Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo


Xixi e cocô no lugar certo - 10 dicas importantes


Você sabe como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo? E cães filhotes? Às vezes, o cachorro pode ter alguma dificuldade em se "aliviar" no jornalzinho.  

Lógico, não devemos tentar evitar que o cachorro urine. Devemos compreender que, para ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, teremos que mostrar a ele como fazer.

Não é um aprendizado muito difícil. E depois do animal ter compreendido exatamente o que queremos, ele não vai mais esquecer.

É daqueles aprendizados que ficam pra sempre.


10 Dicas - fazendo as necessidades no lugar certo


As dicas que vamos passar são apenas um resumo e foram retiradas do livro digital Enciclopédia do Cachorro Bagunceiro - Como "Consertar" seu Mascote.

Na Enciclopédia, há um capítulo inteiro tratando desse assunto de forma completa e abrangente, com dicas e truques práticos, além de muitos vídeos. Dê uma olhada lá!

Estas dicas a seguir servem para ensinar o cachorro a fazer as necessidades no jornal:

1) Escolha o lugar exato para seu banheirinho. Esse lugar não pode ser muito próximo da água e da ração.

Alguns cães não aceitam que sua fonte de água e alimentação esteja próximo do local onde defecam. Nesse caso, podem querer fazer suas necessidades o mais longe possível.

Ao mesmo tempo, o banheirinho deve ser de fácil localização e acesso para o mascote, protegido da chuva ou do calor excessivo, e de preferência, discreto. Cães não gostam que muita gente ande pelo local em que ele vai se aliviar.

2) Colha o xixi dele utilizando uma folha de jornal. Espere secar e coloque entre outras folhas de jornal (umas 5 ou 6).

Para colher o xixi, basta colocar uma folha de jornal em cima, até que ela fique molhada, e retirá-la. Ponha em algum lugar seguro, até que esteja seca.

3) O cheiro do próprio xixi vai fazê-lo escolher aquele lugar.

Você pode utilizar, também, o Pipi-dog. Ele pode ser comprado em Pet Shops. No entanto, nem todos os cães gostam do cheiro.

4) Quando ele fizer no lugar errado, limpe bem com água sanitária e passe um pouco de vinagre. O cheiro tem que ser mascarado para que ele não volte a fazer de novo ali.

O vinagre é ótimo em neutralizar o cheiro do xixi, impedindo que o cachorro o sinta e resolva repetir a dose, urinando novamente no local proibido.

5) Use repelente de cachorro (você encontra em Pet Shops) para borrifar nos lugares que ele não pode se aliviar, caso ele tenha escolhido o lugar errado.

O filhote que insiste em fazer o xixi perto do sofá, ou em cima do tapete, vai pensar duas vezes depois que o local for borrifado com repelente de cachorro.

6) Para o cocô, monitore o cachorro depois de se alimentar. O filhote costuma evacuar cerca de 30 a 45 min depois de comer. Ele começa a farejar o chão, andar em círculos e se agachar. Isso significa que ele escolheu o lugar para o cocô. 

Ele pode, também, começar a escavar o chão, a ganir baixinho ou a abanar o rabo, enquanto se move em círculos.

7) Levante-o rapidamente (mas com cuidado para não assustá-lo) e o leve para o banheirinho, aguardando até ele terminar. Elogie-o e lhe dê um petisco.

Toda essa movimentação tem que ser discreta, com o dono falando o mínimo possível. Para o animal, a situação precisa que parecer comum. Ele não pode acreditar que aconteceu alguma coisa fora do normal.

Isso porque o cachorro ansioso ou carente pode aliviar-se no lugar errado apenas para que o dono o pegue no colo e o leve ao banheirinho.

8) Ocasionalmente o cachorro, mesmo sabendo onde deve fazer, escolhe o lugar errado, talvez por preguiça ou esquecimento. Nesses casos você pode ralhar com ele, dizendo "não". Mas só depois que percebeu que ele sabe que tem que ir para o banheirinho.

9) Normalmente o lugar que o cachorro escolheu para o xixi acaba servindo, também, para o cocô.

