[VÍDEO] Thundershirt - para seu cachorro parar de latir

Thundershirt - camisa calmante [Thundershirt realmente funciona?]

Thundershirt - o que é: é um acessório utilizado no adestramento de cães que serve, também, para acalmar alguns cachorros mais ansiosos, funcionando como tática dessensibilizadora, isto é, diminuindo a sensibilidade do cachorro a determinadas situações. 

É utilizado no adestramento positivo de cachorros - mas tem funcionado inclusive com gatos, o que evidencia seu uso em animais domesticos.

Utilidades da Thundershirt
Entre as principais utilidades desse acessório, estão o controle e a dessensibilização do animal, por exemplo:

  • Como fazer cachorro parar de latir;
  • Como fazer filhote de cachorro parar de chorar;
  • Problemas de comportamento, como cachorro lambendo a pata em excesso;
  • Quando cachorro late muito a noite;
  • Cachorro com medo de andar na rua;
  • Cachorro com medo de bombinhas e fogos;
  • Cachorro com medo de ficar sozinho.

E outros casos em que seja preciso diminuir algumas atitudes chatas do animal, sem ser necessário optar por nenhum tipo de adestramento.

O acessório serve para todas as raças, e é comercializado em vários tamanhos, para diversos tipos de cachorro.


Acalmando o cachorro

O controle do animal fica facilitado, porque grande parte da ansiedade dele é eliminada, ou diminuída, facilitando os comandos.

O funcionamento é similar ao da mãe com os filhotes, "agasalhando" o animalzinho. Os animais domesticos, portanto, sentem conforto e se acalmam.


Thundershirt funciona? Como Thudershirt funciona?

A ideia é bastante simples. Thundershirt nada mais é do que uma capa feita de tecido inteligente e flexível, que envolve o animal de estimação e o faz se sentir "abraçado", diminuindo sua ansiedade e agressividade.

A forma como a Thundershirt age no cão foi minuciosamente comentada no nosso artigo Thundershirt - como ela funciona? 

A seguir veremos vídeos de "antes" e "depois" da utilização do acessório, e que demonstra de maneira visível sua utilização no adestramento de cães, por causa da mudança no comportamento do animalzinho.

Como fazer o cachorro parar de latir

No vídeo abaixo, vemos uma cadelinha poodle, chamada Gracie, que late incontrolavelmente para cães e pessoas desconhecidas durante seu passeio.

Vários animais domesticos agem dessa forma. E não pense que somente cães adultos fazem isso. Filhotes de cachorro aprendem desde cedo a latir assim.

Ela não obedece a voz de comando do dono, sequer olha para ele, e não o permite pegá-la para interromper o processo.

Leia também: Como fazer o cachorro parar de latir

Leia também: Como fazer o cachorro parar de chorar

Latindo dessa forma, esse animal de estimação se coloca em risco, pois alguns cães maiores e hostis podem interpretar os latidos como uma provocação para a briga.

A atitude de Gracie também prejudica os momentos de amizade e lazer que poderia desfrutar durante o passeio com seu dono. 

Dificilmente Gracie conseguiria ser bem sucedida em um processo de adestramento de cães. Ela parece ser um cachorro extremamente ansioso.

Quando o cachorro se treme todo, quando o cachorro treme todo o corpo, e fica se tremendo todo enquanto late, ele sinaliza ter dificuldades com o adestramento.

Leia também: Aprendendo a passear com o dono.

Além de tudo isso, Gracie demonstra uma ansiedade sem limites, extremamente prejudicial a sua saúde, e um comportamento repetitivo e irritante, o que poderia levar o dono a interromper os passeios.

Logo após vestir a Thundershirt, Gracie não apenas modifica seu comportamento em relação aos latidos, mas começa a "ouvir" a voz do dono e a olhar para ele, o que é muito importante no adestramento de cães.







A poodle não deixa de latir completamente, pois não é o objetivo do acessório modificar a personalidade do cão. Mas Gracie late muito menos, e permite que o outro cachorro se aproxime e tente socializar com ela, o que é um procedimento normal entre cães. 

Cachorros anti-sociais são infelizes e sentem falta da socialização com seus iguais.

Pode-se dizer que o experimento foi bem sucedido, visto que o animal de estimação passou a prestar atenção ao dono, abrindo possibilidades para seu treino.


Cachorro - medo de fogos e Cachorro - medo de trovão

O som do trovão amedronta muitos cachorros. Além dele, o de fogos de artifício também faz muitos animais surtarem. 

Nesse caso a ideia é um treinamento de dessensibilização, como explicado no artigo  Medo de fogos de artifício.

Você pode expor de forma controlada seu animal ao som que o estressa, começando de forma branda, para que ele compreenda que não há uma ameaça real. 


Cachorro com medo de fogos de artifício [O funcionamento da Thundershirt]

Ao ter o corpo envolvido pela Thundershirt, o cachorro se sente mais seguro e deixa de tremer ou chorar por causa de ruídos mais fortes.

