Golden Retriever - Tudo sobre a raça

TUDO SOBRE A RAÇA GOLDEN RETRIEVER



Encontre aqui informações completas sobre a raça Golden Retriever.

Este é um guia integral de como cuidá-lo, alimentá-lo e fazer com que se desenvolva de forma saudável.

Reunimos aqui todas as informações que você precisa, se é um apreciador da raça e se tem a intenção de adquirir um Golden Retriever.


Encontre aqui tudo sobre o cachorro Golden Retriever  


  • Como adestrar o Golden Retriever
  • Raça Golden Retriever e os cuidados necessários.
  • Temperamento do Golden Retriever.
  • E muito mais.

A raça golden retriever


Cães da raça Golden Retriever são famosos por serem gentis e dóceis. Eles são fortes e têm uma compleição robusta, mas mesmo assim são pacatos e amigos de todos.



Um Golden dificilmente poderá ser utilizado como um cão de guarda. Ele faz festa para todo mundo e não consegue esconder a emoção sempre que alguém (qualquer pessoa) se aproxima.


Embora tenham um físico invejável, podendo atingir até 61cm de altura (podem chegar até a 40kg), e uma ampla mordedura com dentes e caninos fortes, eles gostam mesmo é de brincar, correr, cavar e trazer objetos e brinquedos na boca.

Roer é uma de suas predileções. Roer e trazer coisas na boca.

Você sabe por que ele gosta tanto de correr e buscar objetos?

A origem da raça

Não é muito difícil retroceder na história e localizar o responsável pelos cruzamentos que originaram o cão da raça Golden Retriever, pois as tentativas foram muito bem documentadas.

Em meados do século XIX, Lord Tweedmouth, escocês, buscava produzir uma raça de cachorro de porte médio, que fosse indicado para a caça.

Por ser criador apaixonado de cachorros na região da Grã-bretanha, ele logo listou as habilidades que o novo cão deveria ter para ser um ótimo companheiro de caça.

Dessa forma, entre as habilidades físicas necessárias para o novo cachorro deveriam estar o faro, a visão e a audição muito sensíveis. Ele deveria ser forte, combativo, resistente, veloz e, ao mesmo tempo, obediente e dócil.

Além disso, a nova raça deveria ser muito inteligente. Afinal, cachorros caçadores, e também os de pastoreio, precisam às vezes raciocinar por conta própria, já que o dono nem sempre está por perto.

Como nasceu o Golden Retriever

Foram feitos vários cruzamentos até que se conseguisse o exemplar que conhecemos hoje em dia.

Dentre as raças utilizadas, encontra-se uma que já está extinta, o Tweed Water Spaniel.

A grande habilidade do Golden Retriever deveria ser a busca de aves em locais muito altos. Mas não apenas isso.

Um Golden Retriever deveria ser um bom nadador, ser resistente às temperaturas baixas e ter força suficiente para trazer na boca a caça.

Os 4 primeiros Golden Retriever

Os quatro primeiros filhotes de Golden foram chamados de Ada, Primrose, Crocus e Cowslip. Os descendentes desta última são os principais ancestrais de todos os Golden que conhecemos hoje em dia.

Este cãozinho está extinto

Deles se originaram cães que ainda são utilizados no trabalho, além dos cachorrinhos fofos que são muito apreciados como animais de estimação.

Animais dessa raça prestam um serviço inestimável como cães-guia, por serem dóceis, pacientes e, principalmente, adestráveis com muita facilidade.

Não é à toa que o Golden Retriever está entre os dez cachorros mais inteligentes, segundo um estudo.

Temperamento do cão Golden Retriever

Como já dissemos, trata-se de uma raça de cachorro muito dócil. O Golden adora estar na companhia do dono, o que pode causar alguns transtornos quando tem que ficar sozinho.

