O que o cachorro NÃO deve comer?

O que pode dar para o cachorro comer?

Muita gente se pergunta, às vezes, se há perigo em dar ao seu cachorrinho comida de gente.

A resposta é "não". Comida de gente não é o melhor alimento pro seu cachorro.


Além de serem contra-indicados, muitos alimentos feitos para humanos podem até causar a morte dele.


Alimentos que o cachorro pode comer

A resposta mais óbvia é a ração para cachorro.

Projetada para ele e com nutrientes importantes, a ração industrializada alimenta de forma mais completa do que a comida humana.




Também é possível preparar pra ele uma comida natural, com todos os ingredientes necessários e suplementos obrigatórios. Já existem vários artigos que ensinam passo a passo como preparar a alimentação ideal pro mascote.

Portanto, se você acha errado dar ração para seu mascote, então invista em conhecimento e informações de qualidade para fazer em casa uma alimentação nutritiva para ele.

O que o cachorro pode comer além da ração

Se você vai apostar na comida feita em casa, é importantíssimos buscar informações sobre a quantidade certa de nutrientes que seu cachorro precisa comer.

Não apenas isso, mas também a quantidade correta de nutrientes de acordo com a idade, raça, peso e porte.

E ainda, a quantidade de suplementos que deve conter a comida.

A grande vantagem que as pessoas veem em produzir em casa a comida do seu mascote é que, dessa forma, os cães não ingerem alimentos transgênicos, com muitos corantes, aromatizantes, estabilizantes, conservantes e outros produtos industriais.

Muitas das rações, principalmente as mais baratas, são feitas praticamente de farelo, com alguma proteína.


Ração para cachorro

Hoje em dia existem vários tipos de biscoitos e guloseimas para os animais.

Muitos deles são utilizados no adestramento, estimulando o cachorro a se esforçar mais. 

O que devemos ter em conta, no entanto, é que a indústria tem colocado à disposição dos donos uma verdadeira bateria de porcarias, como panetones, chocolates, balas, todos direcionados ao paladar do nosso animal, mas nem por isso saudáveis.

O cão não festeja Natal ou Páscoa. Não precisa desse tipo de agrado. Devemos pensar se estamos presenteando nosso melhor amigo ou a nós mesmos.

Comida de gente faz mal para cachorro

Sim, a comida que nós comemos faz muito mal para o cão. 

O ideal é seu animal comer ração premium ou ração super premium. Nem sempre é possível ao dono, no entanto, oferecer esse tipo de ração ao mascote.

Por isso muita gente têm optado por fazer em casa receitas nutritivas para seu cachorrinho.

Algumas idas ao açougue e à feira são suficientes para encontrar bons alimentos e preços em conta.

Mas, como já dissemos, a comida tem que ser feita especificamente para eles. Eles não devem consumir a comida para humanos. 


O que fazer para o filhote comer?

Filhotes são ainda mais sensíveis do que cães adultos.

A comida errada pode causar problemas permanentes.

O ideal é alimentá-lo com rações de qualidade, indicadas para o peso, idade, porte e raça.

Eventualmente, caso você seja adepto da alimentação natural para cães, o cachorro pode comer comida, em vez de ração.

Mas, como dissemos anteriormente, a comida deve ser realmente nutritiva, com todos os ingredientes necessários para a alimentação saudável do animal.


Comida natural para cães

Embora existam muitas fórmulas disponíveis na internet sobre alimento natural para os cães, a comida que consumimos não é indicada para eles.

O que existe atualmente, no entanto, é a compreensão, por profissionais veterinários, de que a ração canina não é a única forma de alimentar os animais. 

Porém, isso não significa que o cão possa comer comida de gente. 

Significa que ele pode se alimentar de uma mistura de carnes, ossos e vegetais, sem qualquer tipo de tempero, e desde que satisfeitas todas as suas necessidades nutricionais.

A seguir, elaboramos uma lista de alguns alimentos que devem ser deixados longe do animalzinho, para o bem dele.

O que o cachorro NÃO pode comer

1. Chocolate - já é senso comum que chocolates e outros alimentos adocicados não devem ser dados ao cão. 


A razão disso é a presença, no chocolate, da teobromina, substância extremamente tóxica para o animal. Cerca de 100 g ou 200 g dele por quilo do peso do seu cachorro já pode ser considerado fatal.

Se o seu animalzinho comeu uma grande quantidade da substância, leve-o ao veterinário com urgência. A teobromina pode levá-lo à morte.

2. Abacate - as frutas em geral não são bem aceitas pelo organismo do cachorro. Ele gosta delas pelo sabor adocicado, mas pode ter problemas intestinais e de digestão. 

O abacate, no entanto, pode ser mais perigoso, pois contém a substância persina, que causa desarranjo gastro-intestinal.

3. Café - embora estimulante para nós, o café é contra-indicado ao cachorro por conter xantina, que pode causar danos ao sistema neurológico e renal do mascote. Além disso, é um estimulante cardíaco para os animais.

Leia também: Por que o cachorro é o melhor amigo do homem?

4. Uvas - outra fruta proibida para o cão. Uvas e uvas passas podem causar insuficiência renal aguda no seu cachorro.

5. Cebola - é absorvida e metabolizada normalmente pelo organismo humano, mas pode causar anemia nos animais pela presença do tiosulfato. Ao deixarem de consumir o vegetal, conseguem se restabelecer.

6. Massa crua - massa de pão ou bolo, crua, pode causar dor e ruptura intestinal. A causa é a presença de fermento, que pode se expandir ao ser consumida.

7. Alho - embora bastante saudáveis para humanos, alimentos temperados com alho são um verdadeiro veneno para os cães. O  vegetal pode destruir as células vermelhas do sangue, causando anemia. Casos mais graves podem levar à falência renal, por falta de hemoglobina.

8. Comidas muito gordurosas - o excesso de gordura presente em determinados alimentos pode levar seu cãozinho a desarranjos gastrointestinais. O caso, quando é mais grave, leva à pancreatite, que pode ser fatal. 

Dessa forma, podemos incluir na lista de proibições as frituras, pizzas, cachorros-quentes, carnes muito temperadas e gordurosas, massas folhadas, como as de croissant, etc. 

9. Álcool - pode parecer brincadeira, mas alguns donos realmente dão álcool para seu animal. Algumas bebidas, por serem mais adocicadas, podem levar o cachorro ao maior consumo, correndo riscos de intoxicação grave e até fatal.

Leia também: Qual o melhor alimento para seu cachorrinho?

10. Noz macadâmia - possui uma toxina que pode afetar músculos, sistema digestivo e nervoso dos cães, podendo levar à paralisia ou à morte.

Como alimentar o cachorro

Esteja sempre atento para que seu animal de estimaçao não "roube" a comida de cima da mesa ou do balcão da cozinha. Os animais sempre têm fome, isso é instintivo para eles.

Você deve ensinar seu mascote a respeitar a mesa de jantar e a pia da cozinha, pois ele nunca vai se fazer de rogado quando tiver chance de abocanhar tudo o que estiver a seu alcance. 

Por isso, preste muita atenção e evite acidentes.

Não é incomum um cachorrinho encontrar uma caixa de bombom e devorá-la em segundos, por exemplo. Isso pode ser fatal.

Adestre-o desde cedo a respeitar certos locais da casa, como a cozinha, a mesa de jantar, etc.



Até Breve!