Leia também: Medo de fogos de artifício

A situação é parecida com o que acontece com filhotes de cachorro, quando são "envolvidos" pela mãe.

O acessório é recomendado quando o adestramento de cães não surtiu efeito, ou quando o animal é tão ansioso que não consegue prestar atenção no dono para ser adestrado.

Também é uma boa opção para evitar a aplicação de calmantes, o que nunca é positivo, mas é muito utilizado naqueles momentos em que os festejos ocorrem junto com explosões de fogos.


[Vídeo] Cachorro - medo de chuva

No vídeo abaixo, mostramos um Boston Terrier (Joe Stain). Veja que o cachorro está tremendo e chorando durante uma tempestade. Com o acessório, no entanto, Joe para de tremer e se acalma um pouco.

Vemos, também, Elli e Emma, duas Shih Tzus que latem desesperadamente quando a campainha toca. Elas não deixam as visitas em paz, perseguem-nas pela casa toda, não se deixam acariciar e latem incansavelmente.

Leia também: Por que o cachorro lambe o dono?

Leia também: Por que o cachorro lambe a pata?

Leia também: Como fazer o cachorro parar de lamber?

Os latidos que ocorrem sem parar, o tempo todo, podem fazer com que uma casa não seja um local agradável para as visitas.  O que fazer nesse caso? Como fazer o cachorro parar de latir? Será preciso confiná-las em um quarto até os visitantes irem embora? O que fazer para o cachorro deixar de latir?

No entanto, depois de vestir a Thundershirt, elas se acalmam, continuam vigiando as visitas, mas não latem mais, e se deixam acariciar.

O importante é perceber que o cachorro não teve sua personalidade modificada. Apenas se acalmou um pouco mais e começou a ouvir a voz de comando do dono. Esse é o principal ponto explorado pela Thundershirt. Ela "permite" que o animal de estimação ouça a voz de comando do dono.

Perceba, também, que o cachorro diminuiu os latidos, sem ser necessário nenhum tipo de adestramento.


Cachorro pulando nas pessoas [Meu cachorro pula em cima de mim]

Outra mania chata de alguns cães consiste em pular em cima das pessoas, sujando e, às vezes, até machucando as visitas.

Através da nossa proposta de 90% Truques, é possível aprender dezenas de macetes e truques simples pra evitar isso - sem ser necessário adestramento.

Veja que, neste vídeo, a Rottweiler gosta de pular insistentemente nos outros. Aproximar-se dela é uma atitude cansativa, pois ela não para quieta e fica o tempo todo tentando chamar a atenção das pessoas.

O cachorro pula nas visitas, o cachorro fica pulando e chamando a atenção de forma chata.

A atitude correta, nesse caso, é a utilização do acessório e/ou Truques práticos, para ensiná-la a parar com essa mania.

Depois de vestir a Thundershirt, ela não teve sua personalidade alterada. Continua "vigiando" os passos da sua dona, mas sem pular mais nela.

Thundershir também promete diminuir, ou eliminar, comportamentos compulsivos. No vídeo conhecemos Roscoe, um beagle que gira compulsivamente enquanto passeia, dificultando muito acompanhá-lo.


Para cachorro com comportamento compulsivo

Logo depois, devidamente vestido, Roscoe caminha normalmente, acompanhando seu dono como deve ser feito. Sua personalidade não foi modificada, ele continua curioso e farejando tudo em volta, mas não gira novamente.

Outros exemplos de comportamento compulsivo podem ser:

  • Cachorro lambendo a pata excessivamente;
  • Cachorro lambendo o focinho demais;
  • Quando o cachorro lambe muito o dono;
  • Cachorro se lambe compulsivamente.

Além de todas aquelas manias de latidos em excesso, choro constante, uivos, mordidas, etc.


Cachorro latindo muito

Por fim, vemos um outro cachorro que late de maneira compulsiva para estranhos. Ele parece hipnotizado e não consegue prestar atenção a nada mais. Logo depois, vestido com a Thundershirt, ele se acalma.

Note que o acessório não modificou sua personalidade; ele continua curioso e alerta, corre para farejar a visitante, mas não late tanto e não demonstra hostilidade. 

Dessa forma, ele consegue agir conforme a reação da pessoa. Se o intruso for hostil, o cão também o será. Em caso negativo, o cachorro apenas irá farejar o estranho e procurar verificar quais suas intenções.

O acessório também funciona para cães ansiosos durante viagens longas.  Assista ao vídeo:



Há inúmeras outras ocasiões em que o acessório pode ser interessante. 

90% Truques. Sem adestramento.

Não gostamos de adestramentos longos e cansativos. Queremos "consertar" rapidamente os hábitos ruins dos nossos cachorros (latidos excessivos, destruição da casa, mordidas dolorosas, mania de ingerir fezes, etc.) sem adestrar, apenas com truques. 

Por isso, construímos o único método com 90% de truques, pra fazer seu cachorro ficar mais comportado. 

Admita, você não tem tempo nem vontade de passar várias horas por dia adestrando seu cachorro. Não faça essa maldade com ele. 

Até Breve!