10) Não ralhe muito com ele se fizer cocô no lugar errado. Prefira recompensá-lo ao fazer no lugar certo. Alguns cachorros ficam muito assustados com a bronca e acreditam que é errado "fazer cocô em qualquer lugar". Dessa forma, talvez comecem a comer as fezes para escondê-las.


Cachorro - necessidades na rua

Onde você quer que seu mascote faça as necessidades? Se você quer que o cão faça as necessidades na rua, faça o seguinte: pegue o jornalzinho que você recolheu com o xixi e traga para fora durante o passeio. 

Coloque-o no chão e faça o cachorro cheirar. Quando ele fizer seu xixi em cima do jornal, elogie-o bastante. Dessa forma, repetindo essa atitude, você o condiciona a fazer na rua durante o passeio.

Com o tempo, não mais será necessário trazer o jornal. Ele vai começar a esperar o passeio para se aliviar e receber os elogios. Normalmente o cocô vai seguir o mesmo padrão de comportamento.

E não se preocupe: todas as raças de caes, de qualquer porte, seja das raças de cachorros pequenos ou grandes, podem aprender facilmente.

Técnica do confinamento

Além dessas dicas, você pode manter, durante 15 dias, mais ou menos, o filhote ou o cão adulto no local que vai ser utilizado como banheiro, até ele aprender a fazer ali suas necessidades.

90% Truques. Sem adestramento

Dessa forma, você evita que ele suje locais que não deveria, o que pode deixá-lo confuso.

Para mantê-lo confinado, utilize-se de portões e cercas para cachorro, daqueles que são utilizados dentro de casa. Se você dispuser de uma área de serviço, pode fechar a porta e mantê-lo ali até ter certeza de que ele aprendeu onde deve fazer.

Se não quiser manter o cachorro tanto tempo confinado, pode prendê-lo no local apenas depois dele ter se alimentado, até o momento de fazer as necessidades. Tão logo faça o xixi e o cocô, poderá ser solto.

A grande vantagem dessa técnica é que o cachorro, ao ficar preso no local que deve ser utilizado como banheirinho, é forçado a adquirir o hábito de fazer ali suas necessidades.

Quando essa atitude vira hábito, o cão pode ser considerado adestrado e vai utilizar o local regularmente, a não ser que você estipule outro.

Reforço disciplinar para xixi e cocô

O cachorro que já está bem adestrado, e que de vez em quando comete um "erro", pode receber uma bronca e ser treinado com a palavra "não".

Ele já sabe o que fazer, portanto o comando não vai deixá-lo confuso.


Reforço positivo

Para o filhote que ainda está aprendendo, receber elogios e prêmios é uma boa ideia.

O cão gosta muito quado o dono se mostra orgulhoso e feliz com ele. Ao ganhar seu petisco por ter feito no lugar certo, o cachorrinho consegue compreender a situação e o que se espera dele.

No entanto, o prêmio só deve ser dado ao cachorrinho que agiu corretamente e soube fazer suas necessidades onde devia fazer.


Quando cachorro marca território

Às vezes o cãozinho macho pode querer demarcar o seu território.

Ele faz isso para que outros cachorros saibam da sua presença. É uma espécie de cartão de visitas.

Para agir assim, ele vai levantar a patinha e urinar em lugares como vasos, cantos da casa, mesinhas, bancos e cadeiras, pernas de mesa e outros.

Geralmente o repelente canino já é suficiente para que ele abandone esse comportamento. O repelente tem uma essência que desagrada o cachorro.

Ao borrifá-lo nos lugares onde seu mascote anda "demarcando", você sinaliza que ali não pode.

Outra forma rápida de adestrar é dizer "não" com firmeza, sempre que ele é flagrado no ato.

A repetição do comando vai ensiná-lo o que você deseja dele.

Treino completo para ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Dê uma olhada na nossa Enciclopédia do Cachorro Bagunceiro. Temos muitas outras dicas para cães que ainda não sabem como fazer as necessidades no jornal, ou para o cão que precisa fazer as necessidades na rua.