Como fazer o cachorro parar de chorar


Para o cachorro parar de chorar [5 DICAS PRÁTICAS]


"Donos de primeira viagem" muitas vezes não sabem porque o filhote de cachorro chora

Ao ser adotado o filhotinho parece feliz na nossa casa. Brinca, dá pequenos latidos e parece estar se divertindo, mas assim que anoitece o filhote chora ao ficar sozinho.



Cachorro chorando - filhote

De qualquer forma, você deve estar preparado pra isso: filhote de cachorro recem nascido chorando muito é um negócio bastante comum.

Caso o choro não esteja relacionado a doenças, devemos compreender que todo cachorro chorando muito está tentando, de alguma forma, manter contato com sua mãe e o restante da ninhada.

Daremos dicas, logo a seguir, para ajudar a resolver o problema do choro de cachorro filhote

Tem gente que pode acreditar que isso é apenas "fingimento" do animal. No entanto, pode-se ver que o cachorro chora com lagrimas, muitas vezes.

Agora é importante que você saiba que, para reduzir esse incômodo, é preciso fazer o cãozinho compreender estes três princípios:

  • Ele não foi abandonado;
  • Ele não está sozinho;
  • Ele está seguro.
Todo o problema do choro está contido nesses três princípios. 


Cachorro filhote chorando a noite

O filhote acredita, ao ser retirado da ninhada, que foi abandonado e que vai ser deixado sozinho. Nesse ponto, ele acredita que está correndo algum risco. Por isso o choro.

No horário noturno o choro parece ser mais insistente. Isso porque à noite o animal percebe o silêncio súbito da casa. Até então, havia pessoas conversando, o barulho da televisão, etc, e isso o deixava calmo.

Além disso, havia pessoas interagindo com ele, pegando-o no colo, brincando e o fazendo se sentir acolhido.

[VÍDEO] O que fazer para filhotes pararem de chorar

Se você tem um cachorro chorando a noite, é possível que ele esteja assustado com esse silêncio. Ele se acostumou com a presença de toda a família e, de repente, a casa adormece. 

Isso pode ser assustador pra ele, afinal, cães são animais gregários, isto é, eles necessitam da companhia de outros para não se sentirem sozinhos.

Se você tem um filhote de cachorro chorando a noite, pense em seguir nossas dicas.


Como fazer seu cachorro parar de chorar?

Todos os esforços para acabar com o problema devem ser direcionados a mudar seu pensamento, fazendo-o perceber:

  • Que foi bem acolhido na família;
  • Que existe gente em volta, querendo o seu bem;
  • Que ele não corre qualquer risco.

Fazê-lo compreender essa dinâmica é a única forma de diminuir o choro rapidamente. Qualquer outra atitude não trará resultados rápidos e você ainda correrá o risco de piorar a situação.

Veja 5 dicas para fazer o cachorro parar de chorar à noite:

1 - ao trazer o filhote para casa, logo depois do desmame, deve-se levar, também, um pano com o cheiro da mãe e dos irmãos. Isso vai consolá-lo por perder a família e vai dar tempo para que ele se habitue na sua nova casa.

Se você não tem certeza se o dono da mãe vai aceitar entregar um pano dela, leve um paninho com você e deixe a cadela dormir sobre ele durante uma meia-hora, pelo menos, no momento de trazer o filhote. Depois, traga o pano junto com ele. 

Isso pode evitar ter em casa um cachorro choramingando o tempo todo.

2 - ele sempre deve dormir no mesmo local. Sua caminha pode ser levada para todos os cômodos da casa, mas é importante que ele durma apenas nela. 

Depois que compreender isso, ele poderá dormir onde o dono quiser e aceitar, mas, enquanto ele ainda não assimilou sua rotina, é importante que ele durma apenas na sua caminha;


3 - deixe-o dormir no seu quarto durante alguns dias, no máximo uma semana. Dessa forma ele vai se habituar mais rápido à nova rotina. 

Aos poucos, vá afastando a caminha dele até que, no final do processo, ela esteja no local em que ele vai dormir em definitivo;

4 - coloque alguns brinquedos favoritos na caminha, para que ele se sinta mais consolado. Mas faça isso apenas na hora de dormir. Ofereça a ele brinquedos interativos (podem ser fabricados em casa ou comprados em pet shops);

5 - o dono não deve ir afagar o cachorro quando ele estiver se esgoelando de chorar, pois isso reforça a ideia de que se ele gritar alguém vai vir cuidar dele. 