Nesse caso, ele pode tentar destruir a casa, quando o dono se ausenta, ou latir, chorar, uivar, fazer as necessidades no lugar errado e algumas outras atitudes. É bastante indicado aprender truques e macetes para ensiná-lo a aceitar a nossa ausência.

Além disso é brincalhão e acha que 100% do seu dia deve ser utilizado em brincadeiras e diversão. Dificilmente um Golden leva algo a sério. A vida, para ele, deveria ser resumida em comer, dormir e brincar.

Embora isso tudo, é um animal muito habilidoso e inteligente, aprendendo os comandos mais difíceis com muita facilidade.

Ele presta atenção ao dono e aceita os comandos sem pestanejar, o que o torna um cão muito obediente e capaz.

Posso criar um Golden Retriever em apartamento?

Se você for criar Golden Retriever em apartamento, saiba que ele vai agir como se estivesse na natureza, que é, afinal, seu instinto.

Ele vai correr pela casa farejando, buscando coisas no quarto para trazer à sala e brincar. É um cão que gosta de estar mastigando sempre alguma coisa, pois tem dentes fortes e uma mordedura muito poderosa.

Na falta de algo para mastigar ele irá roer móveis e estofados, e principalmente sapatos, bolsas e meias.

Adestramento de Golden Retriever

Dicas de como adestrar o Golden Retriever são simples. 

Por ser um cão inteligente seu adestramento não requer nenhum esforço adicional além das técnicas de obediência e de um reforço disciplinar.

Como todo cachorro ele deve aprender a respeitar a liderança do dono, o que não costuma ser difícil por causa do seu temperamento.

Para que ele não destrua a casa você deve ter sempre por perto brinquedos de morder, como bolinhas, cordas, bichinhos de pelúcia, brinquedos de borracha e, principalmente, objetos que ele aprecie roer.

Ensinando Golden Retriever

Uma boa dica de como ensinar seu Golden Retriever é a garrafa pet. Garrafas de refrigerantes ou de água são bons companheiros para ele, que as mastiga sem dó até destruí-las. Assim ele não destrói muito a casa.

Fique atento, no entanto, para retirar dele a garrafa sempre que estiver muito mordida, para que o animal não engula pedaços de plástico.

Como ensinar um Golden Retriever a não morder

Um Golden deve ser ensinado desde cedo a não morder. Esse tipo de adestramento vai ajudá-lo a se comportar um pouco melhor, já que é um cão muito bagunceiro.

Dê uma olhada neste artigo aqui, onde listamos várias dicas para ensinar seu cachorrinho a não morder.

É importante desviar o foco da atenção do cachorro para outros tipos de brincadeiras e não apenas aquelas que o ensinam a morder muito.

Como treinar Golden Retriever

Treinar cão Golden Retriever é muito importante. O treino de Golden Retriever é basicamente realizado com percursos e circuitos, que servirão de exercício e irão acalmar o cachorro.

Por ser exuberante e entusiasmado com tudo, o Golden Retriever precisa de exercícios diários. Corridas e treinos de percurso são uma boa oportunidade para que ele gaste um pouco de energia, que está sempre sobrando nele.

Os treinos de percurso não precisam ser organizados em espaços específicos. Basta construir trilhas com objetos que ele deva pular, como cordas, além de percursos projetados para que ele tenha um pouco de dificuldade de prosseguir, para que seja obrigado a pensar antes de agir.

Alguns pneus em linha para que ele ande sobre, ou em pé, para que ele avance por dentro deles, são opções. Você também pode organizar algumas cadeiras altas, para que ele passe por baixo rastejando. Isso é divertido para ele e é um percurso que vai obrigá-lo a utilizar a mente.

Como ensinar o Golden Retriever

É muito importante que o cão seja exercitado física e mentalmente, pois o Golden pode ficar entediado se sua rotina é muito pacata.

Brincadeiras que imitam a caça e a busca de aves podem entretê-lo durante várias horas. Esconder brinquedos e mandá-lo buscar ou jogar bem longe um objeto e segurá-lo um tempo antes de permitir que ele corra atrás são formas inteligentes de desafiá-lo.

