[VÍDEO] 10 dicas para fazer seu cachorro parar de comer fezes

[VÍDEO] Fazendo o cachorro parar de comer fezes


Desde filhote, o cachorro pode começar a desenvolver o hábito de comer fezes.

O costume não é tão estranho para eles; muitos animais podem achar normal fazer isso. Por isso, pode ser esse o motivo porque filhote de cachorro come fezes.

Neste artigo, vamos dar a você 10 Dicas para fazer o cachorro parar de comer fezes.

Meu cachorro come cocô!

É preciso descobrir a causa e observar onde e como a prática se manifesta.

Existem muitos motivos para o cachorro agir assim, e nós temos várias dicas, mas essas 10 dicas geralmente conseguem resolver a maioria dos problemas.


10 dicas para o cachorro parar de comer cocô

1) Se você tiver mais do que um cachorro, faça com que cada um tenha seu pratinho próprio.

E fiscalize a hora da refeição para impedir que uns comam mais do que os outros.

2) Alimente-o mais de uma vez ao dia. Isso vai fazê-lo comer com menos ansiedade e mais calma, permitindo que seu organismo absorva melhor os nutrientes. Esteja certo de que a ração contém tudo o que ele precisa em termos nutricionais.
Alimentador automático.

Se você passa a maior parte do dia fora, veja se pode investir em uma máquina de alimentação eletrônica. 

Geralmente não custam caro e existem vários modelos à venda pela Internet. 

O mecanismo é simples e permite que você programe a alimentação do animal em determinados horários. Dessa forma ele não come tudo de uma vez.


Leia também: Por que o cachorro come fezes?

Ou, ainda, para que os cães menores e mais tímidos não se sintam intimidados e se alimentem menos, mantenha-os em locais separados ao comerem.

3) Brinque com seu cachorro. Não permita que ele se sinta entediado. Nos momentos em que não puder estar com ele, dê-lhe brinquedos interessantes para passar o tempo. 

Veja neste artigo aqui algumas dicas para deixá-lo menos entediado quando sozinho.

4) Se seu cachorrinho anda muito assustado, procure descobrir as causas disso. 

Muitas vezes a bronca ou a punição que ele recebeu deixou-o temeroso demais. 

Ou, ainda, se há outros animais no pátio, ele pode estar se sentindo intimidado. Verifique e procure neutralizar a causa.

5) Leve-o ao veterinário para descobrir se o animal apresenta alguma disfunção de origem orgânica. Parasitoses, de vários tipos, podem fazer ele agir dessa forma. Talvez um tratamento médico o livre do hábito.

6) Se seu cachorro procura "limpar" a sujeira por conta própria, evite que ele faça isso.

Não o deixe confinado em ambientes pequenos por muito tempo.




Limpe a sujeira para que ele não se sinta inclinado a limpá-la por você, e não o deixe vê-lo fazer isso, pois ele pode tentar imitar mais tarde.

7) Às vezes a simples troca da ração pode acabar com o problema. Invista em alimentação de qualidade, para que ele consiga ingerir todos os nutrientes de que precisa.

8) Não faça da punição a única forma de educar o cachorrinho. Adestre-o de forma positiva, encorajando-o a fazer o que é certo.

9) Evite dar-lhe petiscos muito saborosos ou guloseimas doces, como frutas e biscoitos durante esse período. O cachorro sente o cheiro deles nas fezes, e irá consumi-los novamente através delas.

10) Ao passear com ele, esteja atento para que não ingira alguma coisa na rua. Ele pode assimilar o ato de passear com a liberdade de comer porcarias do chão, caso faça isso algumas vezes.

Como evitar que o cachorro coma suas fezes

Deve-se levar em conta que o mundo de um cachorrinho é muito diferente do que pensamos.

Para ele, na maior parte das vezes, agir de forma imprópria não é algo totalmente condenável. E uma atitude dessas não o incomoda tanto.

Mas é muito importante impedi-lo de fazer disso um hábito, pois um cachorro corre riscos de ser infectado através das fezes de outros animais. Algumas doenças graves podem ser transmitidas dessa forma.

Em último caso, veja a possibilidade de utilizar medicamento (cropovet). Para isso, consulte um veterinário e peça uma receita.

O funcionamento desse remédio é bastante simples. Ele tem a função de deixar as fezes menos atraentes ao cachorro, fazendo-o perder o interesse em continuar ingerindo o cocô.

Agindo dessa forma, seu cachorrinho estará mais perto de se livrar desse hábito.