos ou trovões.

Nesse caso não basta tentar adestrá-lo. Deve-se procurar a raiz do problema para resolvê-lo antes de tudo. 

Compreenda que o cachorro ainda vai continuar lambendo depois de livre do incômodo, e esse é um comportamento residual, que deve ser tratado através do treino. 

Mas só depois de resolvidos os problemas.

90% Truques. Sem adestramento.

Não gostamos de adestramentos longos e cansativos. Queremos "consertar" rapidamente os hábitos ruins dos nossos cachorros (latidos excessivos, destruição da casa, mordidas dolorosas, mania de ingerir fezes, etc.) sem adestrar, apenas com truques.