Esses treinamentos podem ser utilizados até mesmo ao adestrar Golden Retriever filhote, já o habituando às brincadeiras para quando atingir a maturidade.

Além disso é muito importante mantê-lo perto da família, pois ele é extremamente gregário e pode sentir falta de estar com pessoas, principalmente o dono.

O fato de querer estar sempre dentro de casa com você o faz detestar dormir na rua. Ao adquirir um cão da raça Golden Retriever você deve ter em mente que o cachorrinho vai preferir ficar em casa com toda a família e não na rua.

Se ele não vai poder ficar dentro de casa, ele deve ser ensinado desde cedo a dormir fora. Pense em adestrá-lo devidamente para evitar que ele se habitue mal.

Como ensinar um Golden Retriever a fazer necessidades

Ensinar Golden Retriever a fazer necessidades é algo obrigatório quando ele é criado em apartamento.

O treino necessário ao Golden para que ele faça suas necessidades no lugar certo é bastante fácil.

Por ser muito esperto ele vai conseguir compreender a intenção do dono rapidamente, se este deixar bem claro ao animal onde deve "se aliviar".

O cachorro filhote deve ter um local específico para fazer xixi e cocô. O primeiro xixi do cãozinho deve ser recolhido no jornal, para que o cheiro fique concentrado.

Essa folha de jornal vai ser utilizada no tapetinho higiênico ou ser colocada embaixo dos outros papeis. Assim ele vai sentir o odor da própria urina e saber onde se "aliviar".

Caso ele comece a fazer no lugar errado, apenas erga-o do chão rapidamente antes dele terminar e o coloque com delicadeza no lugar certo. Depois o agrade bastante, para ele compreender onde é seu cantinho do xixi.

Uma boa dica é não deixar o pote de água o dia todo à disposição do cachorro. Você pode oferecer a água depois da alimentação, ou em horários próprios.

Assim você controla o momento em que ele vai fazer xixi, que deve ser geralmente entre 15 minutos e meia hora depois de beber. Lógico, depois que ele tiver aprendido, a água pode ficar sempre à disposição dele.

Cuidados com o Golden Retriever

Cães do porte do Golden são comumente atacados por problemas relacionados a seu peso.

Raças como Labrador e Rottweiler também sofrem com dores e problemas de articulação, por serem de grande porte.

Um desses problemas é a displasia coxofemural, que acomete cães de crescimento muito rápido. Essa é uma enfermidade que deve ser observada nos cuidados com a raça Golden Retriever.

Ela é hereditária e causa uma má-formação entre o membro traseiro e a cintura pélvica do animal. Isso significa que o cão não consegue ter o encaixe perfeito da perna de trás, o que lhe causa dor ao se movimentar.

Entre os 4 e 7 meses de idade já é possível perceber se o cachorro manca ou sente dor ao firmar a pata. 

Através de uma radiografia é possível perceber se o animalzinho herdou o problema.

Animais com displasia coxofemural podem ter uma vida normal, mas não devem ser cruzados, pois podem passar o problema aos descendentes.

Como deixar o pelo do Golden Retriever bonito

Os cuidados com o pelo do Golden Retriever não são muito complicados, mas é necessário que sejam bem observados.

É muito importante escovar regularmente o pelo do Golden. Por ser um animal de pelo denso e longo, ele deve ser escovado pelo menos uma vez por semana.

Dessa forma se livra dos pelos mortos e evita problemas com parasitas e pele seca.

Deve ser muito bem enxugado após o banho, pois o Golden pode desenvolver dermatites se ficar com o pelo úmido.

O xampu utilizado no banho tem que ser completamente removido no enxágue, evitando o ressecamento dos pelos, que poderão se romper dando ao animal um aspecto de "cão de rua".