Em vez disso, deve-se fazê-lo perceber que não está sozinho, nos primeiros dias, e que não está em um ambiente hostil. 

Para fazê-lo compreender isso, aposte em alguns truques. Se ele estiver se sentindo sozinho, você pode deixar um rádio ligado em alguma estação de debates ou outra qualquer, em que haja o som da voz humana. Dessa forma ele se habitua com esse som mais rapidamente.

É bom manter o volume bem baixinho. Lembre-se que o cão tem uma audição sensível, e o som vai chegar até ele mesmo que esteja bem baixo.


Também é possível encontrar várias horas de sons de cachorros latindo, e de filhotes também, no youtube. Deixe o computador um pouco distante dele e o som o mais baixo possível. Isso poderá acalmá-lo durante a noite.


Meu cachorro não para de chorar

Os latidos, choros e uivos desses animais são tão desesperadores que parece que estamos judiando deles. Nós ficamos com pena, porque ele parece tão desconsolado e triste! 

Alguns, mesmo sendo filhotinhos, chegam a fazer som de cachorro brabo, como se quisessem nos "intimidar", como se estivessem nos dando uma bronca.

Vamos saber um pouquinho mais sobre o motivo do choro do cachorrinho:


O que significa o choro do cachorro?

O choro de um filhote é normal. Um cachorro tem que se acostumar à nova casa e à nova família. Enquanto ele não se acostuma, vai seguir chorando e meio triste.

No entanto, caso o choro seja muito persistente, devemos observar se não está relacionado a alguma enfermidade.


Meu cachorro chora muito

Se você se pergunta qual a utilidade do choro nos cachorrinhos, saiba que ele é muito importante.

Todas as raças de cachorros têm um mecanismo do choro que vem de fábrica.

Através desse som, a cadela consegue encontrar a cria, caso ela esteja perdida, e seus irmãos a reconhecem e se dirigem para onde ela se encontra.


Como o cachorro chora?

A vocalização do animal através do choro começa com ganidos baixos e discretos. 

Se a mãe estiver por perto, logo o escuta e vai averiguar se tudo está bem, se ele não está sujo, ou com frio e fome.

Caso ninguém se aproxime dele, a vocalização irá aumentar de volume e tornar-se mais dramática, de forma a que sua família o ouça e perceba a urgência em que ele se encontra.

Na prática significa que, se ninguém vier pegá-lo no colo rapidamente, ele irá redobrar a força do choro, ganindo mais alto e de forma mais desesperada.


Como fazer filhote de cachorro parar de chorar: mais dicas

Logo ao trazer para casa o filhotinho, o dono deve entender que ele irá se desenvolver melhor e ser mais feliz se for um cachorro independente.

Correr para pegá-lo no colo e tentar consolá-lo pode parecer o mais correto, mas o animal vai ter vários anos de vida pela frente, e o choro vai passar com o tempo, ao passo que a má educação vai persistir.

Portanto, por mais que você se sinta triste ao ver o filhotinho chorando, compreenda que tudo isso vai passar e ele vai se tornar um cão adulto e independente, se você permitir que ele passe por essa experiência.


O cachorro chora muito quando está sozinho

Quando vamos socorrer o tempo todo o filhote que chora, não o permitimos se desenvolver devidamente. Isso pode transformá-lo em um cão mimado. 

E se ele for mimado e tiver todos os seus desejos satisfeitos, poderá piorar sua índole, tornando-se infeliz.

Portanto, o comportamento correto do dono é ensinar o mascote, desde cedo, a adquirir independência.

Como independência, nos referimos ao animal que consegue passar boa parte do dia sozinho em casa sem destruir os móveis, sem latir até ficar rouco e sem sujar a casa inteira por despeito por ter sido deixado sozinho algumas horas.

Um cachorro bem adestrado, e que entende que o dono precisa se afastar algumas horas do dia, é um cão feliz, pois sabe que não foi abandonado e que logo estará novamente bem acompanhado ao final do dia.

Ao contrário, um cão mimado e dependente será muitas vezes infeliz, pois acredita que foi abandonado, sempre que for deixado sozinho em casa durante algumas horas. Isso acontece porque não foi ensinado a ser auto-suficiente.

Por isso é importante deixar o cachorro sozinho, durante algum tempo, para que ele vá se acostumando a ser independente.


Como adestrar o filhote para que ele não chore

Muitos donos ouvem que "não se deve correr para pegar o cachorro no colo sempre que ele chorar, senão ele vai se acostumar mal".

Até certo ponto isso é verdade. O cachorro, como já dissemos, deve aprender a ser independente. Ele deve saber que não vai adiantar chorar o tempo todo, e que o melhor é se comportar bem.

Essa regra, no entanto, não vale para filhotes recém tirados da ninhada, e que são muito jovens. Eles choram desconsolados, pois sentem falta do cheiro da mãe e dos irmãos. 

Sentem falta do aconchego que tinham dentro da ninhada, do calor e das lambidas que recebiam, além do leite materno.

Tudo isso, toda a falta que a mãe faz ao filhotinho, vai deixá-lo desconsolado demais, e ele vai abrir o berreiro logo que perceber que está sozinho.


Educando o cachorro a ficar sozinho

Nessas circunstâncias, ele pode ficar tão estressado e confuso que sua imunidade pode diminuir, tornando-o suscetível a doenças e parasitoses.

É comum o animal ter febre nos primeiros dias, acompanhada de diarreia e falta de apetite.

Dessa forma, aconselhamos a adaptar o cachorrinho ao novo ambiente de forma gradual. Isso significa que, durante alguns dias deve-se evitar que ele fique sozinho.

Lembre-se: essa regra vale para filhotes recém tirados da ninhada, e que sejam muito jovens.


O cachorro pode dormir no quarto?

Como já dissemos, o cão pode permanecer no quarto nas primeiras noites, mas sempre dentro da sua caminha, para que esta adquira seu cheiro. Dessa forma, ele vai se habituar a dormir nela.

Isso pode acontecer até que o animal consiga reconhecer o cheiro da casa e dos donos, além de se ambientar com a nova comida e as rotinas do seu novo lar.

Tão logo ele se habitue, pode ser iniciado o processo de fazê-lo parar de chorar.


Aprendendo a não se sentir sozinho

O importante é compreender que o processo de ser separado da ninhada é bastante agressivo para com o cãozinho.

Ele não deve sentir essa situação como um abandono, pois pode ficar com a saúde fragilizada e adoecer em virtude do estresse.

Cães adultos também podem sofrer da mesma forma.

Por isso é importante que ele passe por uma adaptação gradual ao novo lar.

Educar o cachorro para que ele pare de chorar envolve uma parcela de inflexibilidade.


Cachorro chora com lagrimas

O dono não se deve deixar comover com as lágrimas do cachorrinho, pois tudo é feito para o bem dele e para que ele se desenvolva de forma independente.

Isso não quer dizer, no entanto, que se deva atirar o filhote em um porão frio e deixá-lo latindo e chorando a noite toda.

Como dissemos, há grande probabilidade do animal adoecer.

A ideia é que ele seja consolado nos primeiros dias, para aprender a confiar no dono. Depois, inicia-se o processo para que ele se torne mais independente.

Agindo assim, o cachorro vai compreender que não foi abandonado pela mãe, e vai começar a desenvolver vínculos com a nova família.


Cachorro velho chorando a noite

Às vezes o animal, mesmo sendo adulto, continua chorando à noite. Isso pode acontecer por vários motivos, mas a primeira providência é descartar problemas decorrentes da saúde dele.

Um cachorro que esteja saudável, bem alimentado com ração de qualidade, não tenha nenhum tipo de lesão ou dor, deve ser adestrado a conseguir dormir sozinho.

Isso pode ser conseguido utilizando-se das seguintes estratégias:

fazendo seu local de sono ser bastante agradável, através de brinquedos interativos para cães, bichinhos de pelúcia parecidos com ele e com o tamanho aproximado e sons interessantes para ele (TV, youtube e rádio).

Além disso, é importante criar um ritual à noite para que ele aceite que todos irão dormir. Dessa forma, uma ou duas horas antes a TV pode ser desligada (ou o som diminuído), as luzes vão sendo apagadas e as conversas são em menor volume.

Assim, quando chegar a hora de ir pra rua (ou pra caminha) o cachorro não vai estranhar tanto.


90% Truques. Sem adestramento. 

Não gostamos de adestramentos longos e cansativos. Queremos "consertar" rapidamente os hábitos ruins dos nossos cachorros (latidos excessivos, destruição da casa, mordidas dolorosas, mania de ingerir fezes, etc.) sem adestrar, apenas com truques.

90% Truques. Sem adestramento.