O que o Golden Retriever pode comer

A comida para Golden Retriever deve ser pensada ainda quando ele é filhote. A boa alimentação do filhote vai fazer com que o cão adulto seja saudável. Também pode afastar o perigo da displasia coxofemural, segundo alguns estudos.

O que o Golden Retriever come está intimamente ligado, portanto, à saúde geral do animal.

Uma dica de alimento balanceado para Golden Retriever são as rações específicas para a raça, com indicação de idade, e que sejam Super Premium.

Como dar ração para Golden Retriever Filhote

Até 6 semanas ele vai estar mamando, normalmente. A ração pode ser introduzida aos poucos a partir da 3ª, juntamente com o leite materno.


É muito importante dar ao animal uma ração de boa qualidade, de preferência Super Premium, e indicada especificamente para a raça, pois essa é a alimentação ideal para Golden Retriever.

A ração do filhote deve ser dividida em no mínimo 3 porções diárias (dê uma olhada na parte de trás da embalagem, onde está especificado a quantidade ideal para a idade).

Estabeleça um limite rigoroso da quantidade de comida para ele, pois cães desse porte são sempre famintos e sempre querem repetir.

Se você perceber que ele continua com muita fome depois de comer a ração, adicione 1/4 de xícara, mas nunca mais do que isso (e só se ele pedir mais).

Goldens podem sofrer com sobrepeso e até mesmo obesidade se receberem muita ração.



Melhor ração para Golden Retriever filhote


A Ração Royal Canin Golden Retriever Junior é recomendada para filhotes entre 2 e 15 meses de idade, por causa do seu sabor e por ser de fácil digestão.

Ela tem alta absorção de nutrientes, diminuindo a quantidade e odor das fezes.

Características - ótima relação cálcio-fósforo e combinação de nutrientes como ômega 3 e 6. Isso se reflete na pelagem e na saúde dos ossos.

Acima dos 15 meses o cachorrinho já pode receber a ração para cães jovens. O formato dos grãos e a textura ajudam o cachorrinho a exercitar e limpar os dentes enquanto mastiga. Isso diminui a velocidade com que ele engole a comida, diminuindo também a velocidade da digestão.

Alimentar-se muito rápido gera uma digestão incompleta ou difícil, podendo trazer problemas gástricos em médio/longo prazo.

Além disso, os suplementos presentes na ração devem melhorar a natural beleza e brilho do pelo do Golden.


Quanto tempo um Golden Retriever vive

Um Golden é um cachorro de porte grande. Cães dessa espécie duram um pouco menos do que cães de porte pequeno. 

Em geral espera-se que um Golden Retriever viva entre 8 e 11 anos. Você pode dar uma olhada neste artigo aqui e ter uma ideia sobre a duração da vida dos cachorros de acordo com o tamanho.


Quanto custa um Golden Retriever

Você deve pensar em adquirir um Golden de um canil especializado. Vale lembrar que o cachorro que nasce do cruzamentos entre cães com doenças genéticas (como displasia coxofemural) levará essa condição para sempre.

Muitos criadores não se preocupam com isso, e não apenas cruzam cães doentes como ainda os vendem para pessoas desavisadas.

Em geral um Golden com boa reputação e certificado de origem deve custar entre R$ 1.200,00 e R$ 5.000,00. Isso é o quanto custa um filhote de Golden Retriever.


Onde comprar Golden Retriever

Se você quer saber onde comprar Golden Retriever, clique em nosso link com os canis disponíveis por região e veja aquele mais perto de você.




O adestramento de cães difíceis e teimosos

O Golden Retriever costuma ser um cachorro difícil e bagunceiro. É importante que o dono aprenda alguns truques para educá-lo devidamente, evitando, assim, atitudes chatas como os latidos insistentes, choro, a destruição dos móveis, dos jardins e estofados.


Até Breve!


OUTROS ARTIGOS

Casinha de cachorro - 10 dicas

Cachorros idosos - adestramento

Meu cachorro não quer